PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MARIANA BATISTA DE MORAES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1808

Caixa: 407

Nº de Páginas: 70

Inventariada: Mariana Batista de Moraes

Inventariante: Antonio José Duarte

local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Mariana Batista de Moraes que foi inventariante seu filho Antonio José Duarte.

Data: 05 de Maio de 1808

Local: Fazenda denominada o Ribeirão do Bom Sucesso da Aplicação de Santa Rita Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada que foram da falecida Mariana Batista de Moraes.

 

fls. 02 - Declaração

Que a falecida sua mãe fora natural da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, filha natural de João Batista de Moraes e de Ângela, preta forra, ambos já falecidos, e que falecera aos dezesseis dias do mês de Janeiro do presente ano de mil oitocentos e oito com seu solene Testamento (...) e que fora casada somente com Domingos José Duarte, falecido há muitos anos (...).

 

fls. 03 - Testamento

 

Eu Mariana Batista de Moraes, moradora na minha Fazenda de Ribeirão do Bom Sucesso da Aplicação de Santa Rita, Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São José do Rio das Mortes, estando enferma, porem em meu perfeito juízo conforme Deus foi servido dar-me e temendo-me da morte faço este meu Testamento de ultima vontade na forma seguinte:

(.............)

Sou natural e batizada na Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João, filha natural de João Batista de Moraes e de Ângela, preta forra, ambos já falecidos.

O meu estado de presente é de viúva, porque fui casada com Domingos José Duarte de cujo matrimônio tive os filhos seguintes: Antonio; Domingos; José; Rita; Joana; Joaquina e Maria a qual faleceu depois de casada e deixou filhos Manoel e Francisco, já falecidos.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Capitão João José da Rocha, em segundo lugar a João de Almeida Ramos, em terceiro lugar a João Ferreira Lopes (...).

O meu cadáver será envolto em um lençol cingido com um cordão do Patriarca São Francisco e sepultado na Capela de São Thiago ao pe´da porta principal da parte de fora.

(........).

Das duas partes de meus bens instituo por meus herdeiros aos referidos meus filhos conforme o direito e da terça é minha vontade que avaliada minha escrava Isabel e Vicente filho da mesma se dêem em pagamento a minha terça e a dita Isabel meu testamenteiro logo lhe passará carta de liberdade (...).

(.....)

Os bens que possuo são aqueles que se acharem por meu falecimento e as dividas que eu dever meu testamenteiro as pagará (...)

(........)

(...) deixo a minha bisneta Claudina, filha de minha neta Juliana, (do remanescente da terça).

(.......)

por eu não saber ler nem escrever o mandei fazer (...)

Fazenda do Ribeirão do Bom Sucesso aos 8 de Janeiro de 1808.

Mariana Batista de Moraes

 

fls. 04v. Abertura

Aos dezesseis dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e oito (...) foi aberto este TEstamento com que faleceu Mariana Batista de Moraes.

 

fls. 07 - Filhos:

01- Antonio José Duarte, casado

02- Domingos José Duarte, casado

03- José Antonio Duarte, de cinquenta e sete anos

04- Rita, mentecapta, de trinta anos.

05- Joana, casada com Antonio José da Cunha Neves

06- Joaquina Maria de São José, viúva de Antonio Mendes de Oiteiro

07- Maria, falecida, casada que foi com o falecido Francisco Mendes de Oiteiro.

 

Netos, filhos de Maria e Francisco Mendes:

01- Juliana, casada com Domingos Antonio Pereira

02- Joaquina, de idade de dezesseis anos

03- Alexandre, de idade de quinze anos

04- Francisco, de idade de quatorze anos.

 

fls. 10v e 11 - Bens de Raiz

- um sítio chamado o Ribeirão do Bom Sucesso que se compõem de casas de vivenda, paiol e moinho, tudo coberto de telha, com seu quintal murado de paredes de pedra, com uma capoeira chamada da Ponta e um capãozinho do açude com a sua vertente e que parte com terras do Capitão João José da Rocha e com Joaquina Maria de São José pela beira do Capão abaixo até o brejo:  121$600

- uma porção de terras no Rio do Peixe de Cultura que parte de uma banda com Ana Luzia e da outra com os herdeiros do falecido José Jorge  108$000

 

Declarou mais ele inventariante que os herdeiros Antonio José Duarte, Domingos José Duarte, José Antonio Duarte, Joana Joaquina e a falecida Maria se achavam pagos de sua legitima paterna e que somente a herdeira Rita lhe devia (...)

 

fls. 1q2 Procuração

Data: 06 de Maio de 1808

Local: Fazenda denominada o Ribeirão do Bom Sucesso da Aplicação de Santa Rita Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei do Termo da Vila de São José.

Que Faz: Antonio José Duarte

Procurador Nomeado: Domingos José de Souza, João da Fonseca Cunha, Antonio José Lopes da Cruz, Antonio José de Oliveira Barreto, Capitão Antonio Vital Rifarte.

 

Mote Mor: - 1:214$197

 

fls. 28

Diz Antonio José Duarte que por falecimento de Mariana Batista de Moraes se procedeu a inventário por este Juízo e ficando uma herdeira por nome Rita de idade de trinta anos, em razão de ser a mesma mentecapta, foi o suplicante nomeado seu curador (...).

 

fls. 31 - Auto de Contas

Data: 15 de Fevereiro de 1813

Local: Vila de São José

Tutor/Curador: Antonio José Duarte

Da Órfã Rita:

(...) esta órfã se achava com a idade de trinta e quatro anos, pouco mais ou menos,vivendo da mesma sorte, em companhia do mesmo seu constituinte sem melhora alguma no seu juízo (...).