PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º, neste site.


MANOEL JOSÉ DE BARROS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1794

Caixa: 536

Inventariado: Manoel José de Barros

Inventariante: Mariana Claudia Theodora

Local: Fazenda Sesmaria da Aplicação de São Thiago

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventariante: Mariana Claudia Theodora

Inventariados: os bens que ficaram por falecimento de seu marido Manoel José de Barros

Data: 20-02-1794

Local: Fazenda chamada a Sesmaria da Aplicação de São Thiago Termo da vila de São José, em casas de morada que foi do falecido Manoel José de Barros.

 

fls. 01 - Declaração

Declarou a inventariante que o falecido seu marido fora natural da Freguesia de Salvador de Bertiando Termo da Ponte de Lima Comarca de Valença Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Fernandes de Miranda e de Rosa Antunes, já defuntos, e que falecera aos vinte e oito dias do mês de Outubro do ano próximo passado com o seu solene testamento e que somente fora casado com ela inventariante (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- José de idade de 30 anos.

02- Maria, de idade de 29 anos

03- Manoel, casado

04- João, de idade de 24 anos.

05- Antonio, de idade de 16 anos.

06- Rosa, de idade de 20 anos

07- Ana, de idade de 18 anos

08- Mariana, de idade de 9 anos.

09- Francisco, de idade de 10 anos.

10- Joaquim, de idade de 13 anos

11- Sebastião, de idade de 8 anos.

12- Bento, de idade de 2 anos.

 

Bens de Raiz:

- uma fazenda chamada a Sesmaria da Aplicação de São Thiago, que se compõem de suas capoeiras e seus logradouros, com casas de vivenda coberta de telha, engenho de fazer farinha e paiol, tudo coberto de telha  2:000$000

 

fls. 07 -- Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em quem creio.

Saibam quantos este instrumento virem que sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e noventa e três, aos vinte dias do mês de Julho do dito ano nesta fazenda chamada a Sesmaria, Aplicação de São Thiago freguesia de São João del Rei Termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em minha casas de morada.

Eu Manoel José de Barros estando doente de cama mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor foi servido dar-me, temendo-me da morte e desejando por a minha alma no verdadeiro caminho da salvação e por não saber o que o mesmo Senhor de mim quererá fazer e de quando será servido de levar-me para Si faço este meu testamento na forma seguinte:

(........................)

Rogo em primeiro lugar ao meu filho Manoel José de Barros, em segundo lugar a Sebastião José Esteves e em terceiro lugar a Thomas Mendes que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram aceitar serem meus testamenteiros (...).

(........................)

Meu corpo será envolto em o hábito do glorioso Padre São Francisco de quem fui indigno irmão professo na vila de São João del Rei e será meu corpo sepultado na Igreja matriz ou Capela que se achar mais perto (...).

(........................)

Declaro que sou natural da freguesia de Salvador do Bertiando Termo de Ponte de Lima Comarca de Valença Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Fernandes de Lima,digo, Fernandes de Miranda e de Rosa Antunes, já defuntos.

Declaro que sou casado nesta terra com Mariana Claudia Theodora de cujo matrimônio tenho os filhos seguintes até o presente, a saber: José = Maria = Manoel = João =Antonio = Rosa = Ana = Mariana = Francisco = Joaquim = Sebastião =Bento, e todos estes serão meus herdeiros da parte que por direito lhes tocar, com advertência que meu filho Manoel se acha já casado com Florinda da Silva.

Declaro que os bens que possuo ao presente é esta fazenda chamada a Sesmaria que consta de casas de vivenda, paiol, engenho, tudo coberto de telha, senzalas cobertas de capim, quintais com várias plantas e arvoredos, terras de culturas, campos de criar bois de carro e os mesmos carros com todos seus pertences, vários escravos, de machos e fêmeas grandes e pequenos, todos os que se acharem por meu falecimento, como também alguma criação de porcos e gados e assim mais todos os bens móveis de casa e tudo o mais que se achar por meu falecimento que juntamente me pertence como também algumas bestas maiores e alguns cavalos (...).

Depois de pagas todas as dividas que se deverem, o que ficar liquido se repartirá em duas meações, uma das quais pertence a minha mulher e a outra pertence a mim e desta minha meação o que me toca é somente a terça por ser os mais de meus herdeiros e da dita terça disponho da maneira seguinte:

(........................)

Deixo mais se mande dizer pela alma do falecido meu tio o Padre José Fernandes dez missas ditas na Capela de Santa Rita, também de esmola costumada.

(........................)

Deixo a cada uma de minhas quatro filhas cinquenta mil réis da minha terça por esmola.

(........................)

Declaro que tudo o que sobejar da minha terça depois de satisfeitos meus legados se mandará dizer em missas pela minha alma a qual instituo e nomeio por minha herdeira nestas partes.

(........................)

(...) Distrito de São Thiago, pedi ao Senhor João Pereira de Sampaio que este por mim escrevesse e assinasse (...).

Fazenda da Sesmaria, 20 de julho de 1793

Manoel José de Barros

 

Aprovação:

Data: 20-07-1793

Local: Fazenda chamada a Sesmaria Aplicação de São Thiago Freguesia de São João del Rei Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do testador Manoel José de Barros.

 

Abertura:

Aos vinte e oito dias do mês de Outubro de mil setecentos e noventa e três na Aplicação de São Thiago da Freguesia de São João del Rei (...) abri este testamento com que faleceu o testador Manoel José de Barros (...).

 

fls. 11 - Procuração

Data: 20-02-1794

Local: Fazenda chamada a Sesmaria em casas de morada do falecido Manoel José de Barros.

Que Faz: a viúva inventariante Mariana Claudia Theodora

Procuradores Nomeados: Doutor José Antonio Rodrigues Rego, Alferes Manoel José da Gama, Capitão Faustino José de Castro (...).

 

fls. 33 - Auto de Contas

Data: 14-01-1799

Local: Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Tutor: Alferes Joaquim Cláudio Dias

Dos Órfãos:

- o órfão José se achava com a idade de 34 anos, vivendo em companhia de sua mãe, com boa educação e se ocupa no serviço da roça.

- a órfã Maria se achava coma idade de 33 anos, vivendo com boa educação no estado de solteira em companhia de sua mãe e que se ocupava em fiar e tecer.

- o órfão João, se achava com a idade de 28 anos, vivendo no estado de solteiro em companhia da inventariante sua mãe, com boa educação e que se ocupava no serviço da roça.

- o órfão Antonio se achava com a idade de 20 anos, vivendo no estado de solteiro em companhia da inventariante sua mãe e que se ocupava no serviço da roça.

- a órfã Rosa se achava com a idade de 24 anos, vivendo com boa educação no estado de solteira e em companhia de sua mãe e que se ocupava em fiar e tecer.

- a órfã Ana se achava casada com Francisco Coelho Ribeiro, sem licença deste Juízo.

- a órfã Mariana se achava coma idade de 13 anos, vivendo com boa educação na companhia da inventariante sua mãe e que se ocupava em fiar e tecer.

- o órfão Francisco se achava com a idade de 14 anos, vivendo com boa educação em companhia de sua mãe e se ocupava no serviço da roça.

- o órfão Joaquim se achava com a idade de 18 anos, digo 17 anos vivendo com boa educação em companhia de sua mãe e se ocupava em trabalhar por seu ofício de sapateiro.

- o órfão Sebastião se achava com a idade de 12 anos vivendo com boa educação em companhia da inventariante sua mãe e que se ocupava em aprender a ler e contar.

- o órfão Bento se achava com a idade de 6 anos, vivendo com boa educação em companhia de sua mãe e se ocupava em aprender a ler e contar.

 

Diz Mariana Claudia Theodora, viúva que ficou por falecimento de Manoel José de Barros, que no inventário que proximamente se fez dos seus bens não se inventariaram uma morada de casas no Arraial de São Thiago e outros bens (...)

 

fls. 46 Diz José Feliz de Barros; João José de Barros, Maria do Nascimento, Rosa Maria da Conceição, e Ana Joaquina casada com Francisco Coelho Ribeiro (...).

 

Monte Mor  5:197$313