PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Ignacio de Faria”, neste site.


MANOEL IGNACIO DE FARIA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 603

Ano: 1775

Data do Óbito: 18-6-1774

Inventariante: Mariana Felícia do Nascimento

Local: São Bento Do Tamanduá

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

FLS. 01-

Inventário dos bens que ficaram do falecido seu marido Manoel Ignacio de Faria.

Data: 21 de agosto de 1775

Local: paragem chamada o Quilombo aplicação da capela de São Vicente Ferreira filial da matriz de São Bento Do Tamanduá em casas de morada da inventariante Mariana Felícia do Nascimento viúva do falecido Manoel Ignacio de Faria.

 

fls. 03v.

Declarou a mesma inventariante e cabeça do casal que o falecido seu marido fora natural da Freguesia da Ilha do Faial do Bispado de Angra, filho legítimo de Pedro Garcia e de sua mulher Maria de Faria ainda viva e aquele falecido e que falecera em o dia dezoito de Junho do ano passado sem testamento e que fora casado com ela inventariante (...).

 

Filhos:

01- Manoel, de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos.

02- Mariana, de idade de doze anos pouco mais ou menos.

03- Lauriana, de idade de dez anos pouco mais ou menos.

04- Severina, de idade de seis anos, pouco mais ou menos.

05- Ana, de idade de três anos, pouco mais ou menos.

06- Domingos, de idade de ano e meio, pouco mais ou menos.

 

Bens -

- Escravos em numero de 18.

 

Bens de Raiz

- Uma fazenda em que vive e mora a mesma inventariante e que se compõem de casas de vivenda coberta de telha, e seu paiol, também coberto de telha, de dois monjolos e senzalas cobertas de capim com suas matas virgens e algumas capoeiras que se denominava Quilombo que de uma parte confronta com Domingos Antonio e da outra com o Capitão Antonio Marques de Moraes e de outra com João Álvares e da outra com o Reverendo Doutor Salvador Paes Godoys dos Passos  1:200$000.

 

Auto de Partilha

 

Monte Mor: 3:509$450

Líquido: 2:688$981

Meação: 1:344$490

para cada herdeiro - 224$081

 

Auto das Contas

Data: 1778

 

- do órfão Manoel

... se acha casado com licença deste Juízo.

 

- da órfã Mariana

... se acha morando na vila de São João del Rei em casas de seu tio Manoel Fernandes Silva, com idade de quinze anos pouco mais ou menos, e se ocupa em cozer, com boa educação.

 

- da órfã Lauriana

... se acha morando em casa de sua mãe, se ocupa em fiar, com boa educação e tem idade de treze anos pouco mais ou menos.

 

- da órfão Severina

... se achava em companhia de sua mãe, com boa educação, com idade de nove anos.

 

- da órfã Ana

... se acha em companhia de sua mãe, e tem idade de seis anos pouco mais ou menos, com boa educação e não tem exercício algum.

 

- do órfão Domingos.

... se acha com idade de cinco anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe, com boa educação.

 

fls. 46

Diz o Alferes Brás Lopes da Costa que ele tem servido de tutor dos órfãos que ficaram por morte de Manoel Ignacio de Faria (...).

fls. 54

Diz Domingos Pires da Costa por cabeça de sua mulher Mariana Rosa que pela certidão inclusa mostra estar casado com a dita e como é filha do falecido Manoel Ignacio de Faria (...).

 

fls. 56

Joaquim Pinto da Silveira Coadjutor nessa paroquial de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o livro que atualmente serve para os assentos dos casamentos , nele a folha 174v., se acha um do teor seguinte:

Aos doze de janeiro de mil setecentos e oitenta nesta matriz de São João del Rei pelas quatro horas para as cinco horas da madrugada com faculdade do muito Reverendo Doutor Vigário da Vara feitas as diligências na forma do Sagrado Concílio e constituição sem se descobrir impedimento algum como constou da provisão do Muito Reverendo Doutor Vigário da Vara em presença das testemunhas abaixo assinadas administrei o Sacramento do Matrimônio por palavras de presente celebraram: Domingos Pires da Costa exposto em cassa de Dona Rosa Maria da Vila da Barca e batizado na Freguesia de São Martinho de Chavães, Comarca de Vianna Arcebispado de Braga e Mariana Rosa de Viterbos, filha legítima de Manoel Ignacio de Faria e de Mariana Felícia do Nascimento natural e batizada na Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, e logo lhe dei as bênçãos na forma do Ritual Romano.

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira.

José de Souza Gonçalves

Joaquim Coelho de Souza.

E não se continha mais no dito assento ao qual me reporto e juro in verbo parochi.

São João del Rei, 8 de Julho de 1780

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira.

 

fls. 60v. - auto de Contas

Data: 22 de Janeiro de 1782.

 

- da órfã Mariana

... se acha casada com Domingos Pires da Costa.

 

- da órfã Lauriana

... se acha casada com Jose Borges de Campos.

 

- da órfã Severina

... se acha com idade de treze anos, pouco mais ou menos e que se acha vivendo em companhia de sua mãe, cabeça do casal, ocupando-se no exercício de fiar e cozer, com boa educação.

 

- da órfã Ana

... se acha com idade de doze anos, pouco mais ou menos e que se acha vivendo em companhia de sua mãe, cabeça do casal, e que em nada se ocupa pela pouca idade, com boa educação.

 

- do órfão Domingos

... se acha com a idade de nove anos, pouco mais ou menos, em companhia de sua mãe e que em nada se ocupa pela sua pouca idade, com boa educação.

 

fls. 68

Diz Jose Borges de Campos, que juntou ao Inventário de Manoel Ignacio de Faria a certidão de seu casamento com Lauriana Felícia, filha do dito Faria (...).

 

fls. 70

Diz Manoel Ignacio de Faria, filho do outro do mesmo nome que se mostra estar casado e para isso obteve licença deste Juízo (...).

 

fls. 71

Diz Manoel Ignacio de Faria, filho legítimo do defunto Manoel Ignacio de Faria e de sua mulher Maria Felícia do Nascimento, moradores na Aplicação de São Vicente Ferreira da Formiga desta Freguesia de São Bento do Tamanduá (...).

 

Padre Jerônimo de Araújo Presbítero Secular, coadjutor desta Freguesia de São bento do Tamanduá Comarca do Rio das Mortes.

Certifico em como em virtude do Despacho supra e revi o livro que serve de assentos dos casados desta freguesia e nele a folha 120 achei o assento do teor seguinte:

Aos onze dias do mês de Julho de mil setecentos e setenta e seis anos em a Capela de são Vicente Ferreira filial desta Paróquia e Matriz de São Bento do Tamanduá feitas as diligencias que determinam as constituições deste Bispado e Sagrado Concilio Tridentino e sem se haver impedimento algum canônico, com licença minha e em presença do Reverendo Doutor Salvador Pais de Godois dos Passos em facie eclezia, celebraram o Sacramento do Matrimônio com palavras Manoel Ignacio de Faria, filho legítimo de Manoel Ignacio de Faria e de Maria Felícia do Nascimento, nascido e batizado na Freguesia da Senhora da Conceição dos Prados e Ana Luiza da Encarnação, filha legitima de João Vicente Corno e de Maria Thereza de Menezes, nascida e batizada na Capela de Santa Ana filial do Ouro Branco todos deste Bispado e moradores nesta Freguesia de que lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunhas o Alferes Domingos Antonio da Silveira e Brás Lopes e outros vários, de que fiz este assento, era e dia et supra.

O Vigário Gaspar Alves Gondim,

E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui trasladei do próprio livro ao qual me reporto.

Arraial de São Bento do Tamanduá

19 de Setembro de 1776

O Padre Jerônimo de Araújo.

 

fls. 73

Dizem Ana e Severina filhas de Manoel Ignacio de Faria que se acham casadas com licença de vosmecê (...).

 

fls. 74

Diz Ana, filha legítima de Manoel Ignacio de Faria que se acha contratada para casar com José da Silveira Machado (...).

 

fls. 75

Diz Severina, filha legítima de Manoel Ignacio de Faria que se acha contratada para casar com Antonio Vieira Lima (...).

 

fls. 76 - O Padre Jerônimo de Araújo, Vigário encomendado da Igreja matriz de São Bento do Tamanduá.

Em virtude do Despacho supra certifico que revendo os livros que servem dos assentos dos casamentos da mesma Freguesia; em segundo livro, dele a folha 287 achei o assento do teor seguinte:

Aos quatorze dias do mês de Abril de mil setecentos e oitenta e seis anos na Capela de São Vicente Ferreira da Formiga, filial desta Matriz de são bento do Tamanduá, pelas dez horas do dia o Reverendo Doutor Salvador Paes Godoys dos Passos de licença minha e em presença das mais testemunhas abaixo nomeadas assisti o Sacramento do Matrimônio que celebraram por palavras de presente em face eclesia tudo na forma do Sagrado Concílio Tridentino e manda o Ritual Romano a José da Silveira, filho legítimo de José da Silveira e de Maria Antonia, nascido e batizado na Aplicação do Passo Tempo filial da Matriz de Santo Antonio da Vila de São José, e Ana Rosa do Nascimento filha legítima de Manoel Ignacio de Faria e Mariana Felícia do Nascimento, nascida e batizada na mesma Capela do Passa Tempo e de presente moradores na Aplicação de São Vicente Ferreira da Formiga. E logo receberão as bênçãos nupciais sendo testemunhas presentes, Antonio da Silveira e João Caetano e várias pessoas que presente se achavam de que para constar fiz este assento que o assinei, dia era et supra.

O Vigário Encomendado o Padre Jerônimo de Araújo.

E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui transladei do  próprio livro ao qual me reporto.

Arraial de são Bento do Tamanduá

18 de Julho de 1787

O Vigário Encomendado o Padre Jerônimo de Araújo.

 

fls. 77

O Padre Jerônimo de Araújo, Vigário encomendado da Igreja matriz de São Bento do Tamanduá.

Em virtude do Despacho supra certifico em como revendo os livros que servem dos assentos dos casamentos da mesma Freguesia; em segundo livro, dele a folha 288 achei o assento do teor seguinte:

Aos vinte e oito dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e oitenta e seis anos em a Capela de São Vicente Ferreira da Formiga, filial desta Matriz de são bento do Tamanduá, pelas dez horas pouco mais ou menos do dia o  Reverendo Doutor Salvador Paes Godoys dos Passos de licença minha e em presença das testemunhas abaixo nomeadas e sem se saber impedimento algum assistiu o Sacramento do Matrimônio que se celebraram por palavras de presente e em facie eclesia na forma do Sagrado Concílio Tridentino e manda o Ritual Romano, Antonio Vieira Lima, filho legítimo de João Vieira da Fonseca e Dona Angela Pedrosa de Almeida, nascido e batizado na Freguesia de Congonhas do Campo e Severina Ignacia do Nascimento, filha legítima de Manoel Ignacio de Faria e de sua mulher Mariana Felícia do Nascimento nascida e batizada na Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José e de presente ambos os contraentes assistentes nesta Freguesia de São Bento do Tamanduá na Aplicação da Formiga, e logo receberam as bênçãos nupciais sento testemunhas presentes João Caetano e Domingos Antonio da Silveira e as mais pessoas que presente se achavam, do que pra constar fiz este assento que o assinei, dia era ut supra.

Padre Jerônimo de Araújo.

E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui transladei do próprio livro ao qual me reporto.

Arraial de São Bento do Tamanduá

18 de Julho de 1787

padre Jerônimo de Araújo.

 

Auto de Contas.

Data: 20 de Fevereiro de 1788

 

- do órfão Domingos.

... se achava morando em companhia da viúva sua mãe, cabeça do casal, e com idade de quatorze anos, pouco mais ou menos, e se ocupava em aprender a ler, escrever e contar.

 

- da órfã Ana

... se acha casada com José da Silveira Machado vivendo em companhia deste e se achava emancipada (...).