PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

“Origens dos Carneiro e Costa Rios”, neste site


MANOEL FERREIRA CARNEIRO
, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1802 (sic)

Caixa: C-53

Inventariado: Capitão Manoel Ferreira Carneiro

Inventariante: Alferes Manoel Ferreira Carneiro

Local: São José

Nº de Páginas: 270

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 02

Declarou o inventariante que o falecido seu pai, natural da Freguesia de São Cristóvão de Refojos Comarca da Maia Bispado do Porto, filho legítimo de Manoel Carneiro Ferreira e de Rosa Francisca já falecida, e que o mesmo seu pai também falecera aos dezenove dias do mês de Junho do presente ano(sic), sem testamento e que somente fora casado com Feliciana Cardosa de Andrade já falecida.

 

fls. 02 Filhos:

01- Francisca, casada com o Capitão Bernardo José Gomes Carneiro

02- Alferes Manoel Gomes Carneiro, digo, Manoel Ferreira Carneiro, casado.

03- José Ferreira Cardoso, casado

04- Ana, casada com o Alferes Manoel da Costa Ribeiro

05- Maria, casada com o Capitão João Ferreira da Silva

06- Joaquim Ferreira Carneiro, de idade de vinte e seis anos.

07- Antonia, casada com o Guarda Mor Francisco Gonçalves da Silva

08- Feliciana, casada com o Capitão Manoel Gomes Carneiro

09- Joana, de idade de dezenove anos

10- Custódia, casada com o Tenente José Ferreira da Silva

11- Antonio, de idade de quinze anos

12- Maria, de idade de quatorze anos

 

fls. 11v. - Bens de Raiz

- uma fazenda sita ao é de Santa Ana do Jacaré que se compõem de matos virgens, capoeiras, com dois engenhos de cana de bois e de água, casas de vivenda, paio, cozinha, senzalas e moinho tudo coberto de telha, com seus muros de pedra e alguns logradouros  3:687$946

- um sítio denominado o Quebra-Dentes com um paiol velho coberto de telha e um rego de água, que se compõem de mato virgem e capoeiras, com seus logradouros  1:516$400

- uma morada de casas coberta de telha sita na Capela d Santa Ana do Jacaré  30$000

- um canavial queimado da geada que está moendo  50$000

- dois quartéis de cana, um pequeno e outro maior  130$000

 

Bens da Fazenda dos Três Irmãos:

- uma Fazenda denominada os Três Irmãos na Aplicação de Santo Antonio do Amparo que se compõem de casas de vivenda cobertas de telha, cozinha, paiol, engenho de farinha e mamono, moinho e casa de fazer queijos todo coberto de telha e senzalas cobertas de capim com seus currais, quintais e mais tapagens de muro de pedra com suas terras de cultura de matos virgens e capoeiras e seus logradouros 4:400$000

- uma porção de terras nos barrancos do Rio Verde, com sociedade com Domingos Ribeiro Rebordões  75$000

 

fls. 19 - Procuração

Data: 02-09-1808

Local: Fazenda chamada Jacaré da Aplicação de Santa Ana Freguesia de São Bento do Tamanduá do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foram do falecido Capitão Manoel Ferreira Carneiro

Procuradores Nomeados: João Varela da Fonseca e Cunha. Domingos José de Souza, Antonio Jose Lopes da Cruz, Capitão Antonio Vital Rifarte, Antonio José de Oliveira Barreto.

Que Faz: o Alferes Manoel Ferreira Carneiro, seu filho.

 

fls. 23 Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento ou como melhor nome haja virem que, sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e dois aos cinco dias do mês de Outubro do dito ano, nesta Fazenda de mim Capitão Manoel Ferreira Carneiro, na Barra do Amparo Aplicação de Santana do Jacaré Freguesia de São Bento do Tamanduá Comarca do Rio das Mortes, estando com saúde e em meu juízo perfeito e entendimento que Deus Nosso Senhor me deu e temendo-me da morte ordeno o meu Testamento da forma seguinte:

(........)

Declaro que sou natural da Freguesia de São Cristóvão de Refojos Comarca do Maia Bispado do Porto, filho legítimo de Manoel Carneiro Ferreira e de Rosa Francisca já falecidos.

Declaro que fui casado com Dona Feliciana Cardosa de Andrade, já falecida, de cujo matrimônio tivemos doze filhos por nomes: Francisca = Manoel = José = Ana = Maria = Antonia = Joaquim = Feliciana = Joana = Custódia = Antonio e Maria da Assunção, estes são meus verdadeiros herdeiros e por tais os instituo.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu filho o Alferes Manoel Ferreira Carneiro, em segundo lugar ao Alferes Manoel da Costa Ribeiro e em terceiro lugar ao Guarda Mor Francisco Gonçalves da Silva (...).

Meu corpo será sepultado na Matriz ou Capela mais vizinha ao meu falecimento e amortalhado no Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...).

(........)

Declaro que os bens que possuo são os que se acharem por meu falecimento, os quais depois de pagas as minhas dívidas se as dever e o resto de tudo será repartido em igual parte por todos os meus filhos (...).

(........)

Declaro que meu testamenteiro dará cinquenta mil réis a cada uma das filhas do falecido Vicente da Silva Brito e de sua mulher Francisca Barreta, uma por nome Maria e outra por nome Clara.

Declaro que meu testamenteiro dará vinte e cinco mil réis a uma filha de Cipriano José Carneiro e de sua mulher Catharina, a qual filha se chama Ana cuja esmola lhe deixo para casar e no caso que se não case servirá a dita esmola para qualquer de outras irmãs que se casarem.

Declaro que o meu testamenteiro dará dez oitavas de ouro a José de Siqueira, genro do falecido Capitão André Dinis Linhares, morador no Campo Belo.

(........)

Declaro que o meu Testamenteiro dará as minhas duas netas, filhas de meu genro o Alferes Manoel da Costa Ribeiro, uma por nome Maria e a outra que se segue a cada uma cem mil réis.

(........)

Declaro que o meu testamenteiro dará à minha filha Joana cem mil réis.

(........)

Declaro que o meu testamenteiro dará a cada uma das minhas filhas que ao tempo do meu falecimento se acharem solteiras cento e cinquenta mil réis para ajuda das suas alfaias ou vestuários.

Declaro que o meu testamenteiro dará quatrocentos mil réis a algum dos meus filhos ou filhas que por infortúnios que possam vir a ter e se acharem pobres e necessitados e no caso que entre eles não haja algum, desta forma quero e ordeno a meu testamenteiro os reparta em igual parte pelos meus herdeiros.

Declaro que vendi esta minha Fazenda da Barra do Amparo, com todos os seus pertences e mais bens constantes de uma Escritura, a Pedro Cardoso Osório e como este depois a cedeu a meu filho Manoel Ferreira Carneiro por outra escritura que se acha no Livro do primeiro Ofício da Vila de São José na pessoa dele dito meu filho (...).

(........)

Declaro que o meu testamenteiro dará a minha filha Maria da Assunção quatrocentos mil réis para ajuda do seu casamento.

Declaro que meu testamenteiro dará duzentos mil réis a minha filha Antonia, casada com o Guarda Mor Francisco Gonçalves da Silva.

Declaro que o meu genro o Capitão Manoel Gomes Carneiro me é devedor por uma Escritura o resto que dela consta e que se ao tempo do meu falecimento ainda restar alguma coisa, meu testamenteiro irá fazendo a cobrança na forma declarada na mesma Escritura e irá satisfazendo aos meus herdeiros.

(........)

Declaro que meu testamenteiro dará a minha filha Ana quatrocentos mil réis para ajuda do seu dote para se casar.

Declaro que meu testamenteiro dará quatrocentos mil réis a minha filha Custódia para ajuda do seu casamento.

(........)

(...) pedi e roguei ao Padre Antonio Machado Borges que este por mim fizesse.

Manoel Ferreira Carneiro

 

fls. 25v. Abertura

Certifico que por falecimento do Capitão Manoel Ferreira foi apresentado este Testamento com que faleceu o mesmo em o dia dezenove de Junho de mil oitocentos e oito (...).

 

fls. 27v Adição

- uma terras de cultura na margem do Rio Grande que foram de Francisco José da Silva

- cem alqueires de terras de planta no córrego chamado o Barbosa, que foram do Sargento Mor Romão Fagundes do Amaral.

 

fls. 41 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Gomes da Silva Pereira, Bernardo Leite de Faria e Souza Toar, Domingos Jose de Souza, José Gonçalves Gomes, João Varela da Fonseca e Cunha, Antonio José Lopes da Cruz, Capitão Antonio Vital Rifarte, Capitão José Gomes de Moraes.

Local: Fazenda das Duas Barras

Data: 08-02-1809

Que Faz: Capitão João Ferreira da Silva, por cabeça de sua mulher Dona Maria Ferreira do Nascimento.

 

fls. 45 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, João Antonio Ferreira da Costa, Capitão Antonio Vital Rifarte, Antonio José Lopes da Cruz.

Data: 09-05-1809

Local: Vila de São José

Que Faz: Alferes Manoel da Costa Ribeiro (genro do inventariado)

 

fls. 47

Dizem o Tenente José Ferreira da Silva e o Capitão José Ferreira Cardoso e D. Joana Ferreira de Jesus, Joaquim Ferreira Carneiro (...) herdeiros do inventariado (...).

 

fls. 59v - Vila de São Bento do Tamanduá

Aos dezesseis dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e nove na Capela de Santa Ana do Jacaré na presença do Reverendo Capelão Mel. Veloso da S.ª e das testemunhas Mel. Fran.co Carnr.º e Domingos Ferr.ª de Carv.º, com licença do Rev. Pároco se receberam em matrimônio José Dias de Gouveia e Maria Ferr.ª da Assunção, esta filha legítima do Capitão Manoel Ferreira Carneiro e de Feliciana Cardosa de Andrade e aquele de José(sic) Dias de Gouveia e Ana Theresa de Jesus, tudo na forma do Concilio Tridentino.

 

fls. 64

Diz José Dias de Gouveia, por cabeça de sua mulher D. Maria Ferreira de Assunção, moradores no Distrito do Campo Belo Termo da Vila de São José (...).

 

fls. 68 - Procuração

Data: 04-06-1812

Local: Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Fazem: Tenente José Ferreira da Silva (genro do inventariado)

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Bernardo Leite de Faria Souza Toar, Gomes da Silva Pereira, Capitão José Gomes de Moraes, Antonio José Lopes da Cruz.

 

fls. 84 Procuração

Que Faz: o Capitão Bernardo José Gomes Carneiro (morador na Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra deste Termo)

Data: 07-05-18??

Local: Vila de São José

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, João Felisberto Gomes do Couto, Diogo Moreira da Silva Rebelo

 

Monte Mor  23:217$048

 

fls. 129 Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão José Graces de Moraes, Joaquim Gonçalves Ramos

Data: 05-09-1813

Local: Conceição da Barra

Que Faz: Bernardo Jose Gomes Carneiro

 

fls. 130 Procuração

Local: Vila de São José

Presente: Antonio Ferreira Cardoso (filho do inventariado)

Procurador Nomeado: Alferes Manoel Pereira dos Santos.