PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier” Cap. 1º, neste site

 

MARIA EMERENCIANA DE SANTANA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Período: 1844-1847

Livro: 7

Testadora: Maria Emerenciana de Santana

Testamenteira: Maria de Nazaré

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 73v. - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Maria Emerenciana de Santana, filha legítima do Capitão Bernardo Rodrigues Dantas e de Dona Catherina de Assunção Xavier, por me achar gravemente enferma, faço o meu Testamento e disposição de última vontade.

Declaro que fui casada com Martinho de Faria Moreira de cujo matrimônio tive uma filha única Maria de Nazaré que foi casada com Pedro Gonçalves de Moura, esta é a minha herdeira universal e minha primeira testamenteira, e em segundo lugar a meu neto Antonio Gonçalves de Moura (...).

Declaro que o meu corpo será envolto no Hábito de Nossa Senhora das Dores (...).

(...........)

Declaro que deixo a meu neto Antonio Gonçalves, a capoeira do sítio velho com a vertente de campo ao mesmo sítio e a mencionada capoeira até o córrego da área, pelo valo até a porteira da Mata.

Declaro que deixo a minha neta Maria do Carmo a minha escrava Eva crioula.

Declaro que tendo me dado meu Irmão José a escrava Marcelina, parda, para me servir, contudo por morte do mesmo me pediu que pela minha a libertasse e por isso o faço, declarando-a liberta e esta verba lhe servirá de título.

(...........)

 

Declaro que o meu escravo Martinho, pardo, servirá a minha filha como seu escravo pelo tempo de seis anos e findo estes lhe dará a sua liberdade.

(...........)

Minha filha pagará todas as minhas dividas sendo a maior ao Capitão Hipólito a quem devo por crédito e contas e outras adições pequenas a outros.

(...........)

(...) e por não poder assinar pedi ao Padre João Rodrigues de Mello que por mim assinasse porque já a meu rogo escreveu este meu Testamento.

Paciência, 22 de Novembro de 1845

Dona Maria Emerenciana de Santana

 

fls. 74v. - Aprovação

Data: 22-11-1845

Local: Fazenda da Paciência, Distrito e Freguesia de Prados, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada da Testadora Dona Maria Emerenciana de Santana.

 

fls. 75 - Abertura

Certifico que abri este Testamento (...) em o dia treze de Julho de mil oitocentos e quarenta e seis com que faleceu Dona Maria Emerenciana de Santana.