PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 5º, neste site

 

MARTINHO DE FARIA MOREIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 537

Ano: 1776

Nº de Páginas: 294

Inventariado: Martinho de Faria Moreira

Inventariante: Quitéria Maria

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Martinho de Faria Moreira de que é Inventariante Quitéria Maria.

Data: 08-10-1776

Local: Fazenda chamada o Faria da Aplicação e Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo Termo da Vila de São José em casas donde faleceu Martinho de Faria Moreira.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou a Inventariante que o falecido seu marido era natural da Vila de Santos Bispado de São Paulo, filho legítimo de Antonio de Faria Moreira e de sua mulher Ignes Ribeiro e que falecera nesta sua casa no dia doze de Janeiro de mil setecentos e setenta e seis e que fora casado duas vezes: a primeira com Luiza Garcia e a segunda com Quitéria Maria (a inventariante) e que tambem fizera testamento.

 

fls. 02v.; Filhos do 1º Matrimônio com Luiza Garcia

* os filhos 01 e 02 estão escritos na parte danificada, a correção ocorrerá na analise final do documento; posteriormente.

01- Antonio de Faria Moreira

02- Francisco de Faria Moreira, de idade de vinte e oito anos, pouco mais ou menos.

03- Martinho, de idade de dezenove anos, pouco mais ou menos.

04- Ana Perpétua, casada com José de Azevedo, moradores nesta Paragem do Faria.

05- Ignes Ribeira, casada com Antonio Rodrigues de Brito, moradores na de Goiazes.

06- Mariana, de idade de vinte anos, pouco mais ou menos

07- Maria, de idade de dezoito anos pouco mais ou menos.

08, Rosa, de idade de dezessete anos pouco mais ou menos

 

fls. 03 - Filhos do 2º Matrimônio com Quitéria Maria:

01- Manoel, de idade de dezesseis anos pouco mais ou menos

02- José, de idade de doze anos pouco mais ou menos

03- Joaquina, de idade de dez anos pouco mais ou menos

04- Rita, de idade de oito anos pouco mais ou menos

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento de Testamento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e setenta e cinco aos dezessete dias do mês de Julho do dito ano.

Eu Martinho de Faria Moreira estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor me deu, temendo-me da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer e quando será servido de me levar para si faço este Testamento na forma seguinte:

(..............)

Rogo a meus filhos o Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira, em segundo lugar a Francisco de Faria Moreira, em terceiro a Martinho de Faria Moreira que por serviço de Deus Nosso Senhor e por me fazerem mercê queiram ser meus Testamenteiros (...).

Meu corpo será sepultado dentro da matriz desta freguesia (...) e amortalhado em Hábito de São Francisco (...).

(..............)

Declaro que primeiro fui casado com Luísa Garcia de quem tive oito filhos a saber: o Padre Antonio de Faria Moreira; Francisco de Faria Moreira; Martinho de Faria Moreira; Ana; Ignes; Mariana; Maria e Rosa e por morte desta primeira mulher se fez inventário (...).

Declaro que casei minha filha Ignes com Antonio Rodrigues de Brito (...). e esta já está paga de sua legitima (...)

Declaro que casei minha filha Ana com José de Azevedo (...) e esta já está paga de sua legítima (...).

Declaro que meu filho Francisco de Faria Moreira tudo o que tem e possui é de sua agência (...)

(..............)

Declaro que casei segunda vez com Quitéria Maria de quem tenho quatro filhos a saber: Manoel, José, Joaquim(?) e Rita,

(..............)

Declaro que a mulher com quem de presente estou casado trouxe de dote um crioulo por nome Leandro e porque os bens que há no casal a metade é de meus filhos nela os declaro a todos, os nomeio e instituo por meus universais herdeiros em igual parte depois de pagas as minhas dividas e cumpridos os meus legados (...)

[---- parte danificada ----]

(..............)

(...) pedi ao Padre Manoel Ferreira Coelho que este por mim fizesse e como Testemunha assinasse (...)

Sítio do Faria, 17 de Julho de 1775

Martinho de Faria Moreira

 

Abertura: Aos doze de Janeiro de mil setecentos e setenta e seis anos, por falecimento de Martinho de Faria Moreira, foi aberto este Testamento (...).

 

Bens de Raiz

- esta Fazenda do Faria em que vive, que consta de capoeiras e campos e algumas restingas de mato virgem com casas de vivenda, paiol, engenho e moinho tudo coberto de telha com suas senzalas  1:000$000

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza; Alferes Luís Gomes da Costa.

Data: 06-12-1776

Local: Vila de São José

Que Faz: Francisco de Faria Moreira (filho do inventariado)

 

Diz José de Azevedo, por cabeça de sua mulher Ana Perpétua, que por morte de seu sogro e pai (...)

 

Diz Antonio Rodrigues de Brito que por ser casado com Ignes Ribeiro de Lima, filha de Martinho de Faria Moreira (...).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza e o Alferes Luís Gomes da Costa.

Data: 22-08-1777

Local: Vila de São José

Que Faz: o Padre Antonio de Faria Moreira (filho do inventariado)

 

Monte Mor  3:859$212

 

Auto de Contas

Data: 19-11-1782

Local: Vila de São José

Tutor: Manoel da Costa

Dos Órfãos:

- a órfã Mariana se acha morando em companhia de seu irmão o Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira, se ocupa em fiar, cozer e tecer, com boa educação.

- a órfã Maria se acha morando em companhia de seu irmão o Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira, e que se ocupa em fiar, tecer e cozer, com boa educação.

- a órfã Rosa se acha casada com licença deste Juízo.

- o órfão José se achava com a idade de dezoito anos e que vive em companhia de seu irmão o Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira.

- o órfão Joaquim (?) se acha com a idade de dezesseis anos e que vive em companhia de seu irmão o Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira, com boa educação.

- a órfã Rita se acha com a idade de quatorze anos, vive em companhia de seu irmão o Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira e se ocupa em fiar, cozer e tecer, com boa educação.

 

fls. 113

Certifico que revendo s Livros de Assentos de Batizados (...) estava o Assento do teor seguinte:

Aos vinte e sete dias do mês de Maio de mil setecentos e cinquenta e quatro anos nesta Matriz de Nossa Senhora da Piedade e da Borda do Campo o Reverendo Padre Manoel Ferreira Coelho de licença minha pôs os santos óleos e batizou Mariana, filha legitima de Martinho de Faria natural e batizado na Vila de Santos Bispado de São Paulo e de sua mulher Luzia Garcia natural e batizada nesta freguesia, neta por parte paterna de Antonio de Faria Moreira natural e batizado na Vila de Santos, e de sua mulher Ignes Ribeira, natural e batizada na cidade de São Paulo - e pela materna de Lourenço Garcia Fontoura, natural da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Despacho Arcebispado de Braga e de sua mulher Isabel Ribeira Lima, natural e batizada na vila de Itu Bispado de São Paulo. Foram padrinhos Manoel Lopes de Oliveira, viúvo e Euzébia Pereira mulher de João Gonçalves Guimarães, todos desta freguesia. Nasceu aos doze do dito mês (...).

 

fls. 113v.

Certifico que em o Livro que serve de Assentos de Casamentos desta mesma freguesia da Borda do Campo nele a folha 32v. está o Assento do teor seguinte:

Aos vinte e oito dias do mês de Janeiro do ano de mil setecentos e oitenta e quatro na Capela de Nossa Senhora da Ajuda do Faria, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, pelas dez horas do dia, feitas as enunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição, sem se descobrir impedimento algum, com Provisão do muito Reverendo Doutor José Batista da Silva Vigário da Vara desta Comarca, em minha presença se casaram em facie ecclesia por palavras de presente Antonio Joaquim de Ávila, filho legítimo de João de Ávila da Silveira e de Antonia Maria - e Mariana Joaquina das Neves, filha legítima de Martinho de Faria Moreira e de Luzia Garcia Fontoura, ambos nascidos e batizados nesta mesma Freguesia da Borda do Campo, Bispado de Mariana; sendo testemunhas presentes Lauriano José de Castro e José Lourenço Ferreira, e lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano de que fiz este Assento.

Coadjutor Antonio de Faria Moreira

 

fls. 118

Antonio de Faria Moreira Presbítero secular nesta Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, que revendo os Livros dos Assentos dos Batizados desta dita freguesia, consta o Assento do teor seguinte:

Aos trinta e um dias do mês de Janeiro de mil setecentos e cinquenta e nove anos na Capela de Nossa Senhora da Ajuda do Faria, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Piedade da borda do Campo, o Padre Coadjutor Manoel Pereira de Azevedo batizou e pôs os santos óleos a Rosa, filha legítima de Martinho de Faria M., natural da Vila de Mogi Bispado de São Paulo e de sua mulher Luzia Garcia natural desta freguesia da Borda do Campo, neta por parte paterna de Antonio de Faria Moreira, natural da vila de Santos e de sua mulher Ignes Ribeira natural da dita Vila de Mogi do mesmo Bispado de São Paulo; fui eu Feliciano Pita de Castro padrinho e madrinha Rosa de Oliveira mulher de Dionisio da Silva, moradores nesta freguesia; nasceu no dia vinte do dito mês e ano, de que fiz este assento.

Vigário Feliciano Pita de Castro

 

fls. 118v

Certifico que revendo os Livros dos Assentos de Casamentos desta dita matriz (...) está o Assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e oitenta e dois anos na Capela de Nossa Senhora da Ajuda do  Faria, filial desta matriz da Borda do campo, pelas dez horas do dia, feitas as denunciações na forma do Concilio Tridentino sem se descobrir impedimento algum e com provisão do muito Reverendo Doutor José batista da Silva Vigário da Vara desta Comarca, na presença do Reverendo Padre Antonio de Faria Moreira, com licença minha se casaram in facie eclesia, por palavras de presente José Nunes de Campos, filho legítimo de Francisco Nunes de Campos e de Ignacia Barbosa de Campos, digo de Matos, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato - e Rosa Ignacia de Assunção, filha legítima de Martinho de Faria Moreira e Luzia Garcia Fontoura, natural e batizada nesta freguesia da Borda do Campo. Foram testemunhas eu e José Lourenço Ferreira e Lourenço José de Castro, e logo lhes dei as bênçãos na forma do Ritual Romano, de que fiz este assento.

 

fls. 133 - Auto de Contas

Data: 07-01-1790

Local: Vila de São José

Tutor: João Lourenço de Abreu, Procurador do Tenente Martinho de Faria Moreira.

Dos Órfãos:

- a órfã Joaquina se achava casada com Manoel Ferreira Pacheco

- a órfã Rita se achava com a idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de seu irmão Padre Antonio de Faria Moreira e sua mãe, com boa educação e que se ocupava em casa, vivendo com boa educação.

 

fls. 141

Certifico que revendo os livros dos Assentos de Casamentos desta Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, em um deles a folha 72 encontrei um assento (...) da forma seguinte:

Aos vinte e sete dias do mês de Janeiro de mil setecentos e oitenta e oito anos na Capela de Nossa Senhora da Ajuda, filial desta matriz de Nossa Senhora da Borda do Campo, depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino, sem se descobrir impedimento nem embaraço algum, com provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara da Comarca, o Padre Antonio de Faria Moreira de licença minha recebeu e contraiu o sacramento do matrimônio: Manoel Ferreira Pacheco, filho legítimo de Manoel Ferreira Pacheco e de Joana Rodrigues, natural e batizado na Capela da Lage Freguesia da Vila de São José - e Joaquina Felizarda de Jesus, filha legítima de Martinho de Faria Moreira e de Quitéria Maria, natural e batizada nesta freguesia da Borda do Campo, e lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano. Foram testemunhas presentes João Teixeira Ar-tur e Martinho de Faria Moreira, de que fiz este Assento.

Vigário Domingos Agostinho Pitta de Castro

 

fls. 144 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutores Domingos José de Souza e João Lourenço de Abreu, Tenente José Ferreira Coimbra

Data: 29-01-1790

Local: Vila de São José

Que Fazem: Manoel Ferreira Pacheco (genro do falecido)