PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado I, neste site.


MARIANA SOARES DA CONCEIÇÃO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 430

Folhas: 35

Ano - 1840

Local: Vila de São José.

Data: 17-03-1794

Inventariada: Mariana Soares da Conceição

Inventariante: Alferes José Jacinto Ribeiro.

Transcrito por: Flávio Marcos dos Passos a pedido de Paola Dias

 

Fl 03

Diz o Alferes José Jacinto Ribeiro testamenteiro de sua irmã Dona Mariana Soares da Conceição que falecendo esta em o dia 10 de agosto do presente ano de 1840 no estado de solteira nomeou por sua herdeira a Ana Zeferina sua exposta e afilhada, que se acha na idade de cinco anos ...

 

Fl 07 – Bens

Um escravo de nome João de Nação Congo, trezentos mil réis. 300$000.

Mais uma casa coberta de capim vinte e cinco mil réis. 25$000.

Mais quatro alqueires de culturas inferiores a oito mil réis, trinta e dois mil réis. 32$000.

Mais dois ditos em um capão encostado a Mata a doze mil réis, vinte e quatro mil réis. 24$000.

Mais meia quarta de cerrado mil e quinhentos réis. 1$500.

Mais nove alqueires de campos a oito mil réis, setenta e dois mil réis. 72$000.

 

Fl 07 v – Testamento

 

Em nome de Deus. Amém. Eu Mariana Soares da Conceição, estando enferma, porém de pé, e no perfeito juízo que Deus me deu, temendo a morte, e não sabendo o dia e nem a hora que serei chamada a vida eterna, ordeno meu testamento pela maneira seguinte. Sou filha legítima do Capitão Francisco Ribeiro de Jesus e Dona Dionízia Soares da Conceição já falecidos. Sou católica romana, em cuja fé quero morrer e viver, sempre vivi solteira, não tenho filhos nem herdeiros forçados. Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu sobrinho Francisco digo a meu irmão José Jacinto, em segundo lugar a meu sobrinho Francisco José Ribeiro e em terceiro lugar a meu primo Fabiano Ribeiro da Silva, sucedendo um a falta do outro, e por sua ordem, e lhes rogo que pelo Amor de Deus queiram ser meus testamenteiros, e ao que aceitar, lhe deixo o prêmio de cinqüenta mil réis e dois anos para a conta. Quero se digam por minha alma quatro missas de corpo presente pela esmola que meu testamenteiro assentar que deve dar, e tanto o hábito que hei de ser envolta (Fl 08) como o enterramento será eleição de meu testamenteiro pois nada quero senão que se dê a meu corpo a sepultura ou no arraial da Lage ou no de Santa Rita, visto ser pobre e os meus bens de pequena monta. Do dia do meu falecimento em diante hei por forros e libertos os meus crioulinhos, a saber Francisco Inácio já de maior idade e Ana de menor idade, ambos irmãos, sem ônus algum, e imediatamente meu testamenteiro lhes passará cartas de liberdades, por ser esta minha vontade. Todos os meus bens que possuo são um escravo João congo que se acha em poder de meu irmão José Jacinto e ele não será obrigado a jornais algum, não só pelo mos não dever, mesmo porque é quem mos mantém, fazendo-me roças para a minha sustentação e de minha família, assim como tenho que me tocou em partilhas, na fazenda casas de vivenda, terreiro moinho, capoeiras e campos de sociedade que se acha em comum com meus irmãos e por legitima de meu pai a quantia de cento e vinte mil digo cento e vinte e nove mil réis, e os maiores bens serão aqueles que por meu falecimento se acharem. Satisfeitos as minhas disposições instituo por minha herdeira do que sobrar a minha exposta e afilhada Ana Zeferina que sendo também afilhada de meu irmão José Jacinto eu lhe rogo muito a educação e amparo tanto desta menina como daquela Ana crioula. Acabei meu testamento e é esta minha última vontade. E por não saber ler nem escrever pedi e roguei a Francisco Antonio dos Passos que este por mim fizesse e a meu rogo assinasse. Fazenda de São Miguel, três de novembro de 1838. A rogo de Dona Mariana Soares da Conceição. Francisco Antônio dos Passos.

 

Fl 13 v – José Jacinto Ribeiro assina termo de tutela de Zeferina.

 

Fl 19 – Consta que José Jacinto é morador no distrito de Santa Rita.

 

Fl 33 – Consta que José Joaquim Ribeiro é casado com Ana Zeferina.

 

Fl 34 – Certidão de Casamento

Certifico que revendo o livro que atualmente serve para assentos de casamentos nele a fl 157 v consta o seguinte. Aos três de maio de mil oitocentos e cinqüenta e quatro na Matriz de Nossa Senhora da Penha de França da Lage, procedendo o sacramento da penitência e depoimentos verbais, sem se descobrir impedimento, achando-se dispensados do impedimento de consangüinidade duplicada em terceiro grau de linha transversal igual, de licença minha o Reverendo Vigário Joaquim Carlos de Resende, há uma hora da tarde mais ou menos, assistiu receberam-se em matrimônio por palavras de presente os contraentes José Joaquim Ribeiro, filho legítimo de Jacinto José Ribeiro e Ana Rosa do Nascimento e Ana Zeferina, exposta em casa de D. Dionízia Soares da Conceição; e logo no mesmo ato lhes conferiu as bênçãos nupciais, sendo testemunhas o Alferes José Jacinto Ribeiro e Rozendo José da Silveira, de que faço este e assino o Vigário José Virgolino de Assis Pereira. É o que se contém no referido assento a que report-me. Ita in fide parochi. Vila de São José 19 de maio de 1854. O Vigário José Virgolino de Assis Pereira.