PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga”, neste site.

 

 

Sebastião Fernandes Gandra

Inventário

e

Joana Antonia Pereira

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Inventariado Sebastião Fernandes Gandra

Inventariante Joana Antonia Pereira

Local: Fazenda o Morro do Ferro da aplicação de N. Sra da Gloria do Passatempo - São José

Disponibilizado por William Horst Richter

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Sebastião Fernandes Gandra de quem é inventariante sua mulher D. Joana Antonia Pereira - 03-01-1798 nesta fazenda do Morro do Ferro da aplicação de N. Sra da Gloria do Passatempo do termo da vila de São José em casas de morada do falecido.

 

Declarou a inventariante que seu falecido marido fora natural de São Salvador de Gandra termo de Valença do Minho Arcebispado de Braga, filho legitimo de Pedro Fernandes e de Maria Lourença, já defuntos, que falecera aos treze dias do mês de Novembro do ano proximo passado de 1797 com solene testamento, que somente fora casado com ela inventariante de cujo matrimonio ficaram os filhos seguintes:

FILHOS

- Maria Jacinta casada com Jose Gomes Pinheiro.

- Manoel Fernandes Gandra casado.

- Francisco Fernandes Gandra, casado

- Ana Joaquina, de idade 24 anos.

 

Declarou bens: Cobre, Estanho, Gado, Escravos, Bens de Rais:

- uma fazenda na paragem chamada o Morro do Ferro que se compõem de terras de cultura e campos, com suas casas de vivenda, paiol, moinho, tudo coberto de telha, que de uma banda se divisa com o Alf. Manoel Ferreira Pacheco e da outra com os herdeiros do falecido João da Silva e o Alf. João Pereira da Silva avaliada na quantia de 2:041$000 rs.

 

Declarou os dotes: da herdeira Maria = do herdeiro Francisco =

 

Translado do Testamento: (...) aos 25-10-1797 nesta aplicação de Nossa Senhora da Gloria do Passatempo, freguesia e termo da vila de São Jose Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do testador eu Sebastião Fernandes estando em meu perfeito juizo e entendimento faço este meu testamento na forma seguinte: encomenda a alma. Testamenteiros em 1º lugar a minha mulher Joana Antonia Pereira, em 2º a meu filho Francisco Fernandes, em 3º lugar a meu filho Manoel Fernandes e em 4º a meu genro Jose Gomes Pinheiro.

Sou natural de São Salvador de Gandra termo de Valença do Minho Arcebispado de Braga, filho legitimo de Pedro Fernandes e de Maria Lourença, já defuntos. Sou casado nesta terra com Joana Antonia Pereira de cujo matrimônio temos os filhos seguintes: Maria = Manoel = Francisco = e Ana, todos estes são meus herdeiros da parte que lhe tocar de minha meação por meu falecimento. Declara bens.

Da minha terça disponho na forma seguinte: deixo por esmola a minha filha Ana o crioulo Alexandre. A minha filha Maria Jacinta, cc Jose Gomes Pinheiro, 40$000 rs. A minha sobrinha Maria da Conceição 10$000 rs = A minha afilhada Joaquina, filha de meu cunhado Francisco Jose, 20$000 rs. A minha comadre Felicia, mulher de Jose Luiz, 8$000 rs = a meu testamenteiro por premio de seu trabalho 40$000 rs.

Missas pela alma dos defuntos: Pascoal Gonçalves Beirigo = dos meus pai e mãe, escravos e benfeitores, pela alma de meu filho Sebastião.

Deixo a minha afilhada Joana, filha de meu filho Francisco, 40$000 rs = a meu afilhado Manoel, filho de minha filha Maria Jacinta, 40$000 rs para adjutorio de se ordenar cuja quantia se entregara a dita minha filha Maria Jacinta. Deixo mais dez oitavas a meu afilhado Jose, filho da dita minha filha Maria Jacinta. Deixo dez oitavas a minha sobrinha Maria Jose, mulher de Manoel Jose. Deixa legados pios.

Depois de cumprido, tudo o que acima tenho dito, o que sobrar da minha terça deixo a minha enteada Maria Rosa mulher de meu enteado João Gonçalves em atenção a sua pobreza, para melhor poder dotar as suas filhas.

Declaro que minha mulher foi casada primeiramente com Pascoal Gonçalves Beirigo e dele teve os filhos seguintes: Ana cc Jose Martins Teixeira, esta se acha inteirada da sua legitima da parte de seu pai. Antonio Luiz Gonçalves casado com Maria do Espirito Santo tambem esta inteirado da legitima do falecido seu pai. João Gonçalves dos Santos casado com Maria Rosa, da mesma sorte esta inteirado da sua legitima.

Declaro que minha filha Maria Jacinta, quando se casou com Jose Gomes levou em dote um negro por nome Sebastião e uma negra chamada Rosa. Meu filho Francisco levou (...).

Roguei ao Padre Luiz Rodrigues da Costa que este por mim fizesse e como testemunha assinasse e eu me assino de meu sinal costumado. Hoje Morro do Ferro 25 de outubro de 1797 Sebastião Fernandes.

Aprovação: aos 25-10-1797

Abertura aos 13-11-1797 nesta aplicação do Passatempo.

Termo de Aceite: aos 23-01-1798 Domingos Jose de Souza, procurador que mostrou ser de D. Joana Antonia Pereira, em nome de sua constituinte aceitava a administração do Testador Sebastião Fernandes.

 

Auto de Partilhas aos 20-04-1798

Francisco Fernandes Gandra, curador da órfã sua irmã Ana Joaquina, filha legitima do falecido Sebastião Fernandes Gandra e de sua mulher D. Joana Antonia Pereira.

Certifico que notifiquei Francisco Fernandes Gandra, curador da órfã sua irmã Ana Joaquina Fernandes para assinar termo de conservação dos bens da mesma. Vila de S. Jose 10 de Dezembro de 1798. João Alves Antunes.

Termo de entrega dos bens da legitima da órfã Ana - aos 20-12-1798

 

Diz Ana Joaquina Fernandes, f.l. do falecido Sebastião Glz Gandra e de s/m Joana Antonia Pereira, que ela se acha justa para se casar com João Francisco de Andrade, pessoa igual a do suplicante e como o não pode fazer sem licença (...)  Hoje Morro do Ferro 23 de Maio de 1800

 

No livro quarto de casamentos desta freguesia de Santo Antonio da vila de S. José comarca do Rio das Mortes, nele a fls 146 se acha o assento do teor seguinte = Aos 28 dias do mês de Maio de 1800 na capela de N. Sra da Gloria do Passatempo, filial desta matriz (...) se casaram João Francisco de Andrade, f.l. de João Francisco de Andrade e Ana Maria de Jesus, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados = com Ana Joaquina Fernandes, f.l. de Sebastião Fernandes Gandra e de D. Joana Antonia Pereira, n/b na dita capela do Passatempo.

 

 

Joana Antonia Pereira

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Testamento de Joana Antonia Pereira

Testamenteiro: Francisco Fernandes Gandra

Ano 1817(?)

Disponibilizado por William Horst Richter

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Diz Francisco Fernandes Gandra, testamenteiro da defunta sua mãe D. Joana Antonia Pereira que ele quer dar contas das despesas profanas da sua ttr.ª para o que oferece o testamento e mais documentos (...).

 

Eu D. Joana Antonia Pereira (...) determino o meu testamento na forma seguinte: (...) sou natural e batizada na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, freguesia dos Prados, f.l. de Manoel Gonçalves Tristão e de Catarina Pereira, já falecidos.

Fui casada primeiramente com Pascoal Gonçalves Beirigo, de cujo matrimonio tive os filhos seguintes: Ana Antonia = Antonio Luiz Gonçalves = João Gonçalves dos Santos, e todos estão inteirados das legitimas paterna.

Fui segunda vez casada com Sebastião Fernandes Gandra de cujo matrimonio tive os filhos seguintes: Maria Jacinta = Manoel Fernandes = Francisco Fernandes = Ana Joaquina, e todos estão pagos da legitima do falecido seu pai e agora herdarão todos da minha parte, os filhos do primeiro e segundo marido.

Testamenteiros em 1º lugar ao Alf. Francisco Fernandes, meu filho; em 2º a meu filho João Gonçalves, em 3º ao Furriel João Francisco, meu genro.

Declara bens, encomenda missas, liberta escravos.

(no texto) minha filha Ana Antonia casada com Jose Martins; minha filha Maria Jacinta; meu filho Manoel Fernandes devo da legitima paterna; declaro que tudo quanto meu marido Sebastião deixou de sua terça a minha filha Maria Jacinta e seus filhos, esta pago em terras.

Deixo de minha terça: a minha filha [rasgo] uma crioula chamada Narciza. Deixo se digam por alma de meu filho Sebastião (...).

40$000 rs a meu filho Francisco Fernandes como meu procurador na administração da testamentaria do falecido seu pai, meu marido. Os moveis de minha casa se repartirão por todos os meus herdeiros em igual parte, amigavelmente e sem ordem da justiça.

O restante da minha terça se repartira por todas as minhas netas que se acharem vivas, e em igual parte.

Hoje Morro do Ferro 3 de março de 1809. Signal de Joana Antonia Pereira.

Como testemunha que este fiz e assinei a rogo da testadora = o Padre Verissimo Joseph Pereira.

Aprovação aos 03-03-1809 nesta paragem do morro do Ferro freguesia de S. Jose termo da vila de S. Jose comarca do Rio das Mortes em casas de morada de D. Joana Antonia Pereira.

 

Testamento de Dona Joana Antonia Pereira, aprovado por mim tabelião abaixo assinado e vai fechado com cinco pontos de retroz encarnado e ou três tantos pingos de lacre da mesma cor e por verdade 3 de março de 1809. Januario de Mag.s Gomes.

F. Reg. nesta Prov. de Auz.tes no L.º 39 p 15. S. João 28 de Septembro de 1810.

 

Aos --- dias do mês de Maio de 1816 anos nesta vila de S. João del Rei comarca do Rio das Mortes em o cartorio de mim escrivão apareceu presente o Capitão Luiz Antonio da Silva Rodarte, procurador que mostrou ser de Francisco Fernandes Gandra, e por ele me foi dito que em nome de seu constituído fazia aceitação da testamentaria de D. Joana Antonia Pereira (...)

S. Joam 3 de Maio de 181[rasgado]

 

Diz João Francisco de Andrade por cabeça de sua mulher Ana Joaquina Fernandes, que falecendo sua sogra D. Joana Antonia Pereira, no testamento com que faleceu deixou da sua terça a mulher do requerente, sua filha, uma crioula (...).

Sr. Dr. Provedor.

É verdade o q o suplicante pede e consta acima da verba com q faleceu a testadora minha mãe q diz assim = Deixo de minha terça a minha filha Anna Joaquina uma crioula chamada Narciza = estou pronto para entregar V.S, mandara o q for servido. Vila de S. João 31 de Janeiro de 1817. Francisco Fernandes Gandra.

 

Recebi do Alf. Francisco Fernandes Gandra, como testamenteiro de minha sogra D. Joana Antonia Pereira, uma crioula por nome Narciza, que minha sogra deixou de esmola da sua terça a minha mulher Ana Joaquina Fernandes. Morro do Ferro 18 de Julho de 1809 João Francisco de Andrade.

 

Disposições do testamento com que faleceu D. Joana Antonia Pereira de quem é testamenteiro Francisco Fernandes Gandra:

1- Declarou ser natural e batizada na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, freguesia dos Prados, filha legitima de Manoel Gonçalves Tristão e de Caterina Pereira, já falecidos.

2- Que fora casada primeiramente com Paschoal Glz de cujo matrimonio tiveram os filhos seguintes: Ana Antonia, Antonio Luiz Gonçalves, João Glz dos Santos e todos estavam inteirados das legitimas paterna.

3- Fora segunda vez casada com Sebastião Fernandes Gandra, de cujo matrimonio tiveram os filhos seguintes: Maria Jacinta, Manoel Fernandes, Francisco Fernandes, Ana Joaquina, e todos estavam pagos da legitima do falecido seu pai.

4- Declarou q os bens que possuía eram aqueles que por sua morte se acharem (...).

7- Declarou que sua filha Ana Antonia, casada com Jose Martins, já tinha em si, a conta da herança que lhe podia tocar (...).

8- Seu filho Manoel Fernandes se lhe deve o crioulo Caetano (...).

9- Declarou que tudo o que seu marido tinha deixado da sua terça a sua filha Maria Jacinta e a seus filhos estavam pagos em terras.

13- Deixava da sua terça: a sua filha Ana Joaquina uma crioula chamada Narciza.

14- Se dissessem por alma de seu filho Sebastião, em altar privilegiado em S. Tiago, 10 missas de esmola costumada.

15- Se pagasse da 3a dela 40$000 rs a seu filho Francisco Fernandes q lucrara como procurador na administração da testamentaria do falecido seu pai e marido.

17- um crioulo chamado Simão fora dado em dote a seu genro João Francisco.

18- Pagos os seus legados, se reparta o remanescente da sua 3a. por todas as suas netas q se achassem vivas, amigavelmente.

 

Lista dos pais das legatárias, netas da falecida D. Joana Antonia Pereira:

Do Cap. Jose Gomes Pinheiro e sua mulher D. Maria Jacinta são as seguintes: Francisca - Jesuina.

Do Alf. Antonio Luiz Glz e s/m D. Maria do Espirito Santo são as seguintes: Izabel - Violante - Ana - Candida - Francisca - Maria.

Do Alf. Francisco Frz Gandra e s/m D. Violante Francelina as seguintes: Joana - Maria - Violante - Francisca.

Do Furriel João Francisco de Andrade e s/m Ana Joaquina, as seguintes: Joana - Ana - Florisbela - Esmeria.

De João Gonçalves e s/m Maria Rosa, falecidos ambos, as seguintes: Ana - Maria - Teresa - Violante - Joaquina - Delfina - Rita - Felisbina.

De Jose Martins Teixeira e sua falecida mulher Ana Antonia Pereira as seguintes: Maria - Emerenciana - Esmeria.

Certifico que todas as filhas descritas na lista supra são netas da falecida D. Joana Antonia Pereira, já falecida e sepultada nesta capela do Passatempo, da qual é testamenteiro o Alf. Francisco Frz Gandra seu filho o que certifico por serem as netas todas desta aplicação por me ser esta pedida pelo dito testamenteiro para contas que tem de dar no seu competente Juízo. Passatempo 30 de Setembro de 1817.

 

Repete o supra. São 26 netas.

É o remanescente da terça a quantia de 463$021 e 1/2 rs, de que cabe a cada um de 26 netas 17$808 ½. São João 13 de 7bro de 1819

 

Quitações do remanescente da terça:

Cap. Jose Gomes Pinheiro e outros. 06-06-1820 Termo de Quitação:

Revdo Joaquim Jose de Souza Lira, procurador que mostrou ser de Jose Gomes Pinheiro por cabeça de sua mulher Maria Jacinta; de João Francisco de Andrade por cabeça de sua mulher Ana Joaquina; Jose Martins Teixeira por cabeça de sua falecida mulher Ana Antonia; Francisco Fernandes Gandra; o Alf. Antonio Luiz Gonçalves por cabeça de suas filhas; Manoel Fernandes dos Santos; Jose da Silva Gomes por cabeça de sua mulher Ana Rosa de Jesus; Francisco Ferreira da Trindade por cabeça de sua mulher Maria Silveria de Jesus; Joaquim Ferreira da Costa por cabeça de sua mulher Violante Maria de Jesus.

 

Aos 06-05-1820 neste Arraial de N. Sra da Gloria do Passatempo, freguesia e termo da vila de S. Jose Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de m orada do Cap. Jose Gomes Pinheiro onde eu escrivão da vintena do dito distrito fui vindo e sendo ai compareceram presentes o dito Cap. Jose Gomes Pinheiro por cabeça de s/m D. Maria Jacinta e como procurador de Jose Luiz Gomes cc uma neta legatária Teresa Maria de Jesus, o Cap. João Francisco de Andrade por cabeça de s/m Ana Joaquina = e Jose Martins Teixeira por cabeça da falecida sua mulher D. Ana Antonia = o Alf. Francisco Fernandes Gandra e o Alf. Antonio Luiz Gonçalves como cabeça das legatárias suas filhas = o Alf. Manoel Fernandes dos Santos como procurador de Joaquim Antonio da Silva e de Manoel Antonio da Silva e de Constantino Jose da Silva e de Mariano Jose Benedito, todos casados com netas, da falecida D. Joana Antonia Pereira, legatárias e Jose da Silva Gomes cc Ana Rosa de Jesus, também neta legatária, e Francisco Ferreira da Trindade cc Maria Silveria de Jesus, também neta legatária, e Joaquim Ferreira da Costa casado com Violante Maria de Jesus, neta legatária, todos filhos e herdeiros e netos da falecida sua mãe Joana Antonia Pereira.

 

Diz Joaquim Antonio da Silva, por cabeça de sua mulher Delfina; Manoel Antonio da Silva por sua mulher Joaquina; Constantino Jose da Silva, por sua mulher Felisbina; Floriano Jose Barreto por sua mulher Rita; e Jose Luiz Gomes por sua mulher Teresa, todas filhas legitimas de João Glz e Maria Rosa, já falecidos e netas da falecida Joana Antonia Pereira que eles precisam dar quitação ao Alf. Francisco Frz Gandra (...) S. João 14 de 10bro de 1827.