PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Rodrigues Guimarães”, neste site.

 

MARIA CÂNDIDA PERPÉTUA

Testamento

 

ARQUIVO HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-MG

Abertura: 12 de março de 1918

Local: cidade de Juiz de Fora

Testamenteiro: José Joaquim de Assis Rodrigues

Transcrito e disponibilizado por Paulo Cezar Ribeiro Luz

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo em quem eu Maria Cândida Perpetua creio e em cuja fé protesto viver e morrer. Este é o meu testamento e minha última vontade. Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Lima Duarte, ________ do Rio do Peixe, onde residiam meus pais, ou de São Francisco de Paula, onde residi sempre; sou filha legítima de José Rodrigues Gomes  e de Mariana Lúcia Perpétua e não tenho filhos.

Declaro que desejo que meu enterro seja feito com a maior simplicidade, sem galões e outros aparatos dispendiosos e que descansem meus restos mortais juntos do meu pai José Rodrigues Gomes, no caso que faleça nesta freguesia de São Francisco de Paula. Mando que se digam dez missas por minha alma, dez pelas almas dos meus consangüíneos: pais, irmãos e sobrinhos; cinco por alma do meu marido comendador José Anastácio da Costa Lima; cinco por almas dos meus escravos e ex-escravos falecidos até _________ .

Aos pobres mais necessitados da freguesia de São Francisco de Paula; deixo cem mil réis para a Capela Arquiepiscopal do Patrocínio, em São José do Rio Preto e cem mil réis para a matriz de São Francisco de Paula. Lego dois contos e trezentos mil réis a Antonio Ribeiro Ferreira, dois contos e trezentos mil réis a Manoel Ribeiro Ferreira, dois contos de réis a Francisca Cândida Ribeiro, como indenização do que lhes coube na fazenda da Jacutinga e declaro que estes legados não terão valor se antes da minha morte eu lhes fizer o pagamento. Lego além do supradito um conto de réis a Francisca Cândida Ribeiro e um conto de réis a Alberto José Rodrigues, além de igual parte aos outros seus irmãos José Joaquim d’Assis Rodrigues, Jovelino José Rodrigues, Albertina Umbelina Rodrigues, Euclides José Rodrigues, Maria Umbelina Rodrigues, Aristides José Rodrigues e Urbano José Rodrigues, filhos legítimos do meu irmão capitão Joaquim Calisto Rodrigues e D. Carlota Umbelina Rodrigues. Aos supraditos meus sobrinhos  instituo-os herdeiros dos meus remanescentes.

Rogo em primeiro lugar a meu irmão capitão Joaquim Calisto Rodrigues, em segundo lugar a meu sobrinho José Joaquim d’Assis Rodrigues, em terceiro lugar a meu sobrinho Jovelino José Rodrigues para que seja meu testamenteiro e deixo quinhentos mil réis de gratificação ao que se encarregar dele. Esta é a minha vontade e disposição para depois de minha morte e por este testamento revogo qualquer outro.

Fazenda do Claro, freguesia de São Francisco de Paula, 4 de abril de 1917

Maria Cândida Perpétua