PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Padre Manoel da Paixão e Paiva”, neste site

 

MARIANA CAROLINA DE PAIVA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1917

Caixa: 714

Nº de Páginas: 92

Inventariada: Mariana Carolina de Paiva

Inventariante: Coronel Severiano Nunes Cardoso de Resende

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 02

Diz Severiano Nunes Cardoso de Resende, que tendo falecido nesta cidade, Dona Mariana Carolina de Paiva (...).

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Amém.

Eu Mariana Carolina de Paiva, achando-me no perfeito gozo de minhas faculdades e saúde resolvi fazer o meu Testamento de livre vontade e sem constrangimento de pessoa alguma, revogando por este outros que fiz para que só este tenha valor em Juízo.

Declaro que sou católica apostólica romana, religião verdadeira que recebi de meus pais, nela tenho vivido e pretendo morrer.

Declaro que sou filha legítima dos falecidos Capitão Modesto Antonio de Paiva e sua mulher Dona Bernarda Luiza de Paiva; não tenho herdeiros necessários nem descendentes.

Sou solteira, nascida e batizada nesta freguesia.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar ao senhor Coronel Severiano Nunes Cardoso de Resende, sem segundo lugar ao Senhor Jehudiel Alves Torga (...).

(.......)

(...) cinco missas por alma de meu bom irmão Daniel Antonio de Paiva, (...) duas missas por alma de meu irmão Modesto Antonio de Paiva, e duas por alma de meu tio Padre José Maria Xavier (...).

Declaro que os bens que possuo são uma morada de casas sita a Rua Tiradentes que deixo a Pedro de Paiva com a condição de ficar morando nela Francisca Cardoso, viúva de João Cardoso, não pagando ela aluguel algum até morrer.

A morada de casas situada à Rua do Carmo, que divide com o falecido Marciano de Tal e herdeiros do falecido Antonio Alves Pereira da Cunha Torga, esta, depois do meu falecimento será vendida a quem mais der e o produto da mesma será repartido em partes  iguais para as Irmandades do Senhor Bom Jesus dos Passos, Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte, Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês, Ordem Terceira de São Francisco e confraria de São Gonçalo Garcia.

A metade do valor da casa que possuo na Rua da Cruz numero quinze, será dividida em duas partes sendo uma para a Confraria de São Vicente de Paula da Matriz, e outra para o Hospital do Rosário.

Uma morada de casas numero dois situada em frente a sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, nos fundos da casa de minha irmã Aninha, será vendida para fazer as distribuições seguintes: as pobres cegos desta cidade e de Tiradentes, a quantia de cem mil réis; as minhas primas Maria de Paiva e Maria da Natividade de Paiva, a quantia de cinquenta mil réis a cada uma; as minhas primas Claudina de Paiva cinquenta mil réis, Francisca Leopoldina de Paiva cinquenta mil réis, Mathilde Rios cinquenta mil réis. A minha cunhada Maria da Conceição Paiva cinquenta mil réis. A Maria José, Maria da Conceição e Mathilde, filhas de José Maria Pedroso cinquenta mil réis a cada uma. À Dona Ana, mulher de Alfredo Belisário, cinquenta mil réis. À Dona Franquilina, mulher de Francisco Marciano cinquenta mil réis.

Deixo a todos os meus afilhados e afilhadas, tanto de batismo como de crisma, a quantia de cinquenta mil réis a cada um.

À minha amiga Dona Ana Avelina Valério cinquenta mil réis.

À Dona Custódia de Mello Resende, cinquenta mil réis.

À Dona Alice, viúva de Carlos Sanzio, cinquenta mil réis.

À Dona Fausta de Castro Silva cinquenta mil réis.

À Dona Maria Soares cinquenta mil réis.

À Daniel do Sacramento, morador em Barra Mansa, cinquenta mil réis.

À minha apólice da dívida pública deixo a minha irmã Aninha de Paula em usufruto e por sua morte poderá dispor dela como aprouver.

(.......)

(...) sendo este por mim ditado e escrito por João Antonio Nogueira.

Declaro em tempo que além dos legados acima deixo mais a Maria Salomé Carvalhaes e Ivo Rios cinquenta mil réis a cada um.

Mariana Carolina de Paiva

 

fls. 06v - Abertura

Aos seis dias do mês de Junho de mil novecentos e dezessete (...) foi entregue este Testamento com que faleceu a Testadora Mariana Carolina de Paiva.

 

fls. 10 - Declaração

E logo declarou que a Inventariada faleceu a seis de Junho do corrente ano de mil novecentos e dezessete no estado de solteira, sem ascendentes nem descendentes (...).

 

fls. 10v. Título Herdeiros Legatários

01- Dona Ana de Paiva, maior de vinte e um anos, irmã da inventariada.

02- Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.

03- Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês

04- Ordem Terceira de São Francisco

05- Confraria de São Gonçalo Garcia

06- Confraria de São Vicente de Paula da Matriz

07- Hospital do Rosário

08- Pobres cegos desta cidade e de Tiradentes e seus presos.

09- Dona Maria José Pedroso

10- Dona Maria da Conceição Pedroso

11- Dona Mathildes Pedroso

12- Dona Ana, mulher de Alfredo Belisário

13- Dona Franquilina, mulher de Francisco Marciano

14- Dona Ana Avelino Valério

15- Dona Custódia de Mello Resende, falecida.

16- Dona Alice Sanzio

17- Dona Fausta de Castro Silva

18- Dona Maria Soares

19- Daniel do Sacramento

20 Rafael Machado

21- José Pinto de Santhiago

22- Querubino Nogueira, falecido

23- Dona Maria Salomé Carvalhaes

24- Ivo Rios

25- afilhados e afilhadas

 

fls. 11 - Primos

01- Dona Maria de Paiva

02- Dona Maria da Natividade de Paiva

03- Dona Claudina de Paiva, falecida

04- Dona Francisca Leopoldina de Paiva

05- Dona Mathildes Rios

 

Cunhada:

01- Dona Maria da Conceição Paiva

 

Estranho

01- Pedro de Paiva

 

fls. 16 Bens de Raiz

- uma pequena casa a Rua do Carmo nº 21, com duas portas e duas pequenas janelas com rótula, parte assoalhada, sem forro, confrontando pelo lado esquerdo lateral com o beco da Rua Tiradentes, delo direito com herdeiros de Francisco Pedro, pelos fundos com Dona Ana Isabel de Paiva.  700$000

- uma casa na Rua do Carmo nº 8. com uma porta de entrada e duas janelas envidraçadas na frente, forrada e assoalhada, pequeno pátio e quintal com um portão no fundo, confrontando pelo lado direito com os herdeiros de Marciano Rodrigues, pelo esquerdo com herdeiros de Antonio Torga, pelos fundos com a Rua do Tanque  2:300$000

- metade de uma pequena casa a Rua Santa Teresa, com um portão na frente, uma porta e uma janela com rótula na frente, chá térreo, sem forro, pequena área confrontando pelo lado direito com Francisco Villaça, pelo esquerdo com João Apolinário, pelos fundos com a Rua Santo Elias  300$000

- metade de uma meia água na Rua da Lage nº 20, com uma porta e duas janelas na frente, chão térreo, sem forro e terreno nos fundos confrontando pelo lado esquerdo com Dona Herculana Maria de Jesus, pelo direito e fundos com terrenos públicos  350$000

- metade de uma casa a Rua Doutor Paulo Teixeira nº 15, com uma porta de entrada e duas janelas envidraçadas na frente, parte assoalhada e forrada, pequena cerca com portão no fundo confrontando pelo lado esquerdo com herdeiros de Francisco Monte, pelo direito com Francisco Machado, pelos fundos com João de Deus Costa e Manoel Anselmo  1:200$000

- uma casa a Rua Tiradentes nº 6, co três portas na frente, sendo duas para o cômodo de negócios e uma de entrada, pequena armação de negócio, tosca, chão térreo, sem forro, pequena área, confrontando pelo lado esquerdo com Dona Ana Isabel de Paiva, pelo direito com a usufrutuária Albertina do Carmo Ladislau, pelos fundos com casas que foram de Francisco Chim  1:800$000

- uma terça parte na casa de Matosinhos, na Praça Chagas Dória nº --, com uma porta de entrada e cinco janelas envidraçadas na frente, parte assoalhada e parte sem forro, pequeno pátio e quintal, confrontando pelo lado esquerdo com Herculano de Assis Carvalho e pelo direito com Dilhermino Caldeira, pelos fundos com a Rua Doutor Josué de Queirós  800$000

 

fls. 23 - Afilhados da Inventariada

01- Catharina Geralda Pinto, filha de Casemiro Pedro Alexandre Pinto.

02- Maria Theodora, filha de Joaquim Miguel

03- Antonia Silvéria de Souza, filha de Clemente de Souza.

04- Maria Carolina de Mendonça, filha de Francisco Salles Mendonça

05- Daniel Ribeiro Cândido, filho de José Ribeiro.

06- Ermelinda Batista do Nascimento, filha de João Batista do Nascimento.

07- Evangelina Gonzaga Almada, filha de Antonio Luiz Gonzaga.

08- Rita da Conceição Rezende, filha de Joaquim Alves de Rezende.

09- Célia Nogueira Antunes, filha de Aniceto Antunes

10- Cornélia Maria de Jesus, filha de José Bernardo dos Santos.

11- Francisco das Chagas Silva, filho de Juvêncio Virgilio da Silva

12- Oswaldo, filho de Álvaro de Carvalho Faria

13- Ignez dos Santos Pinto, filha de Eduardo de Almeida Pinto.

14- Gabriel Leôncio de Almeida, filho de Rita Salomé de Jesus e José Jacinto de Almeida.

15- Antonio, filho de Manoel Maximiano

16- Santilha Calzavara Pequeno, casada com João Pequeno

 

Monte Mor  8:341$000