PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Bueno da Fonseca” Cap. 2º, neste site.

 

MARIA JOSEFA DE ALMEIDA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1800

Caixa: 436

Inventariada: Maria Josefa de Almeida

Inventariante: Antonio Pedroso Ferreira

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 130

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls.01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Maria Josefa de Almeida de quem é inventariante seu filho Antonio Pedroso Ferreira.

Data: 21-08-1800

Local: Fazenda chamada a Babilônia da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José da Freguesia da Vila de São João del Rei.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o inventariante que a falecida sua mãe fora natural da Freguesia de Santo Antonio da Casa Branca deste Bispado, filha legítima de Pedro Annes Souto e de Apolônia da Silva de Siqueira, já falecidos da vida presente, e que a dita sua mãe falecera aos seis dias do mês de Outubro do ano de mil setecentos e oitenta e nove com seu solene Testamento e que somente fora casada com o Tenente Manoel Pedroso Ferreira, já falecido há muitos anos.

 

fls. 01v. - Filhos:

01- Francisca, casada com Antonio José de Figueiredo Banho.

02- Manoel Pedroso Ferr.ª, de idade de cinquenta e quatro anos.

03- Antonio Pedroso Ferreira, de idade de cinquenta e dois anos.

04- Frei Antonio Antão, religioso no Convento de São Francisco de Paula da cidade de Lisboa.

05- José Joaquim de Caldas, casado.

06- Rozália, casada com Bartolomeu Bueno Feio.

07- Izabel, casada que foi com o falecido Joaquim José Borges.

08- João Pedroso Ferreira, casado

09- Maria, casada com Thomas Francisco Borges

 

fls. 03 - Bens de Raiz

- uma fazenda sita na Paragem chamada a Babilônia Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que se compõem de casas de vivenda, paiol e moinho tudo coberto de telha, com seus logradouros, capoeiras e alguns matos virgens  999$400

- uma morada de casas cobertas de telha, sitas no Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso  104$500

 

fls. 08 - Procuração

Procuradores Nomeados: José Antonio Rodrigues Rego, João Felisberto Gomes do Couto, Alferes Manoel José da Gama, Joaquim Cláudio Dias de Aguiar.

Data: 30-08-1800

Local: Vila de São José

Que Faz: Antonio Pedroso Ferreira

 

fls. 09 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em quem creio e em cuja fé espero salvar a minha alma.

Eu Dona Maria Josefa de Almeida sendo aos quatro dias do mês de Maio do ano de mil setecentos e oitenta e nove anos nesta Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso trás da Serra da Ibituruna Termo da Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes, estando em meu perfeito juízo e temendo-me da morte faço este meu Testamento na forma e maneira seguinte:

Nomeio por meu Testamenteiro em primeiro lugar a meu filho Antonio Pedroso Ferreira, em segundo a lugar a meu filho Manoel Pedroso Ferreira e em terceiro lugar a meu filho João Pedroso Ferreira (...).

Declaro que tenho mais dois filhos ausentes: Frei Antonio Antão no Convento de São Francisco de Paula em Lisboa; e o outro José Joaquim de Caldas, casado, morador no Campos dos Goitacazes, estes declarados são os machos e as fêmeas são as seguintes: Quitéria, solteira; Francisca, casada com Antonio José de Figueiredo Banho; Rosália, casada com Bartholomeu Bueno Feio; Isabel, solteira e Maria, solteira.

Declaro que, conseguindo Quitéria alcançar o hábito inteiro que pretende da Senhora do Carmo, rogo aos ditos meus filhos concorram para o dito efeito com o que puderem.

(........................)

Declaro que sou natural e batizada na Freguesia de Santo Antonio da Casa Branca do Bispado de Mariana, filha legítima de Pedro Annes Souto e de Apolônia da Silva de Siqueira, os quais são falecidos.

Declaro que fui casada com o Tenente Manoel Pedroso Ferreira a face da Igreja de cujo matrimônio tivemos os filhos acima declarados, aos quais constituo por meus legítimos e universais herdeiros.

Ordeno que o meu corpo será envolto em o hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo em cujo Ordem professei em Vila Rica (...) e sepultada nesta Capela ou em outra qualquer onde for meu falecimento (...).

(........................)

Declaro que os bens que possuo é bem assim uma Fazenda chamada a Babilônia, sita no Ribeirão do Veado, com todos os seus pertences e benfeitorias (...) e uma casa sita na Capela do Bom Sucesso, cuja casa era para Patrimônio daquele meu filho que se ordenar (...)

(........................)

Declaro que devo mais a testamentária de meu irmão Francisco de Caldas o que constar do rol que apresentar o seu Testamenteiro Antonio Pedroso Ferreira.

(........................)

Declaro que o meu Testamenteiro reportará com mais liberalidade com três irmãs solteiras que lhe ficam, dando-lhe particularmente o que lhe for necessário.

(........................)

(...) pedi a Salvador Luís de Azevedo que escrevesse este meu testamento (...)

04 de Maio de 1789

Maria Josefa de Almeida

 

fls. 11 - Abertura

Aos seis dias do mês de Outubro de mil setecentos e oitenta e nove faleceu da vida presente Maria Josefa de Almeida com o seu solene Testamento (...).

 

fls. 13

Diz Bartholomeu Bueno Feio por cabeça de sua mulher Rosália de Jesus, (...) no inventário que se fez por falecimento de sua mãe e sogra Maria Josefa de Almeida (...).

 

fls. 24

Diz Thomás Fran.co Borges, como herdeiro e Testamenteiro do falecido Antonio Pedroso Ferr.ª e também como herdeiro da falecida Maria Josefa de Almeida em razão de estar casado com Maria Clara de Jesus, filha da dita falecida, que no inventário que se fez por falecimento da mesma, foi inventariante o dito Antonio Pedroso Ferreira, já falecido, de quem o suplicante é herdeiro e testamenteiro (...).

 

fls. 29

Diz Antonio José de Figueiredo Banha por cabeça de sua mulher Francisca Joaquina Pedrosa de Jesus (...).

 

Monte Mor  2:438$995

 

fls. 48 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, José Antonio Rodrigues Rego, Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar, Alferes Manoel José da Gama, Tenente Manoel José Ribeiro.

Data: 16-02-1804

Local: Viola de São José

Que Faz: Manoel Pedroso Ferreira

 

fls. 60

Diz Bartholomeu Bueno Feio que falecendo um seu cunhado por nome Joaquim José de Caldas, nos Campos dos Goitacases (...).