PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Diogo Garcia”, neste site.

 

MANOEL DA COSTA PEREIRA , capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei- Inventários de São João cx 598

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1799

Inventariado: Manoel da Costa Pereira

Inventariante: Capitão (Alferes em 1800) Antonio da Costa Pereira – irmão

Local: Capão do Gentio, Aplicação da Capela do Livramento, Freguesia de Aiuruoca.

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

 

Testamentotrechos

 

“...natural da freguesia de Aiuruoca, filho legitimo de Francisco da Costa Pereira e de sua mulher Elena Maria de Jesus, falecidos, ...nunca fui casado mas tenho quatro(4) filhos naturais.

Primeiro testamenteiro meu irmão Antonio da Costa Pereira; Segundo Maria Francisca de São Jose; Terceiro, Antonio da Costa Fernandes meu filho natural.”

 

Faleceu em 1799 na Capela do Bom Jesus do Livramento

 

Herdeiros, os filhos naturais:

1- Antonio da Costa Fernandes, 24 anos, solteiro, filho da falecida Joana Fernandes, mulher solteira;

2- Ana Maria de idade 7 anos, moradora em Aiuruoca;

3- Joana de 1 ano e meio;

4- Outra filha de idade 3 anos. (anotado a margem – Maria).

Os três últimos filhos de Catarina sua escrava.

 

Tutor o tio do órfãos – Antonio da Costa Pereira

 

Bens-

9 escravos

Terras de cultura na paragem do Ribeirão Grande deste caminho novo do Rio Preto,(terras que foram de sua falecida mãe) – 300$000;

Sesmaria de terras de meia légua em quadra na paragem da Pedra Falhada junto ao Rio, na fronteira com o Rio de Janeiro – 45$700;

Datas minerais na paragem do Capão do Gentio e na paragem Ouro Fala correndo o Rio Grande acima em sociedade com Francisco da Costa Pereira.

 

Monte Mor  1:915$586

 

Assento-  fl 180, livro 5 freguesia de Aiuruoca, a 13 de junho de 1804 na freguesia de Baependi, Ana da Costa Pereira filha natural de Catarina Benguela se casou com Manoel Rodrigues de Jesus, filho de Baltazar Rodrigues de Jesus e Maria Rodrigues da Conceição, ambos naturais.( sem data certa).

 

Tutor pede adiamento da prestação de contas. Mora a mais de 30 leguas da Vila., na Fazenda das Cabeceiras do Rio Grande.

 

Assento – livro 5 de casamentos, fl 217v., na matriz de Aiuruoca, a 21 de outubro de 1808, casaram-se Francisco Pinto de Andrade e Maria da Costa Pereira. Ele filho legitimo de Antonio Pinto de Andrade e Maria Rosa. Ela filha natural de Catarina da Costa, preta forra. Testemunhas Severina Jacinta dos Reis e Domingos Teodoro Villela.

 

Assento – Livro 5, fl 213v.. A 6 de março de 1810, na Capela do Senhor Bom Jesus do Livramento, casaram-se Joaquim Jose de Oliveira, filho legitimo de Inacio Jose de Oliveira e Mariana Pereira com (Ana?) da Costa Pereira. Testemunhas Antonio da Cunha de Carvalho e Venâncio Rodrigues Braga.

 

Petição em 1803:

‘dizem o Capitão Francisco da Costa Pereira; o Capitão Antonio da Costa Pereira; Maria Pereira das Neves, viúva do capitão Antonio de Magalhães Passos, que falecendo seu irmão Manoel da Costa Pereira, fesse inventario no qual constou uma sesmaria no Ribeirão da Piedade, herança de sua mãe....

Assinam a petição :

- Dona Ana Marcelina do Rosário casada com o Capitão Antonio da Costa Pereira;

- Dona Rosa Mariana, casada com o Capitão Francisco da Costa Pereira;

- Dona Maria Pereira das Neves viúva do Capitão Antonio de Magalhães Passos.