PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Costa Afonso”, neste site.

 

MANOEL DA COSTA AFONSO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1784  Caixa: 597

Inventariado: Manoel da Costa Afonso

Inventariante: Ana Maria de Jesus

Local: Vila de São José

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

Obs.: Documento muito danificado.

 

Diz o Alferes Manoel Mendes dos Santos que por falecimento de Manoel da Costa Afonso procedeu Inventário nos bens do mesmo (...).

 

fls. 01v - Declaração:

Declarou a Inventariante que o falecido seu marido Manoel da Costa Afonso era natural da Ilha de São [-------] os nomes de seus pais não sabia ela inventariante, e que morrera nestas Minas na fazenda, aos dezoito dias do mês de Outubro do ano de mil setecentos e oitenta e quatro, sem testamento e que não fora casado senão com ela a inventariante (...).

 

fls. 01v. - Filhos:

01- Maria Joaquina de Jesus, casada com Joaquim da Silveira Machado.

02- Manoel Gonçalves da Costa

 

Obs.: falta a próxima folha.

 

fls. 27

Diz Manoel Gonçalves da Costa, tutor dos órfãos do falecido Manoel da Costa Afonso (,,,), porque a órfã Joaquina se acha com a idade de dezesseis anos; (...) e há de tomar o estado de casada, porque se acha justa e contratada para se casar com (...).

 

Diz o Alferes Manoel Mendes dos Santos que rematou neste Juízo a legítima que tocou ao órfão Antonio, por falecimento de seu pai Manoel da Costa Afonso (...).

 

Diz Manoel Gonçalves da Costa, tutor e herdeiro que ficou dos órfãos do falecido Manoel da Costa Afonso, que por morar distante desta vila vinte e tantas léguas, quer nomear outro tutor em seu lugar, que é Joaquim da Silveira Machado, cunhado do suplicante e genro do falecido (...).