PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL JOSÉ FAGUNDES

e

ANA DELFINA JESUS

Processo Matrimonial

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

Documento: Processo Matrimonial

Oradores: Manoel José Fagundes e Ana Delfina Jesus

Data: 1890

Local: Guiricema (Bagres)

Referência:118794 / A:47/ P:11880

Transcrito por: Izabella Fátima Oliveira de Sales a pedido de Regina Junqueira

 

[fl2]

[Abertura]

Os Oradores Manoel José Fagundes e Anna Delfina / de Jesus da Freguesia dos Bagres, deste bispado, elle filho / legitimo de Antonio Jose Fagundes e Maria Rosa / dos Santos, e ella filha legitima de Fortunato Pereira de / Miranda e Delfina Maria de Jesus, querem se casar; mas obsta lhes o impedimento de consanguinidade em 3 grao atingente o 2 da linha lateral, porque Antonio / Jose Fagundes pai do orador e Rita Maria de Jesus, avó / Materna da Oradora, erão irmãos de pai e mai; filhos de / Martinho José dos Santos e Maria Lopes de Passus, que / não tinhão entre si nenhum parentesco, assim como / não há nenhum parentesco entre Maria Rosa dos Santos / mai do orador e o pai e mai da oradora, nem entre / os respectivos pais de cada um dos oradores entre si./

Também não há outra espécie de impedimento, como, affinidade licita nem illicita, parentesco espiritual / rapto etc. Pedem a V. Exm Rvm se digne dispensar com / elles no referido impedimento, pellas causas seguintes: 1ª Estrei/teza de lugar onde mora a oradora, que tem 300 fogos – 2ª / Demaziada e perigosa familiaridade entre elles, porque a / oradora reside a muito tempo em casa do orador e embora / nada se tenha dado de mal, os vizinhos estão mormurando. 3ª falta de dote da Oradora, a qual é órfã de pai e mai, conta mais de 25 anos e tem falta de um olho. Como nada / podem offerecer, pedem (...) prescrever -/ lhes saudaveis penitencias.

 

[fl 2v]

[Súmula]

(...) dispenso com elles no impedimento / de consangüinidade em 3º grau / attingente ao 2º, e lhes imponho por / penitencias 9 terços ou 3 rosarios / de Nossa Senhora (...) Mariana 1º de maio de 1890.