PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Aportes à GP: “João Rodrigues do Prado e Mariana Buena de Araújo”, neste site.

 

MARIANA BUENA DE ARAÚJO

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livros de Testamento numero 7

Tipo de Documento: Testamento

Ano:1782

Testadora: Mariana Buena de Araujo

Testamenteiro: João Ribeiro da Silva

Local: Paragem do Francês, Freguesia de Aiuruoca. Casas da testadora.

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela - 2005

 

...na paragem do Francês onde presentemente moro....Instituo como meu primeiro testamenteiro  Manoel Marinho de Moura; Segundo testamenteiro João Ribeiro da Silva; Terceiro testamentiro, Ventura Correia...

Sou irmã terceira do Carmo na Cidade de São Paulo,...sou natural da Cidade de São Paulo, onde fui batizada, filha legitima de Guilherme da Veiga Bueno e de sua mulher Isabel de Souza Araújo, já defuntos.

Declaro que primeiramente fui casada com João Rodrigues do Prado de cujo matrimonio não tivemos filhos. Meu marido falecido deixou o sitio onde morávamos em Nossa Senhora da Madre de Deus. Declaro que, segunda vez, casei com Manoel Filgueiras de Brito, já defunto, do qual  matrimonio, não tivemos também filhos.

Declaro que possuo os bens seguintes: 12 escravos, 5 bois de carro, duas caixas, uma canastra, algumas cabeças de gado maior, um cavalo selado.

Meu primeiro marido deixou a sua sobrinha Josefa Rodrigues do Prado, a metade de um sitio, na paragem Chamada “o Rio Grande”.

Instituo como meus herdeiros a minha irmã Isabel Maria do Espírito Santo, recolhida em Santa Tereza na Cidade de São Paulo. A meu sobrinho Jose de Souza (filho) de meu irmão Bento de Souza. A minha sobrinha cujo nome desconheço, filha de meu irmão Baltazar da Veiga e Silva, todos moradores na Capitania de São Paulo.

Escreveu a rogo o reverendo Manoel Fernandes de Oliveira e teve como testemunhas a Jose Francisco Fortes, Inácio Correia de Toledo, Domingos Miz Borralho, Agostinho Francisco dos Santos e Francisco Afonso ( Vilar)

 

Faleceu a 08 de dezembro de 1788