PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Paiva” Cap. 2º, § 2º, neste site.


MARIA VITÓRIA DO NASCIMENTO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 353

Folhas: 84

Inventariante : JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO.

Inventário Redigido: Fazenda Gramagor, Aplicação da Freguesia de Carrancas, termo da Vila de São João del-Rei

Transcrito por: Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira.

 

FL.01V

...a testadora falecera em o dia vinte e cinco de abril do corrente ano de mil oitocentos e vinte (25/ABR/1820) e com solene testamento.

 

FL.02 - HERDEIROS

1.         Dona FRANCISCA BENEDITA DE ASSIS casada com o Capitão JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO

2.         Dona INÁCIA CANDIDA DE PAIVA casada com o Capitão JOAQUIM GOTARDO DE LIMA

3.         Dona ANA ZEFERINA - falecida- casada que foi com o Tenente TOMAZ COELHO DOS SANTOS

 

FL.03 - NETOS de MARIA VITÓRIA - FILHOS DE ANA ZEFERINA DE PAIVA :

1.         Dona RITA casada com o Alferes JOÃO BATISTA PINTO

2.         ZEFERINO da idade de 21 anos

3.         FRANCISCO de idade de 18 anos.

4.         CAMILA de idade de 19 anos.

 

FL. 09V - ESCRAVOS - 76

 

FL.013V - BENS DE RAIZ

- Assim mais o Ferreiro e casas de vivenda coberta de telha, cozinha, senzalas, chiqueiro e dois moinhos tudo coberto de telha, dois monjolos, senzalas, paiol, fornalhas de queimar telhas coberta de capim, quintal com arvores de espinho que tudo foi visto e avaliado pelos ditos louvados na quantia de seiscentos mil réis....................................600$000.

- Assim mais uma fazenda de cultura e campos de criar sita nesta paragem denominada Gramagor em que nela tem partes o herdeiro o capitão JOAQUIM GOTARDO DE LIMA a qual se divide com a fazenda dos herdeiros do Ajudante JERÔNIMO DE ANDRADE BRITO, LUIZ ALVES PEREIRA, o capitão FRANCISCO ANTONIO JUNQUEIRA, os herdeiros de PEDRO FERREIRA PEREIRA que foi vista e avaliada as partes da testadora na quantia de dois contos trezentos e trinta e nove mil réis.......................2:339$000.

 

FL.14 DIVIDAS ATIVAS

1.         Capitão JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO.....1:139$000

2.         Capitão JOAQUIM GOTARDO DE LIMA.......407$680

 

FL. 29V - MONTE MOR:  14:458$026

 

FL70V - Consta que o Tenente FRANCISCO CORREA NUNES era casado com D. CAMILA.

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus Amém.

Eu, MARIA VITÓRIA DO NASCIMENTO estando em meu perfeito juízo e em avançada idade temendo-me a morte e contas que tenho a dar ao meu Deus e Senhor esperando o trânsito para a Eternidade determino este meu testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural desta freguesia de Carrancas batizada nesta aplicação de Nossa Senhora da Conceição da mesma freguesia que sou filha legítima de ANTONIO DE BRITO PEIXOTO e MARIA DE MORAES RIBEIRA já falecidos que fui casada com DOMINGOS DE PAIVA E SILVA já falecido de cujo matrimonio tivemos quatro filhas ANA, FRANCISCA, MARIANA, INÁCIA e destas ao presente são falecidas MARIANA e ANA deixando esta quatro filhos e assim estes como aqueles que restam vivos instituo por meus herdeiros nas partes que lhes pertencem.

Rogo em primeiro lugar queira ser meu testamenteiro meu genro o Capitão JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO, em segundo lugar ao tenente FRANCISCO MACHADO DE AZEVEDO, em terceiro lugar a meu genro Capitão JOAQUIM GOTARDO DE LIMA sucedendo um na falta do outro para aceitar este meu testamento e cumprir as minhas disposições para o que lhes concedo todos os poderes e os faço meus procuradores para a completa administração do que determino e de premio ao que aceitar deixo cem mil réis ou a (FL. 15V) vintena o que melhor lhes parecer.

Declaro que sou irmã terceira da Venerável Ordem de Nossa Senhora do Carmo em cujo hábito quero ser envolta e sepultada na capela ou Igreja aonde for mais cômodo a minha família sendo o meu funeral sem alguma pompa o que recomendo muito ao meu testamenteiro e quero que se diga nesse dia pela minha alma as possíveis missas de corpo presente.

Declaro que meu testamenteiro mandará logo dizer pela minha alma duzentas missas e da mesma forma mais cincoenta pelas almas de meus pais e filhas e mais cincoenta pela alma de meu marido, cincoenta mais pelas almas de meus escravos, vinte e cinco pelas almas de meus irmãos terceiros, vinte e cinco pelas almas de meus irmãos e parentes, vinte e cinco pelas almas ou intenção daqueles com quem tive algum contrato e sem eu pensar tive algum encargo, doze missas pelas almas mais necessitadas que tiver no Purgatório as quais ditas missas quero que se digam com a possível brevidade e é minha vontade que todas elas sejam ditas por sacerdotes moradores nesta Freguesia de quem tenho recebido favores espirituais. Também quero que meu testamenteiro mande dizer sem demora cento e cincoenta no bispado do Rio de Janeiro pelas almas do Purgatório e pela esmola taxada naquele Bispado.

Declaro que meu testamenteiro pagará o que eu dever a minha Ordem Terceira e demais Irmandades e Confrarias e pagará também as minhas dívidas e pagando sem contenda e da mesma forma cobrando o que se me dever. Declaro que logo que eu falecer quero que meu testamenteiro passe carta (FL.16) de liberdade às minhas escravas Luiza mulata e a Brígida dando-lhes liberdade em razão dos bons serviços que me fizeram. Deixo a um menino exposto em minha casa por nome Plácido cento e doze mil reis os quais se por meu falecimento ele ainda se achar incapaz de receber em razão da pouca idade se entregará ao Tenente FRANCISCO MACHADO DE AZEVEDO e ele os entregará quando o dito menino se fizer capaz de receber.

Também quero que meu testamenteiro no dia de meu enterro dê vinte oitavas a ANA JOAQUINA viúva de MANOEL FERNANDES que ao presente é minha agregada e quando aconteça ela já ser falecida se repartirá esse legado por suas filhas solteiras e quando estejam todas casadas pelas mesmas se repartam.

Para as pinturas da Matriz deixo cem mil réis os quais se darão logo que eu falecer.

Deixo em legado a minha neta CAMILA duzentos mil réis os quais meu testamenteiro lhe estragará quando ela se casar ou quando se emancipar.

Declaro que tenho dado a cada um de meus netos um escravo os quais escravos os mandei avaliar por sujeitos de quem confio querendo que o valor deles seja mencionado na minha terça e passei a cada um dos ditos meus netos um papel de doação da referida quantia ou doação.

Declaro que feitas as minhas disposições e havendo da minha terça alguma sobra instituo por meus herdeiros as minhas filhas, netos e netas em igual parte.

Quero que meu Testamenteiro dê a meu neto (FL. 16V) ANTONIO filho de minha filha FRANCISCA cem mil reis que servirão de ajutório para sua ordenação e quando aconteça de não se ordenar ficará de nenhum efeito este legado.

Declaro que outras minhas disposições ficaram declaradas em uma carta fechada que se achará unida a este testamento e meu testamenteiro abrirá no dia de meu falecimento ficando entendido que a carta se achará guardada com o testamento e não encerrada no mesmo e não só o determinado neste testamento como na dita carta quero que se cumpra e quando não chegue a minha terça para o complemento das minhas disposições se ratiarão os meus legados a respeito deixando ao meu testamenteiro dois anos para dar contas da minha testamentária e desta forma dou por findo este meu testamento de ultima vontade e rogo às justiças de Sua Magestade Fidelíssima de um e outro foro que lhe dêem completo vigor declarando qualquer cláusula ou circunstância que necessária for por verdade de todo roguei ao Padre JOAQUIM LEONEL DE PAIVA este por mim fizesse e como testemunha se assinasse e eu me assinei com o sinal de que uso.

Fazenda Gramagor a treze de julho de mil oitocentos e dezoito

MARIA VITÓRIA DO NASCIMENTO

Como testemunha que este fiz a rogo da supra dita

O Padre JOAQUIM LEONEL DE PAIVA.