PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Isabel Pedrosa”, neste site


MATEUS LEME BARBOSA

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de Testamentos numero 19

Testador: Mateus Leme Barbosa

Testamenteiro  – Pedro Antonio Lemes de Andrade, morador no Ingai

Local – Vila de São João Del Rei;

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

 

Data de assinatura – 02/02/1813

 

Sou natural da Freguesia de Lavras do Funil, Termo desta Vila, filho legitimo do falecido Jose Lemes de Andrade e de Isabel Rodrigues da Silva.

Primeiro Testamenteiro – meu irmão Pedro Antonio Lemes de Andrade. Segundo testamenteiro – Meu tio Manoel da Costa e Silva. Terceiro Testamenteiro – minha mãe Isabel Rodrigues.

Sou solteiro e não tenho filhos por cujo motivo instituo por minha universal herdeira a minha mãe e se falecida, as minhas irmãs solteiras – Maria da Conceição (Profiria), Isabel Simpliciana de Andrade, Luiza Custodia do Carmo e Rosaria Maria de Jesus.

 

Legados:

- 10.000 reis a cada um de meus afilhados: Delfina, filha de Justiniana, crioula forra, na aplicação da Senhora do Porto do Rio Grande;

- Severino, filho de  meu cunhado Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e outro cujo nome ignoro, filho de Henrique de Camargos e sua mulher Luiza de Tal, moradores na Freguesia de Lavras junto a Fazenda da Santa Fé.

-A Josefa Maria de Jesus, moradora no Pau da Bandeira, Distrito de Nazaré, filha de Faustino Vaz de Moraes, 30.000 reis em pagamento por me ter tratado em minhas moléstias, com bastante trabalho.

 

Escrito em 02/02/1813 a rogo por Augusto Leite de Faria e Souza e assinei nesta Vila de São João Del Rei onde sou morador.

 

Abertura – 18/10/1813.