PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL Pereira da silva

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa: 496

Nº de fls. : 31

Ano: 1749

Inventariado: Manoel Pereira da Silva

Inventariante: da Costa Peixoto

Data: 11-11-1749

Local : Arraial de Itaverava.

Transcrito por : Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Fl. 01

... os bens que ficaram de Manoel Pereira da Silva natural que dizem ser do Rio Caldo Arcebispado de Braga, que faleceu abintestado de morte violenta, casado que foi com Maria Eugenia natural destas minas e moradores que foram em o sítio chamado a Barra a qual mulher se ausentou para as partes do Rio das Contas, arcebispado da Bahia de cujo matrimônio não lhe ficaram filhos.

 

Fl. 02

Declarou o dito inventariante haver uma Igreja no dito arraial de Itaverava com  a invocação de Santo Antonio em que dizem ser sócio Frutuoso de Souza com o defunto Manoel Pereira da Silva a qual obra foi vista e examinada pelos ditos avaliadores ... disse que o dito defunto tinha arrematado a dita obra em preço de vinte mil cruzados ...

 

Fl. 03 – ESCRAVOS: 01

 

Fl. 03 – BENS DE RAIZ

01- Declarou mais o dito inventariante haver umas casas de telha citas na Barra com umas capoeiras da outra parte do Rio, com seu bananal, tudo avaliado pelos ditos avaliadores em noventa mil réis. 90$000.

 

02- Declarou mais o dito inventariante haver umas posses no Rio da Espera nas cabeceiras do Chupeto foram avaliadas pelos ditos avaliadores em setenta e cinco mil réis. 75$000.

 

Fl. 03v. ESCRAVOS que a viúva levou consigo: 06

 

Fl. 07v. – Monte Mor:   2:204$250