PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Luiz Marques da Fonseca”, neste site.

 

MANOEL JOSÉ VIEIRA

De Genere

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG Tipo de Documento: Inventário

Tipo de Documento: Processo De Genere

Local: Lavras do Funil

Justificante: Manoel José Vieira

Data: 13-08-1786

Local: cidade de Mariana

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 02

Diz Manoel José Vieira natural da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil onde é morador em companhia de seus pais o Capitão Manoel José de Viveiros e sua mulher Dona Vicência Jacinta da Fonseca Bessa (...).

 

Patrimônio

(...) era proprietário de uma Fazenda sita na Paragem chamada Águas Verdes deste Termo, que se compõem de engenho de caba, casas de vivenda cobertas de telha, senzalas, ranchos, matos virgens, capoeiras e campos (..) do Termo de São João del Rei (...).

 

Diz Manoel José Vieira, natural e batizado na Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil Comarca do Rio das Mortes e Bispado de Mariana, filho legítimo de Manoel José Vieira natural e batizado na Freguesia de Santo Antonio do Bom Retiro da Roça Grande hoje denominada de Santa Rita Comarca do Sabará e de sua mulher Dona Vicência Jacinta da Fonseca, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados Comarca do Rio das Mortes; neto pela parte paterna do Capitão José Vieira Viveiros, natural da Pena da cidade e Patriarcado de Lisboa e de sua mulher Dona Francisca Maria Correa de Miranda, natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Candelária da cidade do Rio de Janeiro; e pela materna de Luis Marques da Afonseca, natural e batizado na freguesia de Aveiros de cima da Comarca de Santarém Patriarcado de Lisboa e de sua mulher Dona Rosa Maria de Bessa, natural e batizada na Freguesia de Marapicu Bispado do Rio de Janeiro (...).

 

(...) sua avó Dona Rosa Maria de Bessa é filha de Domingos de Bessa e de sua mulher Vicência de Mello - e a mesma Dona Rosa é mãe de Narciso Marques de Bessa tio do habilitando, o qual se habilitou há mais de 40 anos no Rio de Janeiro (...).

 

(...) sua avó paterna Dona Francisca Maria Correa de Miranda é filha legítima do Capitão Mor João Soares de Miranda e de Dona Urbana ------ de Azevedo Coutinho (...).

 

Primos do pai do habilitando: Sr. Manoel Vieira de Viveiros:

- João Carlos da Silva, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, assistente nos Passos da Inquisição desta cidade, batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Pena, filho legítimo do Alferes Luís Antonio da Silva e de Dona Maria Egipciaca, ambos naturais desta cidade, ele batizado na Freguesia de Santa Justa e ela na de São José e moradores na Rua do Loureiro Freguesia de Nossa Senhora das Mercês; neto paterno do Capitão João da Silva de Carvalho e de Dona Maria de Távora, naturais desta cidade, batizado na Freguesia de Santa Engracia e filho de Luis da Silva de Carvalho e de Dona Faustina de Roxas e ela natural do lugar de Caparica, batizada na Freguesia de Nossa Senhora do Monte e filha de Dom Felipe Moura e de Isabel de Moura - Neto materno de Manoel Vieira de Viveiros e de Maria Josefa, naturais ele da Ilha da Madeira e batizado na Freguesia de Santa Ana e filho de outro Manoel Vieira de Viveiros e de Ana Teixeira e ela natural desta cidade, batizada na Freguesia de São José e filha de João de Marguram e de Maria de Azevedo e moradores que foram na Freguesia de Nossa Senhora da Pena, (...).

 

- Manoel José de Távora:

- natural da cidade de Lisboa, batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Pena no ano de mil setecentos e vinte e oito, morador na mesma cidade nas casas da Inquisição, filho legítimo do Alferes Luís Antonio da Silva e de Dona Maria Egipciaca, naturais da mesma cidade, ele batizado na Freguesia de Santa Justa no ano de mil seiscentos e oitenta e dois e ela na Freguesia de São José no ano de mil seiscentos e noventa e seis, ambos já falecidos há muitos anos moradores na Rua dos Loureiro Freguesia de Nossa Senhora das Mercês.

 

Certidão:

Aos treze dias do mês de Março de mil setecentos e vinte e oito nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Pena batizei a Manoel, que nasceu aos vinte e nove de Fevereiro antecedente e é filho de Luis Antonio da Silva e de sua mulher Maria Egipciaca moradores no Campo (...) foi padrinho Antonio Jose de Miranda e madrinha por procuração Dona Francisca Xavier (...).

 

Proclamas

Quer casar o Capitão José Vieira de Viveiros, filho legítimo de Manoel Vieira de Viveiros e de sua mulher Maria Josefa, já defuntos, natural da cidade de Lisboa e batizado na Freguesia de Santa Ana da mesma cidade; com Dona Francisca Maria Correa de Miranda, filha legítima do Capitão Mor João Soares de Miranda e de sua mulher Dona Urbana Grinalda de Azevedo Coutinho natural da cidade do Rio de Janeiro e batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Candelária da mesma cidade.

 

Certidão - Paróquia de Santa Luzia Comarca de Sabará

Aos quatorze de Janeiro de mil setecentos e vinte e cinco batizou e pôs os santos óleos de minha licença o Reverendo Padre Paulino Pestana de Souza na Capela do Capitão Mor João Soares de Miranda, a Manoel, filho do Capitão José Vieira de Viveiros e de sua mulher Dona Francisca Maria Correa de Miranda. Foi padrinho  São Gonçalo e o Ajudante Tenente Sebastião Correa de Miranda, todos desta freguesia (...).

 

Certidão: Em os três de Fevereiro de mil seiscentos e oitenta e um batizei e pus os santos óleos a Luis, filho de Antonio Marques e de sua mulher Maria da Fonseca. Foram padrinhos Gaspar Fernandes e Domingas Francisca, todos desta Vila e Freguesia (...).

Aveiros de Cima, 2 de Dezembro de 1789

 

Certidão: Rio de Janeiro - Freguesia da Candelária - Livro de Batizados dos Brancos.

Em vinte e quatro de Setembro de mil setecentos e seis batizei e pus os santos óleos a Francisca, filha de João Soares de Miranda e de sua mulher Dona Urbana Grinalda. Foi padrinho o Capitão Marcos da Costa Castelo Branco e Thomé de Freitas.

 

Certidão

Aos vinte e sete dias do mês de Julho de mil setecentos e trinta e dois anos nesta Matriz dos Prados batizei e pus os santos óleos a Vicência, filha de Luís Marques da Fonseca e de sua mulher Dona Maria. Foram padrinhos Jose Ferreira dos Santos e Páscoa Maria, mulher de Antonio Barrosos Coimbra (...).

Prados, 20 de Novembro de 1786

 

Certidão

Aos quatro dias do mês de Outubro de mil setecentos e cinquenta e três anos, nesta Matiz dos Prados pelas onze horas do dia, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino nesta mesma freguesia donde a contraente é moradora e nas mais donde se deviam fazer, sem se descobrir impedimento algum como consta de uma provisão que me apresentaram o muito Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca José Sobral e Souza que fica em meu poder, em minha presença e das testemunhas o Padre Antonio Nunes e Frutuoso Gonçalves desta mesma freguesia se casaram por palavras de presente o Alferes Manoel José Vieira, filho legítimo do Capitão José Vieira e de Francisca Maria Correia de Miranda, natu-- [parte danificada] Freguesia de Santo Antonio do Bom Retiro da Roça Grande Comarca do Sabará com Dona Vicência Jacinta da Fonseca, filha legítima de Luís Marques de Afonseca e sua mulher Dona Rosa Maria de Bessa, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, e logo lhes dei as bênçãos nupciais conforme os ritos da Santa Madre igreja (...).

Prados, 21 de Novembro de 1786

 

Certidão

Paróquia de Santa Ana das Lavras do Funil

Aos vinte e oito dias do mês de Agosto de mil setecentos e cinquenta e sete na Capela de Santa Ana, filial desta freguesia, o Padre Francisco Jorge Martins de minha licença batizou e pôs os santos óleos a Manoel, filho legítimo de Manoel José Vieira, natural da vila de Sabará e de sua mulher Vicência Jacinta de Afonseca. Foram padrinhos Domingos Rodrigues da Silva e Dona Isabel Buena. Assistindo e tocando o batizado na pia Dona Francisca de Morais, viúva, por procuração da dita Dona Isabel Buena, todos moradores desta freguesia (...).

 

Diz Manoel José Vieira, natural da Freguesia das Lavras do Funil que ele suplicante recebeu nas vésperas de Dezembro do ano passado a Ordem de Diácono nesta cidade onde se acha presentemente residindo (...).

 

(...) seu avô o Capitão José Vieira de Viveiros era irmão de Dona Maria Egipciaca mãe do Reverendo Padre Frei Felipe da Encarnação, sacerdote professo na Ordem dos Pregadores, primo legítimo do sobredito Manoel José Vieira, pai do habilitando (...).

 

Diz Manoel José Vieira de Viveiros, filho legítimo do Capitão Manoel José Vieira, morador em Mariana; por causa de seus estudos no Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Termo desta vila de São João del Rei (...)

 

Diz Manoel José Vieira, clérigo in minoribus (...) vai servir a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto Real, filial da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil (...).