PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco de Oliveira Braga” § 2º, neste site.

 

MANOEL ANTONIO DE ALMEIDA PIRES

Partilha Amigavel

 

Fórum de Lima Duarte, MG.

1º Oficio -Cx 05

Ano: 1906

Partilha Amigavel

Pesquisa de Julio Cezar Sales Moreira

 

Juizo Municipal do Termo de Lima Duarte

Ano: 1906

1º Oficio -Cx 05

Partilha Amigável

D. Anna Theresa de Almeida

Joaquim de Salles de Almeida e sua mulher

José de Salles e Almeida e sua mulher e outros

O Juizo Municipal

O Escr.n Nepomuceno

 

Autuação

Aos três dias do mês de Abril de mil novencentos e seis, nesta cidade e Termo de Lima Duarte, Comarca de Palmyra, Estado de Minas Gerais, em meu cartório autuo a petição e o processado que seguem-se. Eu, Maximiano Estevão Nepomuceno. escrivão o escrevi e assino.

 

Termo de Acordo

 

Dizemos nós abaixo assinados, D. Anna Thereza de Almeida; Joaquim Salles de Almeida, sua mulher D. Maria Persiliana de Almeida; José Salles de Almeida, sua mulher D. Carolina Candida de Almeida; Francisco Antonio de Almeida Pires, sua mulher D. Thereza Esméria de Salles; Bemvindo de Almeida Pires e sua mulher D. Fausta Duque de Almeida Pires; Manoel Augusto de Almeida e sua mulher D. Joana Thereza de Salles, que tendo-se procedido ao inventario administrativo dos bens deixados por falecimento de Manoel Antonio de Almeida Pires, conforme consta a certidão junta, e não nos convindo estar com os ditos bens em comunhão, resolvemos a dividi-los e para este fim encarregamos aos Drs. Luiz Borges Pereira e José Vergilio de Paula, como partidores, fazerem a referida partilha dos ditos bens.

Declarou D. Anna Thereza de Almeida que reservava a quantia de oito contos quinhentos e setenta mil réis de sua meação, e que desistia da quantia de quarenta e um contos quinhentos e cincoenta e sete mil réis que fosse dividido aos seus interessados com devida igualdade e que os mesmos pagassem os devidos direitos.

Concordaram os interessados, e de fazerem o pagamento do interessado Bemvindo de Almeida Pires, que é credor do mesmo espolio da quantia de nove contos quatrocentos e cincoenta mil reis, com os mesmos bens e assim mais ao interessado Joaquim Salles de Almeida da quantia de um conto quatrocentos e cincoenta mil reis que lhe fosse feito o pagamento com as feiturias da fazenda dos Correias pertencente ao mesmo espolio.

Concordaram finalmente em dar por feito e valido, o que os referidos partidores fizeram, e por assim termos concordado mandamos passar o presente termo que assinamos com as testemunhas Candido Pereira Machado = João Baptista de Almeida Silva.

Declarou D. Anna Thereza de Almeida, que não sabendo ler nem escrever, pediu ao Sr. Tiago Odellon da Silva Delgado que a seu rogo assinasse o presente termo e mais termos da presente partilhas, Fazenda do Retiro 14 de Março de 1906. Thiago Odillon da Silva Delgado

Joaquim d’Salles de Almd.ª

Maria Percilianna e Almeida

José de Salles e Almeida

Carolina Cândida de Almeida

Manoel Augusto de Almeida

Joanna Thereza de Salles

Francisco Antonio de Almeida Pires

Thereza Esmeria de Salles

Bemvindo de Almeida Pires

Fausta Duque de Almeida Pires

Candido Pereira Machado

João Baptista de Almeida e Silva