PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado” cap. 6º, neste site.

 

THEODORO RIBEIRO DE OLIVEIRA E SILVA

Testamentária

 

ARQUIVOS HISTORICOS & DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo Fórum de Oliveira

Base Testamentos

Testador: Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva

Testamenteiros: Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva e Joanna Silveria de Castro

Ano: 1864

Local: Oliveira , MG

Paginas: 105

Caixa: 08

Transcrito por Luiz Henrique Cepeda Ribeiro

 

1864

Juízo da Provedoria da cidade de Oliveira

O escrivão Mor.

 

Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva e Dona Joanna Silveria de Castro, testamenteiros (borrão) e Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva.

Promotor de Residuos

 

Testamentária

 

Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil oitocentos e sessenta e quatro, aos oito de fevereiro do dito ano, nesta cidade da Oliveira, em meu cartório, autuo uma petição despachada pelo Dr. Juis Municipal (...) Gabriel Gustavo Guimarães.

Assim em o qual requer Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva e Dona Joanna Silveria de Castro, julgamento das contas testamentárias do finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva (...)

(assinado) Manoel Moreira da Cruz

 

F.4- Dis Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, que seo falecido padrinho, Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, lhe deixou por herdeiro do remanescente de seos bens, e deixou a um seo filho menor de nome Evaristo, um legado de  1:500$000 e estando o suplicante de posse de sua herança e do legado do dito seo filho e estando já paga a decima da herança e legado na respectiva Colletoria, como consta do talão no respectivo inventario quer por isso dar quitação da herança e legado (...)

 

F. 6- Procuração que faz Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, em sete de Nov. de 1863, morador em São Francisco de Paula, a Joaquim Gonsalves dos Santos (...)

 

F.10- Procuração que faz Joanna Flores(sic) de Castro moradora neste distrito, aos 14 de Nov. de 1863, neste Arraial do Carmo termo da cidade de Oliveira, a Joaquim Gonsalves dos Santos, Cap. Jose Antonio Teixeira e Antonio Jose de Castro, para com poderes especiais prestar contas e dar quitação do testamento do finado marido da outorgante de quem ela é testamenteira (...) assinado: Joanna Silveria de Castro

 

F.12 – (...) Certifico que em meo Cartório entre os diversos testamentos nele existentes, achamos o testamento com que faleceo o finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva (...).

 

F.13 e ss – TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre Filho e Espírito Santo, em que eu Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer como bom e fiel católico Romano, achando-me doente, de pé e com perfeito juízo e entendimento, com conhecimento do que faço, por essa queirão proceder a este meu testamento, ultima e derradeira vontade, para ao depois da minha vida digo depois da minha morte serem distribuído os meus bens  segundo a minha vontade e na forma da Constituição e Leis vigentes do Império.

Declaro que sou filho legitimo do finado Jose Ribeiro de Oliveira e Silva e Antonia Clara Felisberta de Castro, já falecidos, nascido e batizado na Capella de São Francisco de Paula, hoje pertencente a freguesia e município da Oliveira.

Declaro que sou casado com Dona Joanna Silveria de Castro, de cujo matrimonio não tivemos filhos. Declaro que já falecendo eu da vida presente meu funeral será feito a arbítrio de meu testamenteiro, com tanto que o faça descentemente, mas sem pompa.

Declaro que o meo Testamenteiro mandara dizer por minha alma, uma missa de corpo presente de esmola de vinte mil reis e mais uma pelas almas dos cativos, meos escravos já falecidos, outra por almas de meos pais, e outra pela alma das pessoas com que tive negócios e falleceram e estas de esmolas de costume.

Deixo para a Capella de São Francisco de Paula, neste distrito, a quantia de quatrocentos mil reis. Deixo aos pobres da aplicação deste Arraial de São Francisco de Paula, que serão rep---tidos pela maioria de votos de cinco homens escolhidos e dados em quatro anos, em quatro pagamentos, contados do dia de meo funeral, a quantia de quinhentos mil reis.

Deixo a cada um dos dez filhos legítimos de meu mano Mariano Ribeiro da Silva, a quantia de dois contos de reis. não entrando no numero de dez, minha sobrinha Antonia.

Deixo a meo afilhado Evaristo, filho legitimo de meo afilhado Theodoro Ribeiro da Silva Junior, a quantia de hum conto e quinhentos mil reis.

Deixo a Antonio Mendes dos Santos, casado com minha sobrinha Balbina, a quantia de dois contos de reis.

Deixo Jose Damazo, casado com minha afilhada Balbina, quatrocentos mil reis. Deixo a minha mulher, dois contos de reis.

Determino ao meo testamenteiro, continue por minha morte, a pagar ao mestre os estudos preparatórios aos quais agora se esta aplicando meo sobrinho Ernesto, filho de Antonio Jose de Castro. Deixo a Antonio Jose de Castro, hum conto de reis. Deixo a minha afilhada, filha deste Antonio Jose de Castro, quatrocentos mil reis.

Deixo a Maria, filha de Felisberto Ribeiro da Silva, hum conto e seiscentos mil reis.

Deixo a Joanna, filha de Joaquim Pereira e Rosa sua mulher já falecidos, se continuar a morar comigo até a minha morte, duzentos mil reis.

Deixo ao meu afilhado Lindolfo, filho legitimo de Felisberto Ribeiro da Silva Junior, a quantia de trezentos mil reis.

Deixo ao meo afilhado de crisma, Modesto, filho de Jose Damaso, duzentos mil reis.

Deixo a Ambrosina, filha de João Ribeiro, duzentos mil reis.

Deixo a minha afilhada, filha de Jose Ribeiro da Silva Castro, a quantia de trezentos mil reis.

Deixo ao meu afilhado de crisma, Olimpio, filho de meo sobrinho, Felisberto Ribeiro da Silva, duzentos mil reis.

Deixo ao meo afilhado de crisma, Antonio Ribeiro, filho do mano Mariano, duzentos mil reis.

Deixo a minha afilhada Lucinda, filha de Jair Peres, quarenta mil reis.

Deixo a Ignácio Ribeiro da Silva duzentos mil reis.

Deixo ao meo escravo Pio quarenta mil reis.

Declaro que por falecimento de minha mulher, o meo testamenteiro passará carta de liberdade a Sofhia parda e lhe dara duzentos mil reis.

Declaro mais que por morte de minha mulher, meu testamenteiro passará carta de liberdade a minha escrava Lauriana parda e lhe dara trezentos mil reis e ao mesmo tempo, passará carta de liberdade a Irineu, filho desta.

Declaro mais que por morte de minha mulher passará carta de liberdade a minha escrava Eugenia digo escrava Eufrásia.

Declaro que tenho uma sociedade com meo afilhado Theodoro Ribeiro da Silva Junior, cujas condições constam em dois papeis que existem um com ele e outro comigo.

Rogo queiram ser meos testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher e meu afilhado Theodoro Ribeiro da Silva Junior em uma só vontade. Em segundo lugar, João Ribeiro da Silva e em terceiro lugar a meo sobrinho Carlos Ribeiro da Silva Castro e a qualquer destes nomeados que pegar neste meo testamento, para dar contas judiciais, deixo de premio hum conto de reis e quatro anos de prazo para as referidas contas.

Declaro que depois de cumpridos meus legados, instituo o meu herdeiro a meo afilhado, Theodoro Ribeiro da Silva Junior, filho legitimo de Damaso Ribeiro, e por esta forma, dou por concluído este meo testamento e ultima e derradeira vontade e por este revogo a qualquer outro que apareça com data anterior  e por não poder bem escrever pedi a Antonio de Paula Araújo, escrivão do juizo de paz, que este escrevesse sob minha ? e eu assino de próprio punho, em presença das testemunhas igualmente assinadas.

Fazenda da Boa Vista do Lambari, douz de dezembro de 1858

Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva

 

Testemunha presente, Belizário Ribeiro Silvino.

Testemunha, Mariano Ferreira Diniz

Aprovação:

Data: 02-12-1858

Testemunhas, todas maiores de quatorze anos e livres, que são: Belizário Ribeiro Silvino, Capitão Mariano Ferreira Denis, Ananias Jose dos Santos, Manoel Amancio Ribeiro, Justino Antonio de Macedo, todos moradores neste mesmo distrito (...).

 

F.21 - Termo de Abertura

Aos quatro dias do mês de Setembro de mil oitocentos e cincoenta e nove nesta fila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes em cazas do Dr. Augusto Fausto Guimarães Alvim, Juiz Municipal aonde eu Escrivão fui vindo e sendo ahi pelo Tenente João Ribeiro da Silva foi dado a elle juiz este testamento para por elle ser aberto, cujo testamento elle juiz achou fechado e cozido na forma que declara o rótulo para se dar cumprimento as disposições do testador. Do que para constar mandou o juiz lavrar este termo (...)

 

F. 22 e ss. Termo de Aceitação:

Aos doze dias do mes de Setembo de miloitocentos e cincoenta e nove nesta vila da Oliveira (...) compareceu presente Theodoro Ribeiro da Silva Junior e por elle foi dito que na qualidade de primeiro testamenteiro do finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, aceitava a gerencia da mesma testamentaria (...).

(...) aos quatorze dias do mes de Setembro de mil oitocentos e cincoenta e nove nesta vila da Oliveira (...) compareceu presente o Capitão José Antonio Teixeira, procurador que mostrou ser de Dona Joanna Silveria de Castro, (...) por ele foi dito que tendo sua constituinte sido nomeada primeira testamenteira conjuntamente no presente testamento de seo finado marido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, aceitava a gerencia da mesma testamentaria (...).

 

F32 – Ilmo. Sr. Dr. Juis Municipal

Pg. quatrocentos reis, Oliveira 8 de janeiro de 1864

Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, dos autos do inventario do falecido seo Thio, Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, precisa por certidão o theor do talão ou talões que mostram estar paga a decima da herança e legados deixados pelo dito finado, em modos de fé, requer pois a V. S. que o escrivão respectivo lhe passe a dita certidão e por tanto P. a V.S. deferimento (....)

 

F.38- Ilmo.sr.dr. Juis Municipal

Dis Francisco Ferreira Rodrigues Junior, por cabeça de sua mulher, Dona Mecias Carolina de Castro, que o falecido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, em o testamento com que faleceu, deixou a dita sua mulher, um legado de 2:000$000 (.....) o escrivão respectivo tome o termo de quitação na forma da Lei.  15-04-1861

 

F.39- Aos trinta de Abril de Abril de mil oitocentos s sessenta e hum, nesta Villa da Oliveira, Comarca do Rio das Mortes, em meo Cartório, compareceu presente Antonio Jose de Castro, por ele me foi dito, que por parte de seo constituinte , Francisco Ferreira Rodrigues Junior, como consta da procuração junta vinha pelo presente termo dar quitação ao testamenteiro do finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, da quantia de Douz contos de reis, que o dito finado, deixou em verba de seo testamento a sua molher, Dona Maria Carolina de Castro (...)

 

F.40-  Aos 13-02-1861 procuração que faz, Francisco Ferreira Rodrigues, morador na cidade de São João d”El Rei, a Antonio Jose de Castro, com expecialidade para dar quitação no inventário que se procedeoo por falecimento de Theodoro Ribeiro da Silva.

 

F.42- Dis Jose Ribeiro da Silva Castro, que tendo o finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, deixado em verba de seo testamento a mulher do Supp. Dona Cândida Silveria de Castro, hoje falecida, a quantia de 2:000$000, a filha sua de nome Maria, a de 300$000, cujas quantias pertencentes a dita sua molher e filha (....) as recebeo do testamenteiro do dito finado e por isso quer dar ao mesmo quitação (...). 10-06-1861

 

F.46 – Procuração Bastante que faz, Felisberto Ribeiro da Silva (....) ao Cap. Jose Antonio Teixeira e Jose Henrique de Mello, para dar quitação ao testamento deixado por Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, da quantia de dous contos de reis, que deixou em testamento a sua molher , Dona Maria Cândida de Castro, hum conto e seiscentos mil reis, que o mesmo finado deixou a sua filha Maria, trezentos mil reis que deixou a seo filho Lindolfo.

 

F-48 Dis Ignacio Ribeiro da Silva Castro que o finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e S.ª deixou ao suplicante a quantia de 200$000 réis em verba de seu testamento, de cuja quantia já está paga a décima e como seja necessário dar quitação ao testamenteiro (...) 30 de 9bro. de 1861

 

F. 54 - Dis o Comd.or Mariano Ribeiro da Silva, que na qualidade de procurador, as procurações juntas, recebeo do testamenteiro do finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, a quantia de sete contos trezentos e oitenta mil réis dos legados deixados por este em seu testamento, inclusive a de seu filho menor Gabriel Ribeiro da Silva Castro, e como já pelo referido testamenteiro esteja paga a respectiva decima, vem requerer a V. S. haja de mandar tomar por termo a presente quitação pelo Escrivão respectivo (...). 26-04-1861

 

F, 56 - Procuração que faz Misael Ribeiro da Silva Castro, morador no termo da Oliveira

Data: 05-09-1860 no Arraial do Bom Sucesso termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes.

Procurador Nomeado: Comendador Mariano Ribeiro da Silva.

Fins: receber e dar quitação do legado que a ele outorgante deixou Theodoro Ribeiro da Silva

 

F. 58 - Procuração que faz José Ribeiro de Oliveira e Silva, morador na fazenda do Capão Redondo, Distrito da Oliveira.

Data: 10-09-1860 neste Arraial de Santa Ana do Jacaré termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes.

Procurador Nomeado: Comendador Mariano Ribeiro da Silva.

Fins: receber de Theodoro Ribeiro da Silva Junior, um legado que lhe deixou em testamento seu finado tio Theodoro Ribeiro da Silva, digo, Theodoro Ribeiro d’Oliveira e Silva.

 

F. 60 e 61 Procuração por mim feita e assinada, afim de receber de Theodoro Ribeiro da Silva Junior o legado que me deixou em seu testamento o finado meu tio Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, instituo meu bastante procurador a meu pai, o senhor Comendador Mariano Ribeiro da Silva, para que em meu nome posso procurar, requerer, alegar, cobrar, receber, dar quitação (...) Santana do Jacaré, 10 de Setembro de 1860.

 Antonio  Ribeiro da Silva

Cap. Vitalicio da G. Nacional.

 

F.62 - Ilmo.Sr.Dr. Juis Municipal

Dizem Antonio Jose de Castro e Jose Custodio Ferreira por cabeça de sua molher Dona Olívia Olina Cândida de Castro, que o falecido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, em seo testamento, deixou ao 1º Supp. um legado de 1:000$000 e a hua sua filha menor de nome Esmeria 400$000, e a mulher do 2º 2:000$000 (...)

26 de Abril de 1860

 

F.64- Procuração bastante que faz, Jose Custodio Ferreira, por cabeça de sua molher, Dona Olívia Olina Cândida de Castro

 

F. 68 - Diz Lucinda Peres que o falecido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva em verba de seu testamento lhe deixou um legado de 40$000 réis (...)

 

F.78 – Procuração bastante que faz, Joanna Rosa de São Joaquim, moradora no Distrito da Emidia, na forma da lei (...)  11 de Abril de 1861 (...) para dar quitação de hum legado nos autos de testamentária do finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva.

 

F.82 – Dis Felisberto Ribeiro da Silva Castro, que o falecido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, deixou ao Supp. a quantia de 2:000$000, (...) bem como a seo filho Olimpio, a de 200$000.

 

F.84 – Dis Carlos Ribeiro da Silva Castro, que o finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, deixou ao Supp. a quantia de 2:000$000 em verba de seu testamento (...) 15-04-1861

 

F86 – Dis João Ribeiro da Silva que o falecido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, em seo testamento, deixou legado de 200$000 a sua filha Ambrozina Cândida de Castro (...) 03-04-1860

 

F.90 – Dis Jose Damazo Ribeiro, que o falecido Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, em seo testamento lhe deixou hum legado da quantia de 400$000, e a hum seo filho de nome Modesto a quantia de 200$000 (...) tome o termo de quitação (...). 09-03-1865.

 

F. 92 - Dis Antonio Mendes dos Santos, que o falecido seu tio Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, em seu testamento lhe deixou um legado de 2:000$000 (...) quer por isso dar quitação(...)

 

F.94 - Antonio Mendes dos Santos, pela presente procuração, por mim feita e assinada, nomeio e instituo por meus bastante procuradores na cidade de Oliveira aos senhores Ten. Cel. João Ribeiro da Silva e Cap. Jose Antonio Teixeira para que em meu nome, como se prezente estivesse deem quitação de hum legado que em seu testamento deixou o finado meu tio Theodoro Ribeiro da Silva a mim ou a m.ª mulher D. Balbina Eulalia da S.ª e por ter eu já recebido (...) dando a quitação (...). Cidade de Uberaba 18 de Abril de 1864 Antonio Mendes dos S.tos

 

F.106 - Ilmo.Sr.Dr. Juis Municipal

Dis Marcelino Vas Tostes, por cabeça de sua molher Sofhia parda, escrava que foi do finado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, que o falecido testador em seo testamento, determinou que por falecimento de sua molher o seo testamenteiro faça a carta de liberdade a molher do Supp. e lhe desse a quantia de 200$000 e como o testamenteiro por consentimento da ? do testador, passa a carta de liberdade a molher do Supp. e também lhe entregue os 200$000, conforme a determinação do testador, com o desconto da dizima que o testamenteiro pagara a respectiva colletoria (....)

Oliveira. 26 de Novembro de 1866