PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Estevão José de Siqueira”, neste site.

 

TERESA DE JESUS MARIA JOSÉ

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1844 - Caixa: 450

Inventariada: Theresa de Jesus Maria José

Inventariante: Cipriana de Jesus Baptista

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens de Dona Theresa de Jesus Maria José de quem é inventariante e testamenteira Dona Cipriana de Jesus Baptista.

Data: 1844

Local: São João del Rei

 

fls. 03

Diz Dona Cipriana de Jesus Baptista testamenteira e herdeira de sua irmã Dona Theresa de Jesus Maria José, que ela quer fazer inventário dos poucos bens que deixou a dita testamenteira (...).

 

fls. 07 - Testamento

 

Em nome de Deus Trino e Uno.

Eu Thereza de Jesus Maria José estando enferma mas em meu perfeito juízo, querendo firmar minha última vontade passo a fazer meu Testamento na maneira e forma seguinte:

Sou filha legítima do Capitão Estevão José de Siqueira e de Dona Ana Feliciana de Jesus, ambos falecidos.

Sempre vivi solteira e neste estado nunca tive filhos alguns, não tendo por isso herdeiros necessários.

Meu corpo será envolto em Hábito de Nossa Senhora do Carmo, de cuja ordem sou Terceira, sendo sepultado no cemitério da mesma (...).

(.....)

Instituo por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha irmã Dona Cipriana de Jesus Baptista, em segundo a minha irmã Dona Francisca Firmina de Jesus, e em terceiro a meu irmão Estevão José de Siqueira (...).

(.....)

Deixo em legado a minha irmã Dona Francisca Firmina de Jesus a metade da parte que tenho nesta casa na rua de São Francisco que foram dos falecidos meus pais (...) e por falecimento da mesma passara esta a minha sobrinha e afilhada Dona Maria Jesuína do Carmo ainda menor de dois anos (...).

(.....)

(...) este vai escrito a meu rogo por Joaquim Antonio de Gouveia (...) e por ele assinado por eu não ter vista e estar aleijada (...).

São João del Rei, 13 de Abril de 1839

Theresa de Jesus Maria José

 

Sobscrito

Testamento de Dona Theresa de Jesus Maria José, mulher branca, solteira, moradora nesta cidade de São João del Rei (...).

 

Abertura: Aos quinze dias do mês de Março de mil oitocentos e quarenta (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu Dona Theresa de Jesus Maria José (...).