PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 11º e “Caetano da Cunha Ferreira”, neste site.

 

Ursula Ferreira da Cunha

Testamento

 

Pesquisado e Disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto

Fundação Cultural Calmon Barreto, Araxá, MG.

Fundo: Arquivo do Fórum Tito Fulgêncio - caixa 42

Testamento de Ursula Ferreira da Cunha

 

Autuação de um requerimento de Francisco de Paula Barreto contra Ignacio Carneiro de Mendonça testamenteiro de D. Ursula da Cunha Ferreira.

Data: 20-09-1843, nesta vila de S. Domingos do Araxa comarca do Parana Provincia de Minas Gerais

 

Diz Francisco de Paula Barreto por cabeça de sua mulher D. Vitória Thomasia Carneiro, uma das legatárias de D. Ursula da Cunha Ferreira, que tendo esta falecido ha quinze anos mais ou menos, com seu solene testamento e deixado ao seu testamenteiro Ignacio Carneiro de Mendonça o tempo de 4 anos para prestar Contas em Juizo, como tudo m.oz comprova a certidão que se oferecem em nº primeiro, acontece que até agora nem ao menos o dito testamento tinha sido registrado, como convinha, por que não o foi em tempo competente no Juizo da Sub Provedoria, e embora o fosse no Eclesiastico, contudo tal registro não aparece como demonstra a Certidão de nº 2º, é portanto o seu Requerimento a VS para que se digne mandar citar ao Suplicado para dentro do termo que lhe for assinado vir registrar o dito Testamento e apresenta-lo na competente Estação Fiscal, para que esta cumpra com o que a Lei lhe ordena.

 

Testamento

Em nome de Deus Trino e uno amem. Eu Ursula da Cunha Ferreira estando com saude e no perfeito juizo (...) ordeno meu testamento na forma e maneira seguinte. (...)

Sou natural e batizada na freguesia de São Jose da Comarca do Rio das Mortes, filha legitima de Caetano da Cunha Ferreira e Rosa Maria da Conceição, ambos falecidos. Fui casada em face da igreja com Bento Carneiro de Mendonça, já falecido, de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: Ignacio = Manoel = Ana = João = Bento = Mariana = e Jose.

(...) No inventário do dito meu marido, a requerimento meu e por me achar avançada em idade e sempre molesta, se partiu entre eles as duas partes da minha meação, ficando-me tão somente a terça.

(...) Declaro que o remanescente das minhas disposições se partira em partes iguais ao meu filho Ignacio = Manoel = Bento, por ser esta a minha ultima vontade.

Declaro que as casas da Fazenda de São Mateus deixo a meu filho Ignacio em pagamento da quantia de 75$400 rs que pagou a várias pessoas por divida do falecido meu marido.

Declaro que possuo uma parte de terras que foram de Bento de Godoes Marins, cujas terras deixo ao meu filho Ignacio para que do seu valor que são 400$000 rs repartir por esmolas em igual parte que são 200$000 rs a cada uma de minhas netas Mariana e Vt. Tmazia, filhas de minha Mariana, viuva de Thomas Pinto Ribeiro, o que será obrigado o testamenteiro Inacio a dar 200$000 rs para ajuda dos seus casamentos; da mesma sorte deixo a minha afilhada Josefa 20$000 rs, e a Ana e Leonor, minhas sobrinhas, a cada uma 12$000 rs.

(...)

Testamenteiros: em 1º a meu filho Ignacio Carneiro, em 2º a meu filho Manoel, em 3º a meu filho Bento Carneiro.

Pedi a Manoel Teixeira da Fonseca que a meu rogo escrevesse o presente testamento e por não saber escrever a meu rogo assina Candido Jose Dias neste Julgado de S. Domingos do Araxa aos 19-07-1828. A rogo de Dona Ursula da Cunha Ferreira - Candido Jose Dias. Testemunha que este fiz a rogo da testadora, Manoel Teixeira da Fonseca - Joaquim de Almeida Ramos.

Aprovação: 19-07-1828

Abertura: Araxa 23-11-1828

Cumpra-se: Araxa 23-11-1828

Aceitação aos 21-01-1829 neste Arraial e Julgado de S. Domingos do Araxá - Ignacio Carneiro de Mendonça, testamenteiro.

 

Data: aos 25-09-1843 nesta Vila de S. Domingos do Araxá

Que Faz: Francisco de Paula Barreto e s/m D. Vitoria Tomasia Carneiro, esta legataria de sua avó D. Ursula da Cunha Ferreira

Por seu Procurador Domingos José de Almeida