PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

“Origens dos Carneiro e Costa Rios”, adendo, neste site

 

MANOEL GOMES CARNEIRO

e

MARIANA ALVES DE JESUS

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1845

Caixa: 45

Nº de Páginas: 46

Inventariado: Manoel Gomes Carneiro

Inventariante: Mariana Alves de Jesus

local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01- Inventário dos bens do casal do falecido Manoel Gomes Carneiro de quem é inventariante a viúva sua mulher Dona Mariana Alves de Jesus.

Data: 29 de Janeiro de 1845

Local: São João del Rei.

 

fls. 02 - Diz Dona Mariana Alves de Jesus, viúva de Manoel Gomes Carneiro que falecendo este no ano passado de mil oitocentos e quarenta e quatro pela morte acontecida que tão cruelmente lhe foi feita (...) foi necessário dispor de alguns bens para acudir as despesas afim de serem punidos os autores da morte do dito seu marido (...).

 

fls.04 - Declaração

(...) e logo declarou que o inventariado seu marido havia falecido sem testamento no dia vinte e dois de Dezembro do ano de mil oitocentos e quarenta e três (...)

 

Filhos:

01- Maria, solteira, de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos.

02- José, de idade de treze anos, pouco mais ou menos.

03- Antonio, de idade de onze anos, pouco mais ou menos.

 

fls. 04 e v. - Bens de Raiz

- uma parte de terras de cultura e campos de criar na fazenda denominada Santa Rosa, que o finado houve por compra a João Epifânio Pinto de Campos e sua mulher Dona Mecias uma das herdeiras de seu falecido pai Luis Fortes de Bustamante, com casas de morada térreas cobertas de telha e moinho tambem coberto de telha (...)  900$000

- uma casa térrea coberta de telha com muro de pedra na frente, sita no Arraial da Conceição da Barra, com seu quintal cercado pelo fundo com calos, e que parte por um lado com Valeriano dos Santos e por outro com casas de Casemiro de tal.  140$000

- uma chácara nos fundos do mesmo Arraial da Conceição da Barra, cujo terno se acha cercado por um lado com valo, e por outro com cerca e por outro se acha aberto e divide por um lado com muros e terras que foram do Padre André Vaz de Sequeira e hoje de seus herdeiros e por outro lado com os moradores do Arraial:  50$000

 

fls. 05 - Dividas Passivas:

- José Pedro de Oliveira   200$000

- José Teixeira Maciel  200$000

- Manoel Zacarias de Siqueira  160$000

- Francisco José Dias  53$430

- João dos Santos Pinto   39$177

- Manoel Ferreira do Pinho  28$000

- Francisco de Paula de Almeida Magalhães   4$000

- José Manoel Ribeiro de Campos  12$000

- Capitão Antonio Joaquim da Costa  30$000

- Antonio Gomes Carneiro  452$427

- Joaquim José Gomes Carneiro  8$000

- Marciano Eugenio de Souza Ferrás 10$000

- Francisco Antonio dos Passos  150$000

- José Maria da Câmara  150$000

- Joaquim Antonio de Gouvêa  200$000

- Albino de tal, morador no Arraial da Conceição  7$000

- Manoel José de Souza   16$000

- Francisco Joaquim de Resende  16$000

- Francisco Dionísio Fortes  12$000

 

fls. 07 - Diz Dona Mariana Alves de Jesus, viúva de Manoel Gomes Carneiro (...) precisa declarar que no ano de 1812 lhe fez seu pai Carlos Rodrigues da Silva doação de uma crioula (...).

 

fls. 19 Diz Maria Antonia do Carmo que falecendo seu pai Manoel Gomes Carneiro (...).

 

MARIANA ALVES DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1847

Caixa: 125

Nº de Páginas: 76

Inventariada: Mariana Alves de Jesus

Inventariante: Antonio Gomes Carneiro

local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 - Inventário dos bens da falecida Dona Mariana Alves de Jesus, viúva que era de Manoel Gomes Carneiro de quem é inventariante Antonio Gomes Carneiro.

Data: 22 de Fevereiro de 1847

Local: São João del Rei.

 

fls. 02

Diz Antonio Gomes Carneiro, branco, casado, morador nesta cidade, que tendo falecido no ano passado sua cunhada Dona Mariana Alves de Jesus, mulher que foi de seu irmão Manoel Gomes Carneiro (...) deixou três filhos (...) estes por não terem pai se abrigaram em casa do tio suplicante (...) por morte da dita sua cunhada apenas ficou pertencendo aos ditos órfãos sete escravos (...) pela doação que lhes fez seu avô Carlos Rodrigues da Silva (...).

 

fls. 07v - Declaração

(...) declarou que a inventariada sua cunhada Dona Mariana Alves de Jesus havia falecido sem testamento, no dia sete do mês de Julho do ano próximo passado de mil oitocentos e quarenta e seis (...).

 

Filhos:

01- Dona Maria Antonia da Conceição, solteira, de idade de quinze anos, pouco mais ou menos (depois casada com Antonio Coelho dos Santos).

02- José Gomes Carneiro, solteiro, de idade de treze anos, pouco mais ou menos.

03- Antonio Gomes Carneiro, de idade de onze anos.

 

Monte Mor 3:500$000

 

fls. 16 - Auto de Contas

Data: 15 de Janeiro de 1852

Local: São João del Rei

Tutor: Antonio Gomes Carneiro

 

Dos órfãos:

- (...) a órfã Maria Antonia do Carmo é mais velha três anos e tanto do que seu irmão José Gomes Carneiro (...) mostra ter vinte e um anos achando-se com a sua educação tanto civil quanto religiosa completadas (...) casou-se muito aprazimento do tutor com Antonio Coelho dos Santos (...).

- (...) o órfão José Gomes Carneiro acha-se no estado de solteiro com a sua educação completada, tem sempre tido bom comportamento e se ocupa no trabalho de administrar e dirigir os serviços da roça para o que tem muita habilidade e propensão. Tem completado a idade de vinte e um anos (...).

- (...) que órfão Antonio José Gomes Carneiro se acha tambem no estado de solteiro com a idade de dezenove para vinte anos, sua educação acha-se completada; (...) tem boa índole e bom procedimento e emprega-se na ocupação de caixeiro (...).

 

fls. 18 Certifico que revendo o Livro dos Assentos de Casamentos desta Freguesia, a folha 25 achei o seguinte assento =

Aos vinte e nove de maio de mil oitocentos e quarenta e sete, com licença do respectivo pároco o Reverendo Senhor Crispiniano Antonio dos Santos assistiu ao matrimônio de Antonio Coelho dos Santos e Maria Antonia do Carmo desta freguesia que o celebraram com palavras de presente e lhes conferiu as bênçãos nupciais sendo de tudo testemunhas o Capitão Flávio José da Silva e Antonio Gomes Carneiro e nada mais se continha no dito assento que fielmente copiei e a ele me reporto.

Lage, 13 de Janeiro de 1852

Padre Francisco de Paula Gonçalves

 

fls. 19 - Procuração

Que Fazem: Antonio Coelho dos Santos e sua mulher Dona Maria Antonia do Carmo, moradores no Distrito de Santa Rita do Rio Abaixo

Data: 12 de janeiro de 1852

Local: Distrito de Santa Rita do Rio Abaixo, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Procurador Nomeado: José Felipe de Castro Vianna, morador em São João del Rei.

 

fls. 24 - Certifico que revendo o competente Livro dos Assentos de Batismo desta Paróquia, neles não encontro o de Antonio José Gomes Carneiro que é filho legitimo de Manoel Gomes Carneiro e de Dona Mariana Alves de Jesus. Consta-me porem, por pessoas fidedignas que ele fora batizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra, filial desta matriz no ano de 1832, tendo sido seus padrinhos: Rafael Ferreira da Silva e Floriana de tal, todos daquela Aplicação (...).

 

idem à Certidão de Batismo de José Gomes Carneiro, que é filho legitimo de Manoel Gomes Carneiro e de Dona Mariana Alves de Jesus. Também fora batizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra (...) no ano de 1831, tendo sido seu padrinho o Reverendo Francisco Ferreira da Silva e Maria Alves de Jesus mulher de Manoel José de Souza, todos daquela Aplicação (...).

 

fls. 32 - Diz Antonio José Gomes Carneiro que ele alcançou (...) a maioridade e emancipação civil e como já recebeu do seu tutor e tio Antonio Gomes Carneiro (...).