PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Fortes de Bustamante”, neste site

 

 

MANOEL DE SÁ FORTES DE BUSTAMANTE NOGUEIRA, coronel

Inventário

 

ARQUIVO HISTÓRICO MUNCIPAL PROF. ALTAIR JOSÉ SAVASSI

Caixa: 45               Ordem: 11              Ano: 1809            Ofício: n/c               Cód.: 2SVC

Documento: Inventário

Inventariado(a): Manoel de Sá Fortes de Bustamante Nogueira (coronel)

Inventariante: Marianna Leocadia da Silva (dona) - viúva

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Bartyra Sette

 

f.2v

Declaração da Inventariante

Natural desta freguesia

Data de falecimento: 11-Junho do ano que corre [1809]

Faleceu sem testamento

Foi casado somente uma vez

Filhos do matrimônio

Ignacia, 16 anos

Ritta, 14 anos

Calros[sic.], 12 anos

Antonio, 10 anos

Maria. 05 anos

Joanna, 02 anos

 

f.7

Bens de Raiz

·         uma sesmaria denominada o Bananal e seus anexos dos Olhos da Água, Pinhal e alguns campos, e anexos do Crus e Domingos da Costa, e anexos da Serra, que se compõem de casas de vivenda, moinho e monjolo, //f.7v tudo coberto de telhas, paiol e senzalas coberta de capim com vários arvoredos e árvores de espinho Bananal , e alguns trastes de casa[?] de sua serventia, valor 4:826$000

·         uma sesmaria não completa com anexos do campo que foi de Domingos dos Reis do Curral Novo, que se compõem de matos virgens campos e capoeiras, valor 1:600$000

·         uma fazenda denominada o Curral com três sesmarias que se compõem de matos virgens, campos e capoeiras cercados, de valor, com casas de vivenda, monjolo, tudo coberto de telhas, com quintal cercado de muros corral [sic.] de madeira, valor 8:800$000

 

f.9

Tutora dos órfãos: Mariana Leocadia da Silva, viúva

Tutelados: seus filhos menores

 

f.11

Procuração aos Senhores Ferreira e Aguiar

“Aos vinte e seis dias do mês de outubro de 1809 nesta vila de Barbacena Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de D. Mariana Leocadia da Silva, viúva ...”

Teor: eles assinaram o Termo de Tutela em nome de D. Mariana Leocadia da Silva.

 

f.12

Necessita a inventariante da certidão da fazenda comprada de “João de Bustamante e Sá [sic.], de uma fazenda sita na Ibitipoca...”

 

f.13

“Diz D. Marianna Leocadia da Silva, viúva do coronel ... que poucos dias antes do falecimento do dito seu marido fez o mesmo compra de uma fazenda e escravos a seu tio João Pedro de Bustamante como consta da certidão junta pela quantia de 9:600$000...”

 

f.14 e f.15

 consta a certidão citando o local, descrevendo a fazenda, os escravos com seus nomes e nação.

 

f.17

Diz D. Marianna Leocadia da Silva ... que procedendo o inventário ... e convindo aos termos foi Vossa Mercê servido mandar pelo despacho último ... que a suplicante desse fiança a Conservação dos bens pertencentes aos órfãos filhos da suplicante e com um dos fiadores qual é o Guarda-mor Francisco Deonizio Fortes de Bustamante se acha na Corte e sede do Rio de Janeiro tratando dos negócios da Casa da Suplicante, e de suma importância não tem sido possível vir já assinar o termo de fiança e por isso recorre a Vossa Mercê ... lhe conceda dos meses para prestar a dita fiança ...”

 

f.s/nº

Por sentença em 17 de Julho de 1815

“Diz o sargento-mor Antonio Luiz de Noronha e Silva por cabeça de sua mulher D. Ignacia herdeiros do falecido Coronel Manoel de Sá Fortes de Bustamante Nogueira que ele precisa que o Escrivão de órfãos lhe passe seu formal de partilhas da legítima que tocou a dita sua mulher no inventário a que se procedeu por falecimento do dito coronel assim como e que entre no mesmo formal o pagamento feito a suplicante constante das partilhas.”