PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco de Oliveira Braga” § 2º, neste site.

 

MARIA PERCILIANA DE ALMEIDA

Inventário

 

Fórum de Lima Duarte-MG

Ano do inventário: 1930

Inventariada: Maria Presciliana de Almeida

Inventariante: Joaquim Salles e Almeida

Disponibilizado por: Julio Cezar Sales Moreira

 

Declaração

(...) foi dito que a de cuja D. Maria Presciliana de Almeida faleceu intestada a nove de agosto próximo findo, no distrito desta cidade onde era domiciliada, com a idade de sessenta e nove anos; que foi casada com o inventariante Joaquim Salles e Almeida pelo regimen de comunhão de bens e deixando filhos todos de maior idade, os quais vão adiante discriminados:

1- Belmiro de Almeida Salles, com 38 anos, casado, agricultor, domiciliado e residente no distrito de Santa Bárbara do Monte Verde, município e comarca de Rio Preto, deste estado.

2- D. Amélia Salles de Oliveira, com 45 anos de idade, casada com Custodio Henrique de Oliveira, agricultor, domiciliado e residente no distrito desta cidade.

3- D. Carolina Salles Duque, com 40 anos de idade, casada com Francisco Borges Duque, agricultor, domiciliado e residente no distrito desta cidade.

4- D. Maria Salles Pereira, com 39 anos de idade, casada com Francisco Candido Pereira, agricultor, domiciliado e residente no distrito de Pedro Teixeira desta comarca.

5- Balthazar Salles, com 36 anos de idade, casado, agricultor, domiciliado e residente no distrito desta cidade.

 

Bens deixados pela inventariada:

- uma sorte de terras de pasto e cultura, situada na fazenda denominada “Água Fria” distrito desta cidade, contendo 179 alqueires mais ou menos, que o espolio houve por compra a Francisco Correa de Almeida, a Ezequiel Netto do Nascimento e a Bernardino Dias Moreira (...).

- uma outra sorte de terras de pasto e cultura, situada na fazenda denominada “Retirinho” distrito desta cidade, contendo 62 alqueires, mais ou menos, que houve o espolio por herança e doação do sogro e sogra do inventariante (...).

- uma outra sorte de terras de pasto e cultura, situada no lugar denominado “Barra”, distrito de Pedro Teixeira, deste município, contendo 31 alqueires, mais ou menos, e que o espolio houve por compra feita a João Vicente da Fonseca e sua mulher (...).

- - um terreno situado na praça Paiva Duque, desta cidade, contendo 810 metros quadrados e um outro terreno contiguo, situado ao lado e na mesma praça contendo 932 metros quadrados (...).

- uma casa de morada coberta de telhas e assoalhada, situada na fazenda já descrita denominada “Água Fria”; um paiol, um moinho, situados na mesma fazenda, a casa de engenho com alguns pertences do mesmo, um rancho de tirar leite, uma casinha de colono coberta de telhas e térrea na Grotinha, uma outra térrea coberta de telhas na Grota da Onça, uma outra também térrea e coberta de telhas e bem assim um moinho em mau estado na Grota da Tapera, outra casa térrea coberta de telhas na Grota do Sapé; uma outra casinha terra, coberta de telhas e um moinho na Grota da Cachoeira, todas essas benfeitorias situadas na mesma fazenda da “Água Fria”.

- uma casa de morada, assoalhada, coberta de telhas situada na fazenda já descrita e denominada “Retirinho”; um paiol, um moinho, uma casinha térrea coberta de telhas, um rancho atrás da cozinha situados na referida fazenda denominada “Retirinho”.

- uma casa de morada cobertas de telhas, assoalhada, situada na fazenda já descrita denominada “Barra”, um paiol e moinho situados na referida fazenda.

- uma casa de morada coberta de telhas, assoalhada, envidraçada e situada na praça Paiva Duque desta cidade.

 

Bens Semoventes e Móveis.

 

Valor provável da Herança: 115:000$000