PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsidios no inventário de “Delfina da Silva de Miranda”, neste site.

 

MANOEL FRANCISCO DE SOUZA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1841

Caixa: 270

Inventariado: Manoel Francisco de Souza

Inventariante: Maria Ferreira de Paiva

Local: Fazenda Mato Dentro, Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré Termo da vila de São João del Rei

Nº de Páginas:

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do casal do falecido Manoel Francisco de Souza de quem ficou viúva e inventariante sua mulher Maria Ferreira de Paiva.

Data: 27-08-1841

Local: Fazenda Mato Dentro da Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré Termo da vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de José Ribeiro de Carvalho.

 

fls. 01v. - Declaração

E logo declarou que o inventariado seu marido havia falecido na Paraíba, Província do Rio de Janeiro, há cinco anos pouco mais ou menos, porém não se lembra o dia mês e ano do seu falecimento, que foi sem testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Maria Delfina, solteira de idade de 13 anos, pouco mais ou menos (depois casada com José, digo Francisco José de Siqueira)

02- Ana Bárbara de Souza, solteira de idade de 10 anos, pouco mais ou menos (depois casada com José Antonio de Souza).

03- João Batista de Souza, solteiro de idade de 08 anos pouco mais ou menos.

 

fls. 05

Diz Joaquim Lopes de Souza, digo Joaquim de Souza Lopes, que no inventário feito por falecimento de seu filho Manoel Francisco de Souza, de quem ficou viúva Maria Ferreira de Paiva, foi o suplicante nomeado tutor e notificado para aceitar. E porque se acha na idade de muito mais de sessenta anos e muito doente de cama e morador em diferente freguesia donde moram a viúva e os órfãos, por isso não pode exercer (...) suplica nomear outro que bem pode ser Francisco de tal, genro do dito falecido, casado com a herdeira Maria Delfina (...).

 

fls. 07 - Procuração

Data: 17-03-1846

Local: Fazenda denominada Mato Dentro da Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré Termo da cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: Francisco José de Siqueira (genro do inventariado)

Procuradores Nomeados: Desidério Antonio de Jesus Silva, Francisco Antonio dos Passos, Domingos da Silva Alves, Capitão José Moreira da Rocha.

 

fls. 23

Diz João Batista de Souza e José Antonio de Souza, por cabeça de sua mulher Ana Bárbara de Souza, que no inventario feito por falecimento do pai e sogro dos suplicantes Manoel Francisco de Souza em 27-08-1841, foi a mulher do segundo suplicante declarada coma idade de dez anos, e o primeiro suplicante com oito anos, e por isso se lhe nomeou tutor a Francisco José de Siqueira, e como o primeiro suplicante acha-se com a idade maior de vinte e um anos e a mulher do segundo sendo mais velha casou-se no dia 27-11-1852 (...).

 

fls. 24

No ano de mil oitocentos e trinta e três na Capela da Ponte Nova, então filial desta matriz, o Reverendo Joaquim Máximo da Silva Rodarte de licença batizou e pôs os santos óleos ao inocente João, filho legítimo de Manoel Francisco de Souza e Maria Ferreira de Paiva. Foram padrinhos Silvestre Correia de Carvalho Junior e Ana Bárbara Rodrigues (...)

Vigário Manoel Jose Soares

Carrancas

 

fls. 25

Aos vinte e sete de novembro de mil oitocentos e cinquenta e dois nesta matriz de Nazaré, pelas três horas da tarde depois de ter tirado os depoimentos verbais e não achar impedimento algum, assisti ao sacramento do matrimônio dos contraentes José Antonio de Souza e Ana Bárbara de Souza e dei-lhes as bênçãos nupciais segundo o ritual romano, em presença das testemunhas o Alferes José Ribeiro de Carvalho e Antonio de Souza Fontes, o que para constar faço este assento

Vigário Firmiano José Custódio dos Santos

 

Monte Mor  2:557$300