PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Bento Pinto de Magalhães”, neste site

 

MARIA JOSEFA DE MAGALHÃES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 148

Ano: 1810

Nº de Páginas: 112

Inventariada: Maria Josefa de Magalhães

Inventariante: Alferes José Alves de Magalhães

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Maria Josefa de Magalhães, viúva que foi do Capitão José Alves de Magalhães de quem é Inventariante e Testamenteiro seu filho o Alferes José Alves de Magalhães.

Data: 16-02-1810

Local: Vila de São João del Rei.

 

fls. 01v. - Declaração

(...) declarou o Inventariante haver falecido a dita sua mãe no dia trinta e um de Dezembro do ano pretérito de mil oitocentos e nove com seu solene Testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Dona Maria Custódia, casada com o Quartel Mestre José Teixeira Coelho.

02- Dona Mecias, solteira, de idade de trinta e dois anos.

03- O Alferes José Alves de Magalhães, solteiro, de idade de trinta anos.

04- Dona Ana Josefa, casada com o Alferes José Caetano de Paiva.

05- Caetano Alves de Magalhães, casado

06- Dona Mariana Josefa, solteira, de idade de vinte e dois anos.

07- Manoel Alves, solteiro, de idade de vinte anos.

08- Luiz Alves, solteiro, de idade de dezenove anos.

09- Estevão, solteiro, de idade de dezesseis anos.

10- João Alves, solteiro, de idade de quatorze anos.

 

fls. 05 Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este meu Testamento virem que sendo aos vinte e oito dias de Dezembro de mil oitocentos e nove nesta Vila de São João del Rei onde sou moradora eu Dona Maria Josefa Magalhães muito enferma para dar contas a Deus porém em meu perfeito juízo ordeno desta maneira:

Nomeio em primeiro lugar por meu Testamenteiro a meu filho Francisco de Salles, em segundo lugar a José Alves de Magalhães e a Caetano Alves de Magalhães (...)

Declaro que sou natural e batizada na Matriz desta Vila, filha legítima de Bento Pinto de Magalhães e de Dona Maria do Rosário Alchior Albuquerque; e declaro que fui casada com o falecido Capitão José Alves de Magalhães de cujo matrimônio tive os filhos seguintes: Francisco; Maria casada com o Quartel Mestre Manoel Jose Teixeira Coelho; José; Mecias; Ana casada com José Caetano; Mariana; Manoel; Luis; Estevão e João, que todos são meus filhos legítimos e herdeiros.

Declaro que o meu corpo quero seja sepultado na Igreja Matriz desta Vila (...) meu funeral deve atender a pobreza em que me acho sendo o meu corpo envolto no Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo.

(.............)

(...) pelos bons serviços que tenho recebido de minha duas filhas solteiras,  Mécias e Mariana, e pela caridade com que me tem tratado em minha prolongada moléstia é a minha vontade que lhes fique pertencendo a minha terça para ambas em igual parte, e quero que a mesma seja feita no valor de uma morada de casas que possuo em o Morro das Mercês desta Vila, e um oratório com suas imagens (...)

(.............)

Declaro que as duas ditas minhas filhas se acham morando em minha companhia e por meu falecimento já ficam de posse das sobreditas casas (...).

(.............)

(...) o mandei escrever por Roque Manoel de Gouveia (...).

Maria Josefa de Magalhães

 

fls. 06 - Abertura

Aos trinta e um dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e nove (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Dona Maria Josefa de Magalhães (...).

 

fls. 31

Dizem o Alferes José Caetano de Paiva, por cabeça de sua mulher Dona Ana Josefa de Magalhães, e o Tenente Caetano Alves de Magalhães como curador de seu cunhado o Guarda Mor Manoel José Teixeira Coelho e Dona Maria Custodia de Ávila mulher do dito (...).

 

Monte Mor  2:872$126

 

fls. 53

Estevão Alves de Magalhães apresenta a V.M. sua Carta de Aprovação Régia da Arte Farmacêutica (...)

 

fls. 55

Diz Luis Alves de Magalhães, filho legítimo do Capitão José Alves de Magalhães e de Dona Maria Josefa de Magalhães (...).