PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família „Macedo - Alckmin“, neste site.

 

MARIA JOSEFA DE ALCAMIN

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1809 Caixa 02-09

Inventariada: Maria Josefa de Alcamin

Inventariante: Alferes Custodio Ferreira Pedroso e Maria Emiliana Justina

Local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Fls. 01

Inventário dos bens da falecida Maria Josefa de Alcamin de quem é inventariante testamenteiro e herdeiro seu genro o Alferes Custodio Ferreira Pedroso e sua mulher.

Data: 17-02-1809

Local: Vila de São João Del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

Fls. 02

Diz o Alferes Custódio Ferreira Pedroso e sua mulher Maria Emiliana Justina que são testamenteiros e herdeiros de sua sogra e mãe Maria Josefa de Alcamin (...)

 

Fls. 03 – Testamento

Jesus, Maria e José.

Eu Maria Josefa de Alcamin estando enferma de cama e em meu perfeito juízo faço o meu testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural desta vila de São João Del Rei, filha natural de Jose da Costa Alcamin e de Josefa Caetana Moura, aquele falecido da vida presente e ela ainda sobrevive.

Nunca fui casada e sempre me conservei no estado de solteira e tenho uma filha, Maria Emiliana Justina de Alcamin que esta casada com Custódio Ferreira Pedroso a qual é minha herdeira e por tal a instituo.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Reverendo Senhor Vicente de Araújo Pereira, em segundo ao Senhor Dr. Gomes da Silva Pereira, em terceiro a dita minha filha e seu marido fazendo estes dois uma só pessoa (...).

(........)

Quero ser sepultada na igreja matriz desta vila em sepultura que me pertence como irmã de Nossa Senhora da Boa Morte, envolto o meu corpo em hábito de terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...).

(........)

Pagas as minhas dividas se dividirão os meus bens em três partes, duas das quais são da dita minha filha e herdeira e a terceira fica sendo livre por ser meus bens adquiridos e não dados.

(........)

(...) a meu rogo o escreveu José Joaquim dos Santos Lisboa (...)

Vila de São João Del Rei, 12 de Novembro de 1794

Maria Josefa de Alcamin

 

Aprovação:

Data: 12-11-1794

Local: Vila de São João Del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da testadora Dona Maria Josefa de Alcamin moradora nesta vila.

 

Abertura:

Aos vinte e nove de Novembro de mil setecentos e noventa e quatro me foi entregue este testamento com que faleceu a testadora Maria Josefa de Alcamin (...).

 

Codicilo

Em nome da Santíssima Trindade a mim Maria Josefa de Alcamin, solteira, natural desta freguesia, estando doente de cama mas em meu perfeito juízo faço este meu codicilo para ajuntar-se ao meu testamento como parte dele e ao qual ordeno e quero se lhe dê inteiro cumprimento por ser esta a minha última vontade.

Declaro que tive uma filha por nome Rita Joaquina Francisca de Paula a qual diz e foi recebida em matrimônio legítimo por Antonio Jose Quintino no dia trinta de Maio de mil setecentos e setenta e nove na matriz desta vila, e finalmente faleceu e foi sepultada na mesma matriz no dia treze de Junho de mil setecentos e noventa e três sem que do dito matrimônio houvessem filhos por cujo motivo fui nomeada sua herdeira.

(........)

(...) roguei ao Capitão Antonio José da Silva que este por mim escrevesse e eu me assinei (...)

Vila de São João Del Rei, 27 de Novembro de 1794

Maria Josefa de Alcamin

 

Fls. 16

Dizemos nós Agostinho Gonçalves Pinheiro e Mathias Ferreira da Costa que vimos examinamos uma morada de casas sitas a rua de São Miguel, que parte de uma parte com casas de João Tavares do Couto e de outra com as casas de João Ferraz e as ditas casas avaliamos a rogo do Senhor Custódio Ferreira Pedroso e achamos valerem a sobredita casa duzentos mil réis.

Vila de São João Del Rei, 10 de Agosto de 1796

 

Fls. 18 – Procuração

Que Fazem: Alferes Custódio Ferreira Pedroso e minha mulher Maria Emiliana de Alcamin (testamenteiros e herdeiros da falecida Dona Maria Josefa de Alcamin).

Procuradores Nomeados: Dr. Reverendo Bento de Faria e Souza Toar e Solicitadores Francisco de Andrade Barros e o Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva e João de Faria Souza Gomes.

Data: 02-01-1797

Local: Vila de São João Del Rei