PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Pereira da Silva”, Cap 1º

 

 

MATHEUS HOMEM DA COSTA

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1767 Caixa 539

Inventariado: Matheus Homem da Costa

Inventariante: Maria Dias de Carvalho

Local: Vila de São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do defunto seu marido Matheus Homem da Costa de quem é inventariante sua mulher Maria Dias de Carvalho.

Data: 16-08-1767

Local: neste sítio do Morro do Chapéu da Capela de Santa Ana filial da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial dos Carijós do termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas que foram do falecido Mathias Homem da Costa.

 

Fls. 02 – Declaração

Declarou ela inventariante que o defunto seu marido era natural na Ilha Terceira e não sabe de quem era filho e que faleceu na Igreja Nova da Borda do Campo em dias de Setembro, sem testamento por se haver enforcado das suas mãos e que na vida foi casado só com ela inventariante e não consta que tivesse filhos alguns naturais e que os teve deste matrimônio (...).

 

Filhos:

01 – Domingos, de idade de 19 anos, pouco mais ou menos.

02 – Josefa, de idade de 17 anos, casada com Joaquim Jose da Gama.

03 – B.rdo, de idade de 15 anos, pouco mais ou menos.

04 – Maria, de idade de 15 anos pouco mais ou menos.

05 – Francisca, de idade de 13 anos pouco mais ou menos.

06 – Matheus, de idade de 11 anos pouco mais ou menos.

07 – Thomazia, de idade de 7 anos pouco mais ou menos.

08 – Rosa, de idade de 6 anos pouco mais ou menos.

09 – José de idade de 4 anos pouco mais ou menos.

10 – Margarida, de idade de 2 anos pouco mais ou menos.

11 – Páscoa, de idade de quatro meses pouco mais ou menos.

 

Fls. 03

Diz Joaquim José da Gama por cabeça de sua mulher Dona Josefa Maria da Conceição filha que ficou do falecido Matheus Homem da Costa e de sua mulher Maria Dias de Carvalho (...) que se acha procedendo o inventário e partilhas do inventário do pai e sogro dos suplicantes (...).

 

Monte Mor:  3:623$300

 

Diz Matheus Homem da Costa, filho e herdeiro do falecido Matheus Homem da Costa que pela certidão junta mostra estar o suplicante casado e com a idade maior de vinte e cinco anos (...).

 

Diz Matheus Homem da Costa, filho legítimo de Matheus Homem da Costa e de sua mulher Maria Dias de carvalho que para se mostrar emancipado no Juízo de Órfãos da vila de São José carece que o Reverendo Vigário da Freguesia de Carijós lhe passe por certidão o teor do seu casamento.

Antonio Jose de Abreu vigário colado da paroquial igreja de Nossa Senhora da Conceição do Carijó, digo, Conceição do Campo no termo de Carijós.Aos onze de Agosto de mil setecentos e oitenta e cinco anos nesta matriz do Carijós às três horas da tarde, feitas as denunciações sem impedimento e tirados [falta folha do restante do registro]

 

Diz Matheus Homem da Costa, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo de Carijós, filho legítimo de Matheus Homem da Costa e de Maria Dias, que para certos requerimentos lhe é necessário que o Reverendo Pároco desta Freguesia de Carijós lhe passe por certidão o teor do seu batismo.

José Muniz Barreto, vigário encomendado da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós.

Aos dois dias do mês de Setembro do ano de mil setecentos e noventa, digo, ano setecentos e cinquenta e seis na Capela de São Caetano da Perupeva filial desta matriz de Nossa Senhora do Campo dos Carijós batizou e pôs os santos óleos o Reverendo João Coelho Ganso a Mateus, filho legítimo de Matheus Homem da Costa e de Maria Dias; neto pela parte paterna de Domingos Homem, natural da freguesia de São Sebastião Bispado de Angra e Catherina Nogueira, natural de São Bartholomeu do mesmo bispado; e pela materna de Jacó Dias de Carvalho, natural da vila de Mansão Arcebispado de Braga, e de Francisca Pereira, natural da vila de Taubaté do Bispado de São Paulo, nasceu aos vinte de agosto do mesmo ano. Foram padrinhos Thomas Dias e sua mulher Antonia Maria de que fiz este assento.

Coadjutor João de Magalhães.

 

Diz Joaquim José de Gouvea, tutor dos órfãos do falecido Matheus Homem da Costa (...)

Auto de Contas

Data: 03-04-1789

Local: Vila de São José

Tutor: Joaquim José de Gouvea

Dos Órfãos:

- o órfão Matheus se achava casado.

- a órfã Rosa se achava casada e emancipada, “casada com João Antonio Henriques”.

- o órfão José se achava casado com Maria Custódia.

- a órfã Margarida se achava com a idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos e que vive em companhia da viúva sua mãe, com boa educação e que se ocupava em fiar, cozer e no serviço da casa.

- a órfã Páscoa se achava com a idade de vinte e um anos anos pouco mais ou menos vivendo em companhia da viúva sua mãe, ocupava-se em cozer e no serviço da casa, vivendo com boa educação.

 

Diz Joaquim Tavares da Silva que ele se casou com Margarida Dias de Santa Jenoveva, filha legítima do falecido Matheus Homem da Costa e de sua mulher Maria Dias de Carvalho, cujo casamento foi com ordem deste Juízo (...).

 

Diz Maria Dias de Carvalho, viúva de Matheus Homem da Costa, moradora na Freguesia dos Carijós, que entre os mais filhos e órfãos que lhe ficaram, bem assim foi uma por nome Margarida Dias e porque tem vinte e quatro anos e a tem justo para casar com Joaquim Tavares da Silva, moço de boa conduta, limpo sangue, tratador da vida, morador na Ponte do Rio Grande (...).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino José de Castro, Capitão Antonio dos Reis Silva, Domingos dos Reis Silva.

Data: 02-12-1792

Local: Morro do Chapéu

Que Faz: Páscoa Dias da Ressurreição (filha e herdeira do inventariado Matheus Homem da Costa).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Tenente Manoel Borges Ribeiro, Capitão Faustino, digo, Capitão Antonio dos Reis Silva, e ao Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana.

Data: 15-01-1793

Local: Morro do Chapéu

Que Fazem: Joaquim José de Gouvea e sua mulher Josefa Maria da Conceição (genro e filha do inventariado Matheus Homem da Costa).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Tenente Manoel Borges Ribeiro, Capitão Antonio dos Reis Silva, e ao Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana.

Data: 27-01-1793

Local: Morro do Chapéu

Que Fazem: João Antonio Henriques e sua mulher Rosa Dias de Santa Gertrudes (genro e filha do inventariado Matheus Homem da Costa)

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Tenente Manoel Jorge Ribeiro, Capitão Antonio dos Reis Silva, e o Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana

Data: 28-12-1792

Local: Chipotó

Que Faz: Matheus Homem da Costa (filho e herdeiro do inventariado Matheus Homem da Costa).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Tenente Manoel Jorge Ribeiro, Capitão Antonio dos Reis Silva, e o Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana

Data: 02-01-1793

Local: Chipotó

Que Faz: José Dias de Carvalho (filho e herdeiro do inventariado Matheus Homem da Costa).

 

Auto de Contas

Data: 22-04-1786

Local: Vila de São José

Tutor: Alferes Antonio de Oliveira Pinto (procurador)

Dos Órfãos:

- o órfão Matheus se achava no estado de casado com licença deste Juízo.

- a órfã Rosa se achava casada com João Antonio Henriques com licença deste Juízo.

- o órfão José se achava com a idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e se ocupava no serviço da roça, vivendo com boa educação.

- a órfã Margarida se achava com a idade de vinte anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e se ocupava em fiar, tecer e cozer, vivendo com boa educação.

- a órfã Páscoa se achava com a idade de vinte anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e se ocupava em fiar, tecer e cozer, vivendo com boa educação.

 

Fls. 78

Diz João Antonio Henriques, morador na freguesia dos Carijós, que ele se acha casado com Rosa Dias, filha de Matheus Homem da Costa e de sua mulher Maria Dias de Carvalho, e para requerimentos que tem precisa que o Reverendo Pároco da freguesia do Mártir São Manoel do Pomba, onde se recebeu, lhe passe certidão do teor do assento de seu casamento.

Manoel de Jesus Maria, presbítero do hábito de São Pedro e vigário colado da nova freguesia do Mártir São Manoel dos Sertões do Rio da Pomba e Peixe dos índios (...).

Aos vinte e cinco de Novembro de mil setecentos e oitenta e três anos nesta freguesia do Mártir São Manoel dos Sertões do Rio Pomba e Peixe dos índios (...), pelas onze horas da manhã com provisão do Muito Reverendo Senhor Doutor Francisco Pereira de Santa Apolônia Cônego Prebensado na Catedral da cidade de Mariana neste e em todo o seu Bispado, Vigário Geral, Juiz das Justificações, Casamentos, Capelas e Resíduos, Adjunto nas de Genere por sua Excelência Reverendíssima da qual constou não haver impedimento algum canônico, em minha presença se casaram solenemente por palavras de presente: João Antonio Henriques, filho legítimo de José Henriques e de sua mulher Rosa Maria de São José, natural e batizado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós – e Rosa Dias de Santa Gertrudes, filha legítima de Matheus Homem da Costa, já defunto e de Maria Dias de Carvalho, natural e batizada na mesma freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós e moradora nesta de São Manoel do Rio da Pomba e Peixe. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, do que foram presentes por testemunhas o Reverendo Jacob Henriques Pereira, Manoel da Costa Ribeiro e o Alferes Theotônio Francisco Ribeiro, morador nesta dita freguesia, do que para constar fiz este assento que por verdade assinei.

O Vigário Manoel de Jesus Maria

 

Fls. 110

Dizem José Henriques de São Francisco e Domingos Henriques Pereira por cabeça de suas mulheres Francisca Dias Pereira e Maria Dias de Carvalho que por estarem entregues das legitimas que às ditas suas mulheres tocaram por falecimento do pai das mesmas Matheus Homem da Costa (...).

 

Dizem Maria Dias de Carvalho e Francisca Dias Pereira, órfãs de Matheus Homem da Costa que elas suplicantes pretendem casar-se com Domingos Henriques Pereira a primeira e com José Henriques de São Francisco, a segunda, pessoas iguais às suplicantes (...).

 

Diz José Henriques de São Francisco casado com Francisca Dias Pereira que para requerimento que tem lhe é necessário que o Reverendo Pároco da freguesia de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós, lhe passe por certidão o teor do seu assento do seu recebimento com a mesma Francisca Dias Pereira.

 

José Muniz Barreto, vigário encomendado da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós.

Aos vinte e sete dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e setenta e cinco na Ermida de São João Nepomuceno filial desta matriz de Nossa Senhora da Conceição do Campo dos Carijós pelas dez horas do dia, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição deste Bispado sem se descobrir impedimento algum nem eu o saber, com provisão do muito Reverendo Senhor Doutor Francisco Xavier da Rua Governador, Provedor e Vigário Geral deste Bispado de Mariana, e de licença do Reverendo Vigário Colado desta freguesia Simão Caetano de Moraes Barreto, na presença do Reverendo Jacob Henriques Pereira e das testemunhas Francisco Antunes de Siqueira e Jerônimo da Costa Guimarães se receberam por palavras de presente José Henriques de São Francisco, filho legítimo de José Henriques e de Rosa Maria de São José – com Francisca Dias Pereira, filha legítima de Matheus Homem da Costa e de Maria Dias de Carvalho, naturais e batizados nesta sobredita freguesia. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, e para consta fiz este assento.

O Coadjutor Domingos Barbosa

 

Diz Domingos Henriques Pereira casado com Maria Dias de Carvalho que para requerimento que tem lhe é necessário que o Reverendo Pároco da freguesia de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós, lhe passe por certidão o teor do assento do seu recebimento com a mesma Maria Dias de Carvalho (...).

José Muniz Barreto, vigário encomendado da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós.

Aos vinte e sete dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e setenta e cinco na Ermida de São João Nepomuceno filial desta matriz de Nossa Senhora da Conceição do Campo dos Carijós pelo meio dia, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição deste Bispado sem se descobrir impedimento algum nem eu o saber, com provisão do muito Reverendo Senhor Doutor Francisco Xavier da Rua Governador, Provedor e Vigário Geral deste Bispado de Mariana, e de licença do Reverendo Vigário Colado desta freguesia Simão Caetano de Moraes Barreto, na presença do Reverendo Jacob Henriques Pereira e das testemunhas Francisco Antunes de Siqueira e Theodozio Pereira Brandão se receberam por palavras de presente: Domingos Henriques Pereira, filho legítimo de José Henriques e de Rosa Maria de São José – com Maria Dias de Carvalho, filha legítima de Matheus Homem da Costa e de Maria Dias de Carvalho, naturais e batizados nesta sobredita freguesia. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, e para consta fiz este assento.

O Coadjutor Domingos Barbosa

 

Diz Maria Dias de Carvalho, viúva de Matheus Homem da Costa, que entre os mais filhos que deste lhe ficaram, era a filha Theodozia, e porque esta é falecida da vida presente (...).

Diz Maria Dias de Carvalho, viúva que ficou de Matheus Homem da Costa, que para certos requerimentos carece que o Reverendo Pároco da Freguesia dos Carijós lhe passe por certidão o dia mês e ano em que faleceu sua filha Theodozia (...).

José Muniz Barreto, vigário encomendado da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós.

Aos doze dias do mês de Abril de mil setecentos e setenta e um nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo dos Carijós faleceu da vida presente, sem sacramentos por morrer apressadamente, Theodozia, filha de Maria Dias de Carvalho, foi encomendada pelo Reverendo Antonio José Gomes de Lima capelão da capela de Santa Ana filial desta mesma matriz e sepultada dentro da dita Capela e para consta fiz este assento.

O Coadjutor Domingos Barbosa

 

Procuração

Data: 15-10-1779

Local: Arraial da Itaverava

Que Fazem: Domingos Henriques por cabeça de sua mulher Maria Dias de Carvalho (filha e herdeira do falecido Matheus Homem da Costa).

Procuradores Nomeados: Dr. José Antonio Rodrigues Rego, João Ribeiro de Freitas e os Solicitadores de Causas João José de Carvalho e Antonio de Oliveira Pinto.

 

Procuração

Data: 14-10-1779

Local: Fazenda chamada Cachoeira de São João Nepomuceno

Que Fazem: José Henriques de São Francisco e sua mulher Francisca Dias Pereira (filha e herdeira do falecido Matheus Homem da Costa).

Procuradores Nomeados: Doutores José Rebelo Maia, José Antonio Rodrigues Rego e os Solicitadores de Causas João José de Carvalho e Antonio de Oliveira Pinto.

 

Auto de Contas

Data: 26-02-1774

Local: Vila de São José

Tutor: Joaquim Jose de Gouveia

Dos Órfãos:

- o órfão Domingos se achava com a idade de vinte e cinco anos pouco mais ou menos e que se achava em companhia de sua mãe e se ocupa no exercício de andar na roça trabalhando para si e que vive com boa educação e bom procedimento.

- o órfão Bernardo se achava com a idade de vinte e três anos pouco mais ou menos e que este órfão anda junto a uma tropa de Francisco Antunes de Siqueira no caminho do Rio de Janeiro e não sabe por quanto anda (...).

- a órfã Maria se achava com a idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos vivendo em companhia da viúva sua mãe a qual lhe dá a educação necessária e que se ocupa em fiar, tecer e cozer.

- a órfã Francisca se achava com a idade de vinte anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e que esta lhe dá a educação necessária e que a mesma se ocupa em fiar, cozer e tecer, com bom recolhimento e honestidade.

- o órfão Matheus se achava com a idade de dezoito anos pouco mais ou menos e que se achava em ocupação da roça junto com tio Francisco Antunes de Siqueira.

- a órfã Rosa se achava com a idade de treze anos pouco mais ou menos que vive em companhia de sua mãe que lhe dá boa educação e se ocupa em fiar, cozer e tecer.

- o órfão José se achava com a idade de onze anos pouco mais ou menos e que vive em companhia de sua mãe que lhe dá boa educação.

- a órfã Margarida se achava co a idade de nove anos pouco mais ou menos vivendo em companhia de sua mãe que lhe dá toda a educação necessária e que se ocupava em fiar e o mais algum serviço conforme a sua idade pela casa.

- a órfã Páscoa se achava com a idade de sete anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe (...)

 

[parte danificada]

 

Auto de Contas

Data: 05-10-1778

Local: Vila de São José

Tutor: Joaquim Jose de Gouveia

Dos Órfãos

- o órfão Domingos se acha casado e entregues de sua legítima.

- o órfão Bernardo se acha com a idade de vinte e sete anos pouco mais ou menos, e que mora em casa de Francisco Antunes (...).

- a órfã Maria se achava com a idade de vinte e seis anos casada com Domingos Henriques.

- a órfã Francisca se achava com a idade de vinte e quatro anos, casada com José Henriques.