PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Amaro da Silveira”, neste site.


MANOEL FERREIRA BRAGA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1755

Caixa: 551

Inventariado: Manoel Ferreira Braga

Inventariante: Helena Barbosa da Silveira

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Manoel Ferreira Braga, inventariante a viúva sua mulher Helena Barbosa da Silveira

Data: 28-05-1755

Local: Paragem chamada o Rio Abaixo no sítio do defunto Manoel Ferreira Braga.

 

fls. 01v. Declaração

E logo declarou a inventariante que o dito seu marido havia falecido com testamento em o dia vinte e três de Abril passado deste ano de mil setecentos e cinquenta e cinco (...)

 

fls. 02 e v. - Filhos:

01- Ana, de idade de treze anos

02- José, de idade de sete anos.

 

Bens de Raiz:

- o sítio chamado Cachoeira onde morava o dito defunto e hoje a inventariante 600$000

 

fls. 09 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Estando nós Manoel Ferreira Braga e Helena Barbosa da Silveira em nossos perfeitos juízo e entendimento que Nosso Senhor Jesus Cristo foi servido dar-nos, temendo-nos da morte que todos estamos sujeitos e desejando por nossas almas no verdadeiro caminho da salvação por não saber o que Deus Nossos Senhor nos quer fazer e quando será servido levar-nos para si, fazemos este nosso testamento de mão comum na forma seguinte:

(....................)

[---parte danificada---]

Nossos corpos serão sepultados na capela ou igreja de nosso seráfico Patriarca São Francisco de quem somos indignos filhos e terceiro professos da sua ordem e seremos amortalhados no hábito do mesmo (...).

(....................)

Declaramos que somos casados sem contrato algum de arras, mas sim que os bens que temos nos pertence por carta de ametade na forma da Lei do Reino, e eu Manoel Ferreira Braga sou natural de Veiga de [---] freguesia de São Pedro dos Escudeiros Termo de Braga, donde fui batizado, filho legítimo de Pedro Ferreira e de sua mulher Maria Ribeira, já defuntos; e eu Helena Barbosa da Silveira, sou natural do termo desta vila de São João del Rei, filha legítima de Amaro da Silveira e de sua mulher Mariana Barbosa, já defuntos (...).

Declaramos que do nosso matrimônio tivemos dois filhos vivos os quais são: Ana e José, os quais depois de pagas as nossas dividas e satisfeitos nossos legados (...) o que restar de nossas terças ficará pertencendo aos ditos nossos filhos que constituímos por nossos únicos e universais herdeiros.

(....................)

(...) pedimos e rogamos a Joaquim José Mello que este por nós escrevesse (...).

Manoel Ferreira Braga

Helena Barbosa da Silveira

 

Auto de Contas

Data: 18-12-1762

Local: São João del Rei

Tutor: Alferes João Pinto de Magalhães

Dos Órfãos:

- a órfã Ana se achava com a idade de vinte anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe, com bom ensino e educação.

- o órfão José se achava com a idade de quatorze anos pouco mais ou menos, assistindo nesta vila em casa do Capitão João Peixoto do Amaral, seu parente, e anda na escola aprendendo a ler, escrever e contar e lhe dão boa educação e ensino.

 

Diz Ana Ferreira de Jesus (...) que é filha legítima do falecido Manoel Ferreira Braga e de sua mulher Helena Barbosa da Silveira (...) que é maior de vinte e cinco anos (...) que tem juízo e capacidade para reger seus bens.

 

Paróquia de São João del Rei.

Certifico que vendo os livros findos de batizados desta freguesia de São João del Rei, em um deles a folha 103 achei um assento.

Aos vinte e sete de Junho de mil setecentos e quarenta e dois na capela de São Gonçalo do Brumado filial desta matriz de São João del Rei o Reverendo Padre Francisco Jorge Martins com licença do Reverendo Padre Vigário, batizou e pôs os santos óleos a Ana, filha legítima de Manoel Ferreira Braga e de sua mulher Helena Barbosa da Silveira. Foram padrinhos José Martins Duarte, casado e Theresa Barbosa da Silveira, casada, todos desta freguesia de que fiz este assento que assinei.

Coadjutor Ignacio Francisco da Costa

 

Diz José Ferreira da Silveira (...) que é filho legítimo do falecido Manoel Ferreira Braga e de sua mulher Helena Barbosa da Silveira (...) que tem 24 anos (...) que tem juízo e capacidade para reger seus bens.

 

Paróquia de São João del Rei.

Certifico que vendo os livros findos de batizados desta freguesia, em um a folha 215v. achei um assento.

Aos vinte e dois dias do mês de Julho de mil setecentos e quarenta e oito anos batizou de minha licença o Reverendo Dionísio Ferreira Alves na Capela de São Gonçalo do Brumado filial desta matriz de São João del Rei, de Nossa Senhora do Pilar, a José, filho legítimo de Manoel Ferreira Braga e de sua mulher Helena Barbosa da Silveira, e lhe pôs os santos óleos. Foram padrinhos Jerônimo de Paiva, solteiro e Ana Barbosa da Silveira, filha de Joaquim Pinto de Magalhães

 

Monte Mor  3:083$150