PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Joaquim Pinto de Magalhães”, neste site.

 

MARIA LEONARDA DA SILVEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1805/1806

Caixa: 420

Inventariada: Maria Leonarda da Silveira

Inventariante: Francisco Dionísio Fortes Bustamante (guarda mor)

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Maria Leonarda da Silveira de quem é testamenteiro e inventariante dos bens da mesma Francisco Dionísio Fortes de Bustamante

Data: 11-12-1805

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de residência do falecido Capitão João Peixoto do Amaral.

 

fls. 01v. - Declaração

E logo declarou o inventariante que a dita falecida testadora faleceu da vida presente em o primeiro dia do mês de Novembro do corrente ano de mil oitocentos e cinco com seu solene testamento (...).

 

fls. 02 - Herdeiros

01- Francisco José Soares, casado, morador no Termo do Rio de Janeiro.

02- Antonio Fortes, solteiro, de idade de vinte e quatro anos.

03- Luís Fortes, solteiro, de idade de vinte e três anos.

04- Cândido Xavier, solteiro, de idade de vinte anos.

05- Silvério, solteiro, de idade de dezoito anos.

06- Dona Maria, solteira, de idade de dez anos.

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus Uno e Trino em quem creio, em cuja lei protesto viver e morrer.

Eu Maria Leonarda da Silveira estando de cama e gravemente enferma mas em meu perfeito juízo e entendimento faço este meu testamento na forma seguinte:

Sou nascida, batizada e moradora nesta vila, filha legítima do capitão João Peixoto do Amaral e sua mulher Dona Ana Barbosa de Magalhães, já falecidos, por morte dos quais nada herdei primeiro porque me abstive da herança e da segunda porque nada quis nem quero herdar.

Tenho sempre vivido no estado de solteira e por isso não tenho herdeiros ascendentes nem descendentes.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar ao Guarda Mor Francisco Dionísio Fortes de Bustamante, em segundo ao Capitão Mor Luís Fortes de Bustamante e Sá, e em terceiro a Silvestre José de Carvalho, morador no Engenho Novo Estrada do Rio de Janeiro, e aquele que aceitar terá a vintena dos meus bens por prêmio de seu trabalho (...).

Quando Deus Nosso Senhor for servido levar-me desta vida quero ser amortalhada em hábito de São Francisco havendo-o, e não havendo como parecer a meu testamenteiro, conduzido o meu corpo em um caixão e depositado na capela de São Francisco desta vila.

(.......................)

Instituo por herdeiros nas duas partes de meus bens a Francisco José Soares, casado, morador na estrada do Rio de Janeiro = a Antonio Fortes que está por ora no Canta Galo, comarca do Rio de Janeiro = a Luís Fortes que está em minha companhia = a Cândido Xavier que é soldado da tropa de linha da guarnição destas minas = a Silvério Xavier que está em minha companhia = e a Dona Maria que está no Capão das Flores, Aplicação de São Thiago desta freguesia, em casa de meu irmão Antonio Peixoto do Amaral; em igual parte o que faço em razão de os haver criado e muito amor que lhes tenho.

(.......................)

Deixo a minha irmã Dona Joaquina Felisberta da Silveira a minha escrava por nome Constança cabrinha, filha de minha escrava Jacinta mulata, pelos bons ofícios que sempre me fez e boa companhia e amor que sempre me teve e meu testamenteiro lhe entregará a roupa de meu uso ordinário, que por isso muito pouco ou nenhum valor terá, assim branca como de cor deixo às minhas escravas pelas quais repartirá meu testamenteiro conforme as suas necessidades.

(.......................)

Depois de pagas as minhas dívidas e as despesas do meu funeral que tudo conforme o direito deve sair de todo o monte de meus bens, nas duas partes do líquido tenho já instituído os meus herdeiros e da terça que reservo para mim, como me é lícito, cumprirá meu testamenteiro além do que fica já declarado aqui, o que conforme o Direito deve sair da dita terça, o que lhe deixo determinado em uma carta fechada (...).

(.......................)

(...) e por não poder escrever pedi a João Batista Lustosa que este escrevesse e eu o assinei (...).

Vila de São João del Rei, 26 de Outubro de 1805

Maria Leonarda da Silveira

 

Aprovação:

Data: 27-10-1805

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada dos herdeiros do falecido Capitão João Peixoto do Amaral.

 

fls. 08 - Abertura

Ao primeiro dia do mês de Novembro de mil oitocentos e cinco anos (...) foi aberto este testamento com que faleceu a testadora Maria Leonarda da Silveira (...).

 

fls. 12

Diz Francisco Dionísio Fortes de Bustamante, que foi nomeado por V. M. para tutor dos menores herdeiros de Dona Maria Leonarda da Silveira, de quem ele é testamenteiro, cuja tutoria não pode o suplicante aceitar por ser solteiro e viver sem família alguma, a reserva dos seus escravos por andar a maior parte do tempo em viagens, ora cuidando  nos seus negócios próprios, ora ocupado nas funções do ofício de Guarda Mor que ocupa, por não morar nesta vila aonde os ditos menores se acham, mas no sertão do Rio Preto; pelos não poder levar para lá, ainda que os quisesse, por falta de meios para os poder conter e instruir, e porquanto o Alferes Silvestre José de Carvalho é casado com uma parenta muito próxima dos ditos herdeiros, é estabelecido e tem boa capacidade e mesmo muita caridade para reger, governar e zelar os ditos menores e sua fazenda (...).

 

fls. 14 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva e a João de Faria Silva Gomes

Data: 02-06-1806

Local: São João del Rei

Que Faz: Silvestre José de Carvalho

 

fls. 17 -Procuração

Data: 01-03-1806

Local: cidade do Rio de Janeiro

Que Faz: Antonio Fortes de Bustamante, morador no Distrito de Canta Galo

Procuradores Nomeados: João da Silveira Souto, Francisco Antunes Guimarães, Guarda Mor Francisco Dionísio Fortes de Bustamante, Coronel Manoel de Sá Fortes de Bustamante e o Padre João Peixoto do Amaral.

 

fls. 19 - Procuração

Data: 02-05-1806

Local: Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto

Que Faz: o soldado Silvério Xavier de Andrade, morador nesta dita vila (filho da falecida inventariada*)

Procuradores Nomeados: Francisco Dionísio Fortes, João Batista Lustosa.

(*) na procuração diz ser “herdeiro de sua mãe”.

 

Monte Mor: 2:079$540

 

Extraído de uma Justificação

Testemunha:

- Cândido Xavier de Andrade (branco, solteiro, natural desta vila e presentemente assistente na Capital de Vila Rica onde vive de ser soldado da Tropa de Lima, 21 anos de idade) disse ser herdeiro da inventariada Dona Maria Leonarda da Silveira.

- Luís Fortes de Bustamante e Sá (branco, solteiro, natural desta vila e na mesma morador, vive de sua agência, 24 anos de idade) disse ser herdeiro da falecida Dona Maria Leonarda da Silveira.