PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Padre Manoel da Paixão e Paiva”, neste site

 

MARIA CÂNDIDA DE SIQUEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1881

Caixa: 439

Inventariada: Maria Cândida de Siqueira

Inventariante: Daniel Antonio de Paiva

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: --

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Maria Cândida de Siqueira de quem é Testamenteiro Daniel Antonio de Paiva.

Data: 05-09-1881

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Diz Daniel Antonio de Paiva, testamenteiro e herdeiro de Dona Maria Cândida de Siqueira que a mesma deixou somente o seu espólio em dinheiro que estava em poder do Coronel Custódio de Almeida Magalhães e hoje em poder do Suplicante (...)  739$280 (total) (...).

 

fls. 03 - Testamento

Registro do Testamento solene com que faleceu nesta cidade de São João del Rei Maria Cândida de Siqueira, solteira, natural e moradora nesta mesma cidade (...).

 

Em nome de Deus Amém.Eu Maria Cândida de Siqueira, filha legítima de Ricardo Antonio de Siqueira, e de Dona Antonia Leonarda de Siqueira, ambos falecidos, nascida e batizada na Freguesia desta cidade, solteira.

Declaro que estando no gozo da minha saúde, ordeno o meu Testamento pela maneira seguinte:

Não tenho herdeiros forçados.

Declaro que possuo somente a quantia de novecentos mil réis que se acha ao presente em poder do Coronel Custódio Almeida de Magalhães, sendo tudo quanto tenho porque de insignificantes trastes que possuía deles dispus.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a Daniel Antonio de Paiva, em segundo lugar ao Padre João Batista do Sacramento e em terceiro lugar ao Padre José Maria Xavier (...).

(...) quero que o meu corpo seja sepultado no Cemitério da Ordem Do Carmo (...).

(............)

(...) uma missa pela alma de meu irmão Cesário; uma pela alma de meu irmão Manoel Zacharias; uma pela alma de meu irmão Elias; uma pela alma de minha irmã Claudiana; duas pela alma de minha irmã Cândida, uma pela alma do Padre Ernesto; uma pela alma de minha sobrinha Carolina; uma pela alma de meu sobrinho Aureliano; uma pela alma de meu sobrinho Carlos; e outra pela alma de meu sobrinho Francisco (...); uma finalmente por intenção de meu sobrinho Doutor João Batista dos Santos, e se for falecido por sua alma, bem como se dirá mais uma missa por intenção de meu sobrinho Manoel Clemente.

Cumpridas estas minhas disposições instituo por herdeiro dos remanescentes de meus bens ao meu primeiro Testamenteiro Daniel Antonio de Paiva em remuneração dos benefícios que me tem feito e por ter tratado de todos os meus negócios, e se por acaso ao tempo do meu falecimento ele não existir, passará esta herança aos seus irmãos que forem vivos.

(............)

(...) por eu não saber ler nem escrever foi este Testamento feito a meu rogo pelo Tabelião Lucas Antonio Duarte (...).

São João del Rei, 19 de Outubro de 1877

Dona Maria Cândida de Siqueira

 

fls. 06 - Abertura

Aos trinta dias do mês de Maio de mil oitocentos e oitenta e um (...) foi aberto este Testamento com que faleceu a Testadora Dona Maria Cândida de Siqueira (...).