PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Aportes à Genealogia Paulistana “Maria Angélica Nogueira - SL. VI, 433, 6-8”, neste site.

 

MANOEL RABELO LEITE

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1784

Caixa: 504

Inventariado: Manoel Rebelo Leite

Inventariante: Maria Angélica Nogueira

Local: Paragem do Rego d’água Fazenda de João de Souza Nogueira Termo da Vila de São João del Rei.

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Manoel Rebelo Leite de quem é inventariante a viúva mulher do mesmo Dona Maria Angélica Nogueira.

Data: Outubro de 1784

Local: Paragem chamada o Rego d’água Fazenda de João de Souza Nogueira Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

fls.03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade. Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento, ou como em direito melhor nome ou lugar haja, virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e oitenta e três anos nesta Paragem chamada a Boa Vista da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, Minas e Comarca do Rio das Mortes aos dez dias do mês de Abril do dito ano em casas de morada de José Gomes, estando eu Manoel Rebello Leite gravemente enfermo, porem em meu perfeito juízo que Deus Nosso Senhor me fez mercê, temendo-me da morte e quando meu Senhor Jesus Cristo me chamar a contas faço este meu testamento pela forma e da maneira seguinte.

Declaro que sou filho legítimo de João Rebello Leite e de sua mulher Jerônima de Araújo, natural e batizado na Freguesia de Santa Eulália Antiga de Fafe Conselho de Monte Longo Comarca de Guimarães Arcebispado de Braga e morador nesta dita Freguesia de Nossa Senhora e Aiuruoca da Comarca do Rio das Mortes onde sou casado com Maria Angélica Nogueira, filha legítima do Capitão Mor Thomé Rodrigues Nogueira e de sua mulher Maria do Prado, de cujo matrimônio não tivemos filhos alguns, e querendo por minha alma em via e caminho do céu faço este dito testamento.

(.......................)

Meu corpo será amortalhado em hábito de São Francisco e na falta será o hábito à eleição do meu testamenteiro (...).

(.......................)

Peço e rogo a meu sobrinho o Alferes Antonio Rebello Leite, morador na Comarca do Serro Frio em o Arraial da Tapera Freguesia da Conceição do Serro, em primeiro lugar; em segundo ao Guarda Mor Francisco Tavares Pereira, e em terceiro lugar a Francisco Garcia Soares que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros (...).

(.......................)

Declaro que o meu corpo será sepultado dentro da Capela ou Matriz onde eu falecer (...).

(.......................)

Pagas as minhas dívidas e o meu funeral o que restar de todo monte os disponho na forma seguinte:

Deixo uma cabra por nome Ana a meu sobrinho o alferes Antonio Rebello Leite.

(.......................)

Declaro que tenho dois filhos naturais, um por nome Domingos Rebello e outra por nome Cipriana Rebello, casada com Antonio de Oliveira do Rosário os quais deixo e instituo por meus universais herdeiros de todos os meus bens depois de pagas as minhas dividas e satisfeitos os meus legados.

(.......................)

(...) e por eu não poder fazer por minha mão nem assinar pedi e roguei ao Guarda Mor Manoel Nunes de Mendonça tabelião deste Julgado que por mim escrevesse (...).

Manoel Rebello Leite

 

Aprovação:

Data: 10-04-1783

Local: Paragem chamada a Boa Vista da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Jose Lopes

 

Certidão

Certifico em como aos dez de Dezembro de mil setecentos e oitenta e três faleceu Manoel Rebello Leite com este Testamento o qual foi entregue para ser aberto(...).

 

fls. 07 - Procuração

Que Faz: o Alferes Antonio Rebello Leite (sobrinho do inventariado)

Procuradores Nomeados:Dona Maria Angélica Nogueira, mulher de meu tio Manoel Rebello Leite e aos Doutores Francisco Vieira de Souza Ferraz, João Antonio da Silva Leão, Alferes Nicolau Antonio Nogueira, Capitão Domingos Rodrigues Barreiros, Manoel de Sá Peixoto Ferraz.

Data: 20-04-1783

Local:Vila de São João del Rei

 

Herdeiros (filhos naturais)

01- Domingos Rebello Leite, de idade de trinta e cinco anos

02- Cipriana Rebella, de idade de trinta anos.

 

Bens de Raiz:

- um sítio denominado o Rego de Água do Caminho da Aiuruoca  200$000. Este sítio contém casas de vivenda cobertas de capim, paiol coberto do mesmo, monjolo e suas árvores de espinhos, a qual fazenda se compõem de matos virgens, capoeiras e seus logradouros.

 

Diz Maria Angélica Nogueira, viúva de Manoel Rebello Leite, que ela principiou a dar a inventário os bens de seu casal e protestou adir os mais que houvessem os que quer cumprir por seu procurador e feita a adição, como os bens dela se acham no Rio Grande (...).

 

Procuração:

Procuradores Nomeados:a meu sobrinho João de Souza Nogueira; ao Capitão Domingos Rodrigues.

Data: 22-04-1785

Local: Baependi

Que Faz: a viúva Dona Maria Angélica Nogueira

 

Dizem Domingos Rebello Leite e Antonio de Oliveira, por cabeça de sua mulher Cipriana Rebella Leite, que tendo seu pai casado com Dona Maria Angélica Nogueira, sem filhos legítimos, instituiu aos suplicantes seus filhos como únicos herdeiros de seus bens (...).

 

Dizem Domingos Rebello Leite e Antonio de Oliveira, este por cabeça de sua mulher Cipriana Rebella Leite, moradores no Rio Grande da Comarca da Vila de São João del Rei (...).

 

fls. 30 - Procuração

Data: 30-04-1787

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Antonio de Oliveira do Rosário (genro do inventariado)

Procuradores: Doutores Jose da Silveira e Souza, Jose Rebello Maia, Francisco Lobo da Silva Rios, Gomes da Silva Pereira e aos Solicitadores Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, Tenente Manoel Caetano da Silva, Francisco Soares da Graça, Capitão Domingos Rodrigues Barreiros, Manoel de Sá Peixoto Ferraz (...).

 

Procuração

Que faz a viúva Dona Maria Angélica Nogueira.

Data: 05-04-1783

Local: Paragem denominada o Convento da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Aiuruoca Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada ou Paiol do Alferes José Garcia Duarte

Procuradores Nomeados: em Aiuruoca o Alferes Joaquim Correa Toledo, Francisco Moreira de Pisa Barreto, o Licenciado Francisco Lopes Guimarães; em Baependi o Capitão José Nogueira de Sá e João de Souza Nogueira; na vila de São João del Rei ao Dr. Jose da Silveira e Souza (...).

 

Substabeleço os poderes da procuração bastante de Dona Maria Angélica Nogueira, que se acha nos Autos deste Inventário de Manoel Rebello Leite, ao Dr. João Antonio Ferreira da Costa para deles usar no que fizer a bem da dita minha constituinte ficando-me os mesmos em seu vigor.

Vila de São João del Rei, 01 de Março de 1793

Manoel Caetano da Silva