PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Amaro Alves Madeira”, neste site.

 

MANOEL DE SOUZA ROCHA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1808

Caixa: 458

Inventariado: Manoel de Souza Rocha

Inventariante: Antonio de Souza Rocha

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 46

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Manoel de Soiza Rocha de que foi inventariante seu filho e testamenteiro Antonio de Soiza Rocha

Data: 15-05-1808

Local: Paragem denominada o Ribeirão da Babilônia da Aplicação do Bom Sucesso Freguesia de São João del Rei do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foram do falecido Manoel de Soiza Rocha.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou o inventariante que o falecido seu pai fora natural do Arcebispado de Braga e que não sabia os nomes dos mesmos seus pais e que falecera aos treze dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e sete com seu solene Testamento (...) e que fora somente casado com Maria Alvares, já falecida.

 

fls. 02 - Filhos:

01- José de Soiza Rocha, casado.

02- Manoel de Soiza Rocha de idade de trinta anos.

03- Antonio de Soiza Rocha de idade de vinte e sete anos.

04- Ana Alvares, casada com Manoel Marques Vieira.

05- Francisca Maria de Jesus, casada com Manoel Ferreira de Sá.

06- Vitória Maria Alvares, falecida, casada que foi com José Alvares dos Santos, deixaram filhos.

 

Netos (filhos de Vitória):

01- Jose de idade de nove anos.

02- Maria de idade de oito anos

 

fls. 05v. - Bens de Raiz:

- uma Fazenda denominada o Ribeirão da Babilônia da Aplicação do Bom Sucesso, que se compõem de casas de vivenda e paiol coberto de telha, com seu monjolo e senzalas cobertas de capim e seus arvoredos e mais cercados de madeira com quarenta e sete alqueires de matos virgens (...) com cento e dezesseis alqueires de capoeiras  827$660

 

fls. 07 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Soiza, João Varella da Fonseca e Cunha, Antonio José de Oliveira Barreto, Capitão Antonio Vital Rifarte e Antonio José Lopes da Cruz.

Data: 15-05-1808

Local: Paragem denominada o Ribeirão da Babilônia do Termo da Vila de São José em casas de morada que foram do falecido Manoel de Soiza Rocha

Que Faz: Antonio de Soiza Rocha (filho do inventariado)

 

fls. 08 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo. Amém.

Aos vinte dias do mês de Agosto de mil oitocentos e dois, em Manoel de Soiza Rocha estando de saúde perfeita ordeno este meu Testamento na forma seguinte:

(.....................)

Nomeio e instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu filho Antonio de Soiza Rocha, em segundo a meu filho José de Soiza e em terceiro a meu filho Manoel de Soiza (...).

Meu corpo será amortalhado em meu Hábito da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...) e sepultado na Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso podendo ser, e se não, na Capela mais vizinha do lugar de meu falecimento (...).

(.....................)

Declaro que fui casado com Maria Alvares em face da Igreja da qual tive seis filhos que existem e são: José = Manoel = Antonio = Ana = Francisca e Vitória os quais são meus herdeiros legítimos.

Declaro que minha filha Ana casada com Manoel Marques, tem em seu poder uma escrava por nome Thereza, de nação Benguela, que lha dei e o seu preço que foram cento e cinquenta e dois mil réis se descontará da minha terça por não gravar os outros meus herdeiros (...).

(.....................)

Meu testamenteiro dará da minha terça, a meu filho Manoel, cinquenta mil réis, e a minha afilhada, filha de Amaro Alvares, dez oitavas de ouro e em tudo mais que restar da minha terça instituo meus herdeiros em igual parte aos sobreditos meus filhos Manoel, José e Antonio em atenção a me haverem acompanhado sempre, obedientes, ajudando-me no aumento dos meus bens e para desta sorte lhes recompensar o que gastei de meus bens com as minhas filhas quando lhes dei estado.

(.....................)

(...) a meu rogo escreveu o Padre Sebastião José de Faria (...)

Arraial do Corgo

Manoel de Souza Rocha

 

fls. 10 - Abertura

Aos treze dias do mês de Outubro de mil oitocentos e sete anos abri este Testamento do falecido Testador Manoel de Souza Rocha (...)

 

Monte Mor  3:783$922