PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Gomes Sandim”, neste site.

 

MANOEL GOMES SANDIM

Testamento

e

FRANCISCA DE SOUZA CALDAS

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1769

Caixa: 118

Testador: Manoel Gomes Sandim

Testamenteiro: João Francisco Silva

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 108

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento virem que sendo no ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e sessenta e seis anos aos nove dias do mês de Janeiro do dito ano, eu Manoel Gomes Sandim estando doente em cama de doença que Deus Nosso Senhor me deu mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu temendo-me da morte por não saber o que Deus de mim quer fazer e quando será servido de me levar para si faço este meu Testamento na forma seguinte:

(........................)

Rogo e peço em primeiro lugar ao meu compadre João Francisco da Silva e em segundo lugar a meu compadre João Rodrigues de Faria e em terceiro lugar a meu filho Manoel Gomes Sandim que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros.

Declaro que meu corpo será sepultado digo, será amortalhado em Hábito de São Francisco (...) acompanhado do Reverendo Pároco e mais clérigos que se acharem presentes na Freguesia dos Prados donde sou fregues (...).

(........................)

(...) será meu corpo sepultado em uma das covas da Irmandade do Santíssimo.

(........................)

Declaro mais que sou casado com Francisca de Souza de cujo matrimônio tenho onze(?) filhos entre machos e fêmeas que são meus legítimos herdeiros e como tais os nomeio e instituo na parte que lhe tocar.

Declaro mais que possuo duas fazendas, uma em que moro e outra no Carandaí chamada o Curral de Gado com trezentas cabeças de gado pouco mais ou menos.

(........................)

Declaro mais que possuo umas terras e águas minerais que constam dos títulos que delas tenho.

Declaro mais que de todos os referidos bens pertencem a minha dita mulher e da outra ametade duas aos ditos meus herdeiros e a outra parte como terça a mim Testador.

(........................)

Declaro mais que deixo pelas almas de meus pais, Manoel Gomes da Ponte e Ana Gonçalves, cem missas (...).

(........................)

Declaro mais que nomeio e instituo e deixo por minhas universais herdeiras de tudo o que restar depois de cumpridos os meus legados aqui declarados e juntamente mais deixas da minha terça, as minhas filhas Maria, Ana e Joana; a saber Ana com a metade dos ditos remanescentes da minha terça e as outras duas Maria e Joana em igual parte da outra metade.

Declaro mais que deixo a minha filha Thereza, alem da sua legítima, cinquenta mil reis.

(........................)

Caxambu da Freguesia dos Prados, 09 de janeiro de 1766

Manoel Gomes Sandim

 

fls. 10 - Abertura

Certifico que falecendo no dia vinte e dois de Dezembro de mil setecentos e sessenta e sete Manoel Gomes Sandim (...).

 

 

FRANCISCA DE SOUZA CALDAS

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1797

Caixa: 17

Testadora: Francisca de Souza Caldas

Testamenteiro: José Joaquim de Mello

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 40

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Francisca de Souza Caldas andando doente de moléstia que Deus me deu, mas de pé e em meu perfeito juízo falo este meu solene Testamento na forma seguinte:

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu compadre José Joaquim de Melo, em segundo lugar a meu filho Francisco Gomes de Souza e em terceiro lugar a meu compadre José Martins (...).

O meu corpo será amortalhado em Hábito de São Francisco, se puder haver comodamente aliás em hábito da Senhora do Monte do Carmo e sepultada nesta minha Matriz dos Prados donde sou freguesa (...).

(.......................)

Declaro que fui casada com Manoel Gomes Sandim de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: Maria = Ana = Manoel = Luiz = Antonio = José = Joana = Antonia = Francisco = Valentina = João = Thereza.

Declaro que por falecimento do dito meu marido rematei no Juízo de Órfãos os bens pertencentes aos ditos meus filhos órfãos e já lhe tenho pago as suas legítimas que lhes tocou em partilhas no dito Juízo e alguns já tem passado quitação no mesmo Juízo, e outros não, porém como já disse estão todos pagos de sua legítima que lhe pertenceu do falecido seu pai, pois a todos dei um escravo pela dita legítima menos meus filhos José e João aos quais paguei em dinheiro por não quererem aceitar uma crioula que eu dava a cada um, os quais por não ter dinheiro vendi a meu compadre José Joaquim de Melo para satisfazer aos mesmos as suas legítimas.

Declaro que em minha companhia ainda se acha solteira minha filha Valentina a qual não lhe paguei a legítima que lhe tocou de seu pai, e se por meu falecimento ainda não estiver paga meu Testamenteiro, primeiro que tudo, pagará a dita legítima.

Declaro que os bens que possuo são dois sítios, um de plantar sito no Caxambu e outro no Carandaí de criar gado (...) ambos os sítios por sesmarias (...).

Declaro que satisfeito o meu funeral e pagas as minhas dividas que ficar devendo, como são um crédito que passei a meu compadre José Joaquim de Melo da quantia que constar do mesmo que quero se lhe satisfaça logo quando eu em minha vida lhe não pague por ser ouro de primor e outras miúdas que eu ao presente estou devendo, do resto que ficar se farão três partes, duas pertencem aos ditos meus filhos acima nomeados aos quais instituo por meus universais herdeiros e como tais os nomeio e, da outra parte que é minha terça, deixo a minha filha Antonia Joaquina, casada com meu compadre José Joaquim de Melo pelo amor e carinho com que sempre me tratou, e é minha última vontade seja toda a minha terça em terras de planta no dito meu sítio do Caxambu se for possível (...).

(.......................)

(...) por não saber ler nem escrever pedi e roguei ao Tenente Luís Álvares da Silva que este fizesse (...).

Prados, 21 de Março de 1793

Francisca de Souza Caldas

 

fls. 05v. - Abertura

Aos oito dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e noventa e cinco me foi apresentado este Testamento com que faleceu a Testadora Francisca de Souza Caldas (...).

 

fls. 06 - Procuração

Procurador Nomeado: Joaquim José da Cruz

Data: 16-02-1795

Local: Prados

Que Faz: José Joaquim de Melo

 

fls. 15

Diz o Capitão José Joaquim de Mello, inventariante dos bens de sua sogra Francisca de Souza Caldas (...).

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1795

Caixa: C-06

Inventariada: Francisca de Souza Caldas

Inventariante: José Joaquim de Mello

Local: Vila de São José

Nº de Páginas: 122

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventariante e Testamenteiro José Joaquim de Mello

Inventariados: os bens que ficaram por falecimento de sua sogra Francisca de Souza Caldas.

Data: 17-03-1795

Local: Fazenda chamada o Sítio do Carandaí da Freguesia dos Prados Termo da Vila de São José em as casas de morada da falecida Dona Francisca de Souza Caldas.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou o inventariante que a inventariada sua sogra fora natural do Arraial dos Prados, filha legítima de Thereza de Souza Caldas e de seu marido Cristóvão Pereira de Mello, já falecidos, e que falecera aos oito dias do mês de Fevereiro do presente ano de mil setecentos e noventa e cinco como seu solene Testamento (...) e que somente fora casada com o falecido Manoel Gomes Sandim (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Maria, casada com José da Silva

02- Ana, casada com José Alves

03- Luís, casado.

04- Antonio, casado.

05- José, casado

06- Joana, casada com José Gularte

07- Antonia, casada com ele inventariante José Joaquim de Mello.

08- Francisco, casado.

09- Valentina, de idade de 30 anos.

10- João, casado.

11- Theresa, casada com Mathias Gularte.

12- Manoel, falecido, casado com Custódia de Tal, deixou filhos.

 

Netos, filhos do herdeiro Manoel:

01- Francisca, de idade de 25 anos.

02- Antonio, de idade de 23 anos.

03- José, de idade de 20 anos.

04- Joaquim, de idade de 13 anos.

05- Thereza, de idade de 18 anos.

 

fls. 04v. - Bens de Raiz

- uma fazenda na Paragem chamada o Caxambu, com terras de cultura e seus logradouros, que se compõem de casas de vivenda coberta de telha, paio e moinho já arruinados, coberto do mesmo  553$000

- na sobredita fazenda, trinta datas de terras minerais com as suas águas  98$000

- outra fazenda na Paragem chamada o Carandaí, com casas de telha, cozinha e senzalas tudo coberto de telhas que se compõem de campos  780$000

 

fls. 05v. - Divida Ativa

- ao inventariante, seu genro José Joaquim de Mello ficou devendo três portas, duas janelas e mil e quinhentas telhas  8$400

 

fls. 12 - Procuração

Procuradores Nomeados: José Antonio Rodrigues Rego; Domingos José de Souza; Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar; Domingos Marques Temudo, Alferes Manoel José da Gama.

Data: 17-05-1795

Local: Fazenda chamada o sítio do Garandaí

Que Faz: José Joaquim de Mello (genro da inventariada).

 

fls. 14

Dizem José Gomes Sandim e Antonio Gomes e José Gomes da Silva este por cabeça de sua mulher, que falecendo da vida presente a mãe dos suplicantes Dona Francisca de Souza Caldas há mais de três meses (...).

 

Monte Mor  2:703$125

 

fls. 48

Diz José Rodrigues da Silva por cabeça de sua mulher Theresa Maria de Jesus, filha e herdeira do falecido Manoel Gomes dos Santos, que no inventário a que se procedeu por falecimento de Dona Francisca de Souza Caldas de quem o falecido Santos era filho (...) tocou-lhe 60$000 réis (...).

 

fls. 52

Diz Valentina Maria de Jesus, filha legítima de Manoel Gomes Sandim e de sua mulher Francisca de Souza Caldas (...) que mostra achar-se casada com Cipriano José da Costa (...).

 

fls. 53

Freguesia de Prados;

Aos vinte e dois dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e noventa e sete nesta Matriz dos Prados, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino e constituição, precedendo Provisão do Muito Reverendo Doutor Pedro José Pereira de Castro, Vigário da Vara desta Comarca que fica em meu poder, na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas Cristóvão Pereira de Mello e José Joaquim de Mello e outras muitas, se casaram por palavras de presente in facie eclesia Cipriano José da Costa, filho legítimo de Miguel Gularte de Andrade e Bernarda Maria de Oliveira, natural e batizado na Freguesia da Vila de Barbacena = e Valentina Maria do Espírito Santo, natural e batizada nesta dos Prados, filha legítima de Manoel Gomes Sandim e Francisca de Souza Caldas, e logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano (...).

 

fls. 55 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Varela da Fonseca e Cunha; Doutor Domingos José de Souza; Antonio José Lopes da Cruz; Antonio José de Oliveira Barreto.

Data: 22-10-1807

Local: Vila de São José

Que Faz: Cipriano José da Costa

 

fls. 56 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Varela da Fonseca e Cunha; Antonio José Lopes da Cruz; Antonio José de Oliveira Barreto

Data: 30-10-1807

Local: Arraial dos Prados do Termo da Vila de São José

Que Faz: Dona Antonia Joaquina de Mello com assistência de seu marido o Capitão José Joaquim de Mello.