PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lobo da Silva Rios”, neste site.

 

MARIA BÁRBARA JOAQUINA DA NATIVIDADE

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1844

Caixa: 343

Inventariada: Maria Bárbara da Natividade

Inventariante: José da Silva Rios

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 38

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Diz José da Silva Rios testamenteiro de sua irmã D. Maria Bárbara da Natividade (...).

 

fls. 05v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas térreas cobertas de telha com pátio e quintal, assoalhadas e forradas, sitas na rua do Morro do Bonfim 450$000

 

fls. 07 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Digo eu Maria Bárbara Joaquina da Natividade, estando gravemente enferma mas em meu perfeito juízo e claro entendimento, faço este meu Testamento em o qual declaro minha última vontade na maneira seguinte:

Declaro que sou natural deste Curato, filha legítima do Doutor Francisco Lobo da Silva Rios e de Dona Joaquina Rosa da Conceição,. ambos já falecidos.

Declaro que sou viúva de Carlos José da Silva Rios, de cujo matrimônio não tivemos filhos descendentes, nem ascendentes.

Declaro que meus Testamenteiros serão em primeiro lugar Francisco Antonio da Silva Rios, em segundo lugar meu mano Joaquim José da Silva Rios, e em terceiro lugar meu mano José da Silva Rios (...).

Declaro que instituo por minhas herdeiras as minhas sobrinhas Francisca e Mariana, filhas de meu irmão José da Silva Rios, de tudo quanto ficar depois de cumpridas minhas disposições.

Declaro que o meu corpo será sepultado no Cemitério de minha Ordem de São Francisco.

(.........................)

Declaro que deixo de esmola a meu afilhado José, filho do meu irmão José, a quantia de cinquenta mil réis.

Deixo de esmola a minha afilhada Claudina, filha de meu compadre Francisco de Paula, a quantia de cinquenta mil réis.

Declaro que deixo a minha prima Francisca de Paula Rios e a minha comadre Maria Romana da Silva e a Thomazia Lopes de Siqueira a quantia de cinquenta mil réis a cada uma em recompensa dos trabalhos que tem tido comigo.

(.........................)

Declaro que por me achar de cama e não poder escrever, pedi a Joaquim José da Silva que este por mim escrevesse (...).

(.........................)

Sítio da Pedreira 2 de Agosto de 1843

Maria Bárbara Joaquina da Natividade

 

fls. 09 - Abertura

Aos seis dias do mês de Fevereiro do ano de mil oitocentos e quarenta e quatro (...) neste Curato de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, Freguesia e Termo da cidade de São João del Rei em as casas de residência do Alferes José da Silva Braga (...) foi aberto o presente Testamento com que faleceu Maria Bárbara Joaquina da Natividade, neste Distrito de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno (...).

 

fls. 08 - Aprovação

Data: 02-08-1843

Local: Curato de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno Freguesia da cidade de São João del Rei, em casas de residência da Testadora Dona Maria Bárbara Joaquina da Natividade.

 

fls. 13

Diz José da Silva Rios testamenteiro de sua irmã D. Maria Bárbara Joaquina da Natividade que procedendo-se a inventário dos bens da mesma (...) já avaliado uma morada de casas térreas cobertas de telha com pátio e quintal sita na Rua do Morro do Bonfim desta cidade (...).