PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DE SOUZA MONTEIRO, licenciado

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1772

Caixa: 504

Nº de Páginas: 32

Inventariado: Manoel de Souza Monteiro

Inventariante: Ajudante Antonio Lopes da Silva

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram do falecido Licenciado Manoel de Souza Monteiro, Inventariante o Ajudante Antonio Lopes da Silva.

Data: 05-03-1772

Local: Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 06v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas, em que morava o dito falecido, sitas na Rua que vai dos quatro cantos para as casas da Câmara  150$000

 

fls. 11v. - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Manoel de Souza Monteiro, filho legítimo de Balthazar de Souza e de Maria Moreira já defuntos, natural e batizado na Freguesia de Barroce (?) Termo de Lamego e Conselho de São Martinho de Moura do mesmo Bispado do Lamego, estando de saúde e em perfeito juízo como verdadeiro católico e constante nos preceitos da fé ordeno este Testamento pela maneira seguinte:

Sou solteiro e tenho uma filha natural por nome Ana Maria de Souza, que houve de Custódia Vieira de Lima, a qual nomeio e instituo por minha universal herdeira por não ter mais filhos.

Nomeio por meus testamenteiros neta vila em primeiro lugar ao Ajudante Antonio Lopes da Silva; em segundo lugar ao Alferes Luís Gomes da Costa (...).

(............)

Depois de pagas as dividas que eu dever o liquido que restar se dividirão em três partes, duas partes para a sobredita minha filha Ana Maria de Souza, minha legítima herdeira (...).

(...) pedi e roguei ao Capitão Bernardo Almeida Alves que este por mim fizesse (...) por me achar com total falta de vista (...).

01 de Dezembro de 1770

Manoel de Souza Monteiro

 

fls. 12v. - Abertura

Aos dez dias do mês de Fevereiro do ano de mil setecentos e setenta e seis (...) me foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Manoel de Souza Monteiro (...).