PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Frutuoso Neto Carneiro”, neste site.

 

 

MARIA DO ROSÁRIO ALVES

Inventário

 

Arquivo Histórico Municipal Prof. Altair José Savassi

Inventários e Testamentos de Barbacena-MG

25 VC  Caixa 75 Ord 07

Inventariada Maria do Rosário Alves

Disponibilizado por Maria Candida de Freitas

Transcrito e resumido por Projeto Compartilhar

 

Falecida: Maria do Rosário Alves

Inventariante Frutuoso Neto Carneiro

Data: aos 21-11-1799 nesta vila de Barbacena

 

Filhos:

- Dona Maria Emerenciana casada com João Pedro Pereira

- D. Ana de 21 anos pouco mais ou menos

- Custodia, de idade de 18 anos

- Frutuoso, de idade de 14 anos

- Manoel, de idade de 11 anos

- João de idade de 9 anos

- Constancio de idade de 8 anos

- Antonio de idade de 4 anos

 

Avaliações: Escravos, animais, Terras

 

Diz João Pedro Pereira por cabeça de sua mulher, herdeira da falecida sua mãe D. Maria do Rosario, que o Suplicante foi citado para ver se quer entrar a colação com o dote que recebeu o Suplicante. E porque esta contente com este quer fazer terno de abstenção.

 

Monte Mor                                               1:645$000 rs

despesas                                                       8$575

Liquido                                                    1:636$405

meação                                                      818$203

parte dos sete herdeiros, para cada um       116$886

 

Pagamentos: ao viuvo cabeça do casal    818$203

 

 (...) mando a qualquer oficial de Justiça cite ao Alf. Frutuoso Neto Carneiro para no termo de oito dias adir ao Inventário do seu casal os bens que lhe foram dados em pagamento como herdeiro por cabeça de sua mulher, filha de Pedro Nunes dos Santos e de sua mulher Izabel Maria de Souza no inventário destes, para se repartir com os orfãos seus filhos, herdeiros daqueles por falecimento da dita sua mulher (...) Barbacena 11 de Julho de 1806 eu Jose Lourenço Ferreira escrivão dos orfãos que assinei.

 

Diz o Alf. Frutuoso Neto Carneiro tutor de seus filhos, orfãos que ficaram por falecimento de sua mulher Maria do Rosario filha dos falecidos Pedro Nunes dos Santos e de sua mulher Izabel Maria de Souza, que por ordem deste Juizo apresenta a certidão do que tocou, nas partilhas do Inventário dos ditos falecedos, a mulher do suplicante pert.e hoje a seus filhos orfãos (...).

 

Certifico que para se proceder a sobrepartilha neste inventário citei ao viuvo Alferes Frutuoso Neto Carneiro e aos orfãos maiores a saber: o Tenente João Pedro por cabeça de sua mulher, e Ana, Custodia, Frutuoso, Manoel, João e Constancio (...) Barbacena 24 de outubro de 1806.

 

Auto de Sobre Partilhas aos 06-04-1808

Monte Mor liquido                                    1:103$246

meação                                                       551$623

pelos oito herdeiros                                     551$623

vindo a caber a cada um de legitima materna 68$952 - 5/6

 

Pagamentos feitos:

ao viúvo cabeça do casal da meação que lhe toca.

a herdeira D. Maria Emerenciana casada com o Ten. João Pedro Pereira

a herdeira D. Ana de sua legitima

a herdeira D. Custodia de sua legitima

ao herdeiro Frutuoso

ao herdeiro Manoel

ao herdeiro João

ao herdeiro Constancio

ao herdeiro Antonio

 

Juntada:

Aos 16-10-1819 nesta vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes em o cartorio de mim Escrivão adiante nomeado, por parte de João Neto Carneiro, filho legitimo de Frutuoso Neto Carneiro e a falecida Maria digo por parte de Severino Jose Affonso, por si e cabeça de sua mulher Ana Francisca, filha e herdeira da falecida D. Maria do Rosario, e por ele me foi apresentada uma sua petição despachada pelo Cap. Jose Rodrigues Lima Juiz dos Orfãos nesta vilas e seu termo (...)

 

Diz Severino Jose Affonso por si e cabeça de sua mulher Ana Francisca de Jesus estando esta na posse mansa e pacifica de Joaquina crioula desde a idade de um ano ate o presente que tem decorrido mais de 20 por doação de seu pai Frutuoso Neto Carneiro em cuja posse estava quando se casou com o Suplicante vai em 4 anos e ainda dura até o presente, tem agora noticia que seu cunhado João Neto Carneiro o pretende arrancar da mesma posse chamando a si a dita escrava a pretexto de lhe ser dada em partilha por morte de sua mãe Maria Alves do Rosario o que procedeu por falta de declaração do sogro do suplicanmte, por ser lavrador rustico e ignorante, o q não pode prejudicar o direito do suplicante(...)

 

Juntada

Aos 26-10-1819 nesta vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes em o cartorio de mim Escrivão adiante nomeado, por parte de João Neto Carneiro, filho legitimo de Frutuoso Neto Carneiro e Maria Alves do Rosario me foi apresentada uma sua petição (...).

 

Diz João Neto Carneiro, filho legitimo de Frutuoso Neto Carneiro e Maria Alves do Rosario que por falecimento desta se procedeu ao competente Inventario, que depois se deu quinhão em partilhas aos herdeiros (...).

 

Certifico que revendo os livros desta paroquial no d.º a f. 432v esta o assento do teor seguinte: Aos 13 de M.ço de 1791 na Capela de Santa Ana da Bertioga filial desta matriz da Borda do Campo o P.e Antonio Vicente de Almada batizou solenemente e pos os santos oleos a João, inocnnete, f.l. de Frutuoso Neto Carneiro e Maria do Rosario. PP Custodio Neto e Ana Maria, todos desta freguesia de que mandei fazer este assento. O Vig. D. Agostinho Pitta de Castro e não contem mais no original Barbacena 26 de 8bro de 1819.

 

Juntada

Aos 11-11-1819 (...) por parte de Manoel Neto Carneiro me foi apresentada uma sua petição (...).

 

Diz Manoel Neto Carneiro e Frutuoso Neto Carneiro que querem dar quitação a seu pai o Alf. Frutuoso Neto Carneiro doque lhes coube de ligitma materna em partilha e sobre partilha visto acharem se ha muitos anos casados.

 

Aos 11-11-1819 termo de quitação que da Manoel Neto Carneiro a seu  pai Inventariante Alf. Frutuoso e já ha muitos anos havia recebido deste um mulatinho Tristão quando tinha seis anos de idade pouco mais ou menos que pertencia ao referido seu pai como Testamenteiro e Herdeiro de seu irmão Custodio Neto Carneiro, em pagamento de tudo quanto lhe coube de legitima de sua mãe D. Maria Alves do Rosario em partilha e sobrepartilha  (...) (aa) Manoel Neto Carneiro - Frutoso Neto Carneiro

 

Termo de quitação que da Frutuoso Neto Carneiro a seu pai, aos 11-11-1819. (aa) Frutuoso Neto Carneiro - Frutuoso Neto Carneiro

 

Termo de quitação que da o Alf. Manoel Antonio Ferreira por cabeça de sua mulher Custodia Maria do Rosario a seu sogro aos 11-11-1819 (aa) Manoel Antonio Ferreira - Frutuoso Neto Carneiro

 

Termo de quitação que da Severino Jose Affonço por cabeça de sua mulher Ana Francisca de Jesus a seu sogro aos 11-11-1819 (aa) Severino Jose Affonço - Frutuoso Neto Carneiro

 

Aos 26-08-1820 compareceu Antonio Neto Carneiro, filho herdeiro da falecida D. Maria Alves do Rosaro (...).

 

Julgo por sentença os termos de composição que foram praticados pelos herdeiros Manoel Neto Carneiro, Frutuoso Neto Carneiro, Alf. Manoel Antonio Pereira por cabeça de sua mulher Custodia Maria do Rosario, Severino Jose Affonso por cabeça de sua mulher Ana Francisca de Jesus, Antonio Neto Carneiro (...) bem como o herdeiro João Neto Carneiro (...) 12 de 7bro de 1820