PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 1º, neste site.

 

MANOEL MOREIRA PRUDENTE, padre

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1822

Caixa: 477

Inventariado: Padre Manoel Moreira Prudente

Inventariante: José Coelho Mendes

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 26

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Padre Manoel Moreira Prudente de quem é Testamenteiro e Inventariante José Coelho Mendes.

Data: 30-07-1822

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 01 - Declaração

Declarou o inventariante que o testador havia falecido no dia dezesseis de Outubro do ano próximo passado de mil oitocentos e vinte e um com Testamento solene (...).

 

fls. 02 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu o Padre Manoel Moreira Prudente, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca deste Bispado, Comarca do Rio das Mortes, filho legítimo de Francisco Moreira de Carvalho e Theodora Maria de Jesus já falecidos e ao presente morador no Arraial do Senhor Bom Jesus de Matosinhos contíguo a Vila de São João, estando em meu perfeito juízo que Deus Nosso Senhor foi servido dar-me e com saúde, faço este meu Testamento na forma seguinte:

Deixo por meus Testamenteiros em primeiro lugar ao Alferes José Coelho Mendes, em segundo a Florentino Cortes Prudente, em terceiro ao Capitão José Moreira da Rocha, em quarto ao Reverendo Gonçalo Correa de Carvalho (...).

O meu corpo será levado a Capela da Senhora do Carmo sem pompa e sem acompanhamento e nela será sepultado (...).

(.......................)

O meu escravo João Paulo se entregará pelo amor de Deus a minhas sobrinhas Maria Theodora e Ana Joaquina, filhas do falecido meu irmão Aleixo Moreira, para as servir enquanto elas viverem e o dito escravo não ficará sujeito a dívida alguma de pensão das ditas minhas fizerem e depois de sua morte ficará o dito escravo liberto pelo amor de Deus.

(.......................)

Depois de cumprir os meus legados e disposições deixo por meu herdeiro de tudo que me pertencer a Florentino Carlos Prudente e se este for falecido ao tempo do meu falecimento passará o que me pertencer às minhas sobrinhas atrás referidas com a condição que a chácara onde vivo e moro não ficará sujeita a pensão ou dívidas que fizer o dito meu herdeiro (...).

(.......................)

Vila de São João del Rei, 08 de Agosto de 1820

Padre Manoel Moreira Prudente

 

fls. 04 - Abertura

Aos dezesseis dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e vinte e um (...) foi apresentado o presente Testamento com que faleceu o Reverendo Manoel Moreira Prudente (...).

 

fls. 05 - Herdeiro

01- Florentino Carlos Prudente, de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos.

 

fls. 09 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas de sobrado no Largo do Arraial do Senhor de Matosinhos, subúrbios desta vila, com um grande quintal ou chácara com vários arvoredos de diferentes qualidades, que parte de um lado com o Reverendo Vigário da Vara Antonio Ribeiro de Resende e de outro com casas que foram da falecida Theresa conga, escrava que foi do Testador  1:300$000

 

Monte Mor  2:439$720