PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

NICOLAU BORGES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1778

Caixa: 34

Inventariado: Nicolau Borges

Inventariante: Alferes Manoel Lobo de Castro

Local: Olaria do Carandaí - São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01 - Abertura

Data: 25-02-1778

Local: Paragem chamada a Olaria do Carandaí, em casas donde faleceu Nicolau Borges

 

fls. 02 - Declaração

Declarou o mesmo Inventariante que o falecido Nicolau Borges fora natural e batizado na Freguesia de São Salvador de A--- do Conselho de Unhão, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Manoel Borges e de sua mulher Mariana Coelha, já defuntos, e que falecera no Arraial do Corgo no dia dezenove de Janeiro do presente ano com seu solene Testamento e que nunca fora casado, porém que de uma preta, por nome Maria de nação Angola, houvera dois filhos (...).

 

Filhos:

01- Joaquim, de idade de quatro anos

02- Manoel, de idade de dois anos.

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém,

Eu Nicolau Borges, filho legítimo de Manoel Borges e de sua mulher Mariana Coelha já defuntos, natural e batizado na Freguesia de São Salvador da Abadida (?) do Conselho de Unhão, Arcebispado de Braga, estando doente e em meu perfeito juízo, como verdadeiro católico, constante nos preceitos da fé ordeno este meu Testamento na forma seguinte:

Sou solteiro e nunca fui casado, tenho dois filhos naturais que houve de uma minha escrava por nome Maria banguela, os quais se chamam Joaquim e Manoel que se conservam em  sua liberdade e por isso os instituo por meus herdeiros.

Nomeio em primeiro lugar por meu Testamenteiro ao Alferes Manoel Lobo de Castro, em segundo ao Capitão José da Silva Pereira, em terceiro ao Capitão José Alves Lima (...).

(................)

Vila de São José, 04 de Janeiro de 1778

Nicolau Borges

 

Abertura

Aos dezenove dias do mês de Janeiro de 1778 nesta vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Nicolau Borges (...).

 

Bens de Raiz

- este sítio em que vivia o falecido Nicolau Borges, que consta de casas de vivenda, senzalas de telha e a olaria com todos os seus pertences, cobertas de capim e plantas que constam de capoeiras e matos virgens, que de uma parte parte com Antonio João Coelho e da outra com Manoel José e com quem mais deva e haja de partir (...)  550$000

 

Auto de Partilha

Monte:  1:691$850

Líquido: 1:637$500

para cada herdeiro  547$833

 

Auto de Contas

Data: 11-12-1781

Local: Vila de São José

- do órfão Joaquim:

(...) se acha com a idade de sete anos, pouco mais ou menos, em casa do Tutor Manoel Lobo de Castro.

- do órfão Manoel:

(...) se acha com a idade de seis anos, pouco mais ou menos, em casa dele Tutor.

 

Auto de Contas

Data: 16-12-1786

Local: Vila de São José

- do órfão Joaquim:

(...) se achava com a idade de doze anos, pouco mais ou menos, vivendo em companhia do Tutor e se ocupa no exercício de ler, escrever e contar, vivendo com boa educação.

- do órfão Manoel:

(...) se achava com a idade de 11 anos, pouco mais ou menos, vivendo em companhia do Tutor, e se ocupava no exercício de ler, escrever e contar na escola, com boa educação.

 

Diz o Alferes Manoel Lobo de Castro que por ser Tutor dos órfãos filhos de Nicolau Borges, e ver que por morte dele ficaram em total desamparo e sem abrigo por falta de parentes, os conduziu para sua casa onde os conserva com tratamento devido, e porque são dois meninos machos e suas legítimas não são pequenas (...) se devem mandar ensinar a ler, escrever e contar e algum ofício para que tenham inclinação. além de que não deve o suplicante sustentá-los, nem vesti-los a sua custa, por cujo motivo recorre a Vm.ce para que haja de arbitrar-lhe o que das ditas legítimas pode gastar nos ditos ministérios (...).

 

Recebi do Senhor Alferes Manoel Lobo de Castro vinte e sete oitavas de ouro do ensino de dois meninos a ler, escrever e contar, um por nome Joaquim Borges e outro Manoel Borges (...). José Francisco Martins

 

Diz Manoel Borges, filho e herdeiro do falecido Nicolau Borges, que ele suplicante se acha contratado para se casar com Juliana Maria de Oliveira, igual do suplicante nos teres e pessoa (...).

 

Auto de Partilhas

 

Monte: 869$850

Liquido 1:167$850

para cada herdeiro  557$283