PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DA ROCHA PORTO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1824 - Caixa: 290

Inventariado: Manoel da Rocha Porto

Inventariante: Custódio Lopes de Siqueira

Local: Vila de S. João del Rei,

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Avaliação dos Bens

 

Aos 02-07-1824 nesta vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em meu cartório compareceu Custodio Lopes de Siqueira, homem creoulo, e por ele foi dito que para a fatura do inventario do falecido testador Manoel da Roxa Porto, de quem é testamenteiro, fazia nesta vila a seus procuradores ao Capitão João Batista Lustosa e Florencio Antonio da Fonseca, advogados nestes Auditórios, e aos Solicitadores de Causa Emerenciano Jose de Souza Vieira e Luiz da Cunha Barros (...).

 

Autos de Inventario

Data: 02-11-1824

Local: Vila de S. João del Rei

 

Declaração: que oi testador falecera com seu solene testamento no dia 14 de Junho do corrente ano, e por não ter herdeiro algum legitimo, nomeara e instituira as suas irmãs abaixo declaradas, em iguais parte suas herdeiras na forma constante do mesmo testamento (...).

 

Herdeiros:

Juliana, Vitoria, e Inácia irmãs do mesmo falecido testador, todas maiores de vinte e cinco anos.

 

Descrição de Bens (entre eles):

- um sitio na paragem denominada Rio Grande da Ponte Nova da aplicação de Santo Antonio da freguesia de Lavras termo desta vila, com casas de vivenda, quintal, matos virgens, capoeiras e campos de criar; entrando tambem separadamente uma parte  ----- ao córrego chamado do Macuco, tudo por 500$000 rs.

 

copia do testamento

 

(...) eu Manoel da Roxa Porto, filho legitimo de Bento e Brisida, já falecidos, estando em meu perfeito juizo faço este meu testamento na forma seguinte:

(...)

Testamenteiros em 1º lugar o Alf. Jose Gonçalves Lopes, em 2º lugar Custodio Lopes feitor do Padre Jeronimo Pereira de Carvalho, em 3º a João Simões de Mello, em 4º a minha irmã Vitoria Maria, em 5º a Inacia parda, criada por minha irmã Vitória.

Por que não tenho herdeiros forçados, declaro por meus legitimos herdeiros as minhas irmãs Vitoria, Juliana e Inacia parda criada por minha irmã Vitoria em igual parte depois de cumpridos os meus legados.

Deixo a minha afilhada Ana, filha de Antonio Joaquim Martins a quantia de 50$000 rs.

Legados Pios, esmola aos pobres.

Encomendação de missas.

(...) e por não saber ler, nem escrever, roguei ao Reverendo Capelão Joaquim Maximo da Silva Rodarte que por mim escrevesse e como testemunha assinou (...)

Santo Antonio da Ponte Nova 04 de Setembro de 1823, sinal de Manoel da Roxa Porto.

 

Aprovação: 29-09-1823

 

Abertura: 14-06-1824 abri este testamento de Manoel da Roxa Porto para se poder sepultar no corpo e na forma que determinava (...).

 

Desistencia: não aceito esta testamentaria por me achar incapacitado (...) Ponte Nova 15-06-1824 Jose Gonçalves Lopes.

 

Aceitação: aos 01-07-1824 Custodio Lopes de Siqueira