PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º § 7º e “João Alves Campos”, neste site


NARCISA MARIA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1790

Caixa: C-14

Inventariada: Narcisa Maria de Jesus

Inventariante: Manoel Gonçalves Lopes

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: mais ou menos 200 (sem numeração, muito danificado)

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Narcisa Maria de Jesus de quem foi inventariante o viúvo seu marido Manoel Gonçalves Lopes.

Data: 26-05-1790

Local: Paragem chamada a Ponte Nova da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Velhas em casas de morada de Manoel Gonçalves Lopes, viúvo da inventariada.

 

Declaração:

Declarou o inventariante que a sua falecida mulher havia falecido a trinta de Abril do ano de mil setecentos e oitenta e nove sem Testamento (...).

 

Filhos:

01- José, solteiro, de trinta anos.

02- Maria, solteira, de vinte e nove anos.

03- Ana, casada com Joaquim José dos Santos, a contragosto de seu pai.

04- Joaquim, solteiro, de vinte e três anos.

05- Manoel José, de vinte e um anos.

06- João, de dezoito anos.

 

Bens de Raiz:

- uma fazenda de cultura sita na Paragem chamada a Ponte Nova do Rio Grande da Freguesia de Santana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, que se compõem de casas de vivenda em que vive e mora o viúvo com alguns dos herdeiros seus filhos, as quais são cobertas de telha, monjolo coberto do mesmo com uma casa de engenho com seu engenho de cana coberto tambem do mesmo, com sua casa de pipa (...) com algumas senzalas cobertas de capim, com seu pomar o qual se compõem de algumas árvores de espinhos, algumas bananeiras e outras plantas, com seus matos virgens e algumas capoeiras e seus campos de criar e seus logradouros  2:236$800

 

fls. 18

Diz Mel Glz Lopes que ele se acha preso na cadeia desta vila pela culpa de não assinar o inventário dos bens do seu casal o que não fez na ocasião por ter mais bens que inventariar (...).

 

fls. 28 - Procuração

Procuradores Nomeados: José da Silveira e Souza; Diogo Moreira da Silva Rebelo; Francisco Soares da Graça; Luís Antonio da Silva Rodarte.

Local: Vila de São João del Rei

Data: 04-09-1790

Que Faz: Mel. Glz Lopes

 

Adição:

- uma morada de casas sitas na Rua da Cachaça desta vila, coberta de telhas.

 

Diz Mel. Glz Lopes, tutor de seus filhos, (...) que entre estes filhos é um Ana Joaquina, casada com Joaquim José dos Santos contra a vontade do suplicante pai e por esta razão ficou a herdeira desnaturalizada da família, como também não poder haver alimentos como assim o declara a Lei de 19 de Junho de 1775 e assim se julgou a herdeira na Relação do Distrito (...).

 

Monte Mor  8:982$247

 

De uma Justificação.

Diz Joaquim Glz Lopes que por falecimento de sua mãe Narcisa Maria de Jesus (...).

Paróquia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos seis dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e sessenta e oito anos na Capela de N. Sra. de Nazaré, filial da Matriz de N. Sra. do Pilar de São João del Rei o Pe. José Alz. Preto Capelão da mesma Capelas em lic. do R.do Vigr.º Manoel Miz batizou e pôs os santos óleos a Joaquim, inocente, filho legítimo de Mel. Glz. Lopes e de sua mulher Narcisa Maria. Foram padrinhos Alexandre Barroso Pereira e Maria Glz (...).