PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Lourenço de Barros”, neste site

 

MANOEL LOURENÇO DE BARROS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Documento: inventário Ano: 1773 Caixa: 30

Inventariado: Manoel Lourenço de Barros

Inventariante: Maria do Rosário

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis

 

Fl. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Manoel Lourenço de Barros de quem é inventariante a viúva, sua mulher, Maria do Rosário.

Data: 11-09-1773

Local: paragem chamada o Bom Jardim, fazenda Santa Rita da aplicação da capela da mesma Santa, freguesia de Nossa Senhora da Borda do Campo, termo da vila de São João del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes.

 

Fl.01 v Declaração

Declarou a inventariante que o falecido seu marido morrera aos vinte e seis dias do mês de julho do presente ano de mil setecentos e setenta e três e que não fizera testamento (...)

 

Fl. 02v Filhos

1 – Vicente, de idade de 12 anos

2 – Francisco, 9 anos

3 - Prudêncio , 7 anos

4 – Antônio, 4 anos

5 – Manoel, 2 anos

6 – José, 9 meses

7 – Mônica, 12 anos (depois casou com José Martins Fagundes)

8 – Custódia, 10 anos (depois casou com Manoel de Souza)

 

Declarou a dita inventariante ter ficado grávida de seu falecido marido de 3 para 4 meses

9 – Joana (ou Joan?), nasceu depois da morte do falecido

 

Bens de Raiz

Uma casa de morada em que viviam na paragem chamada o Bom Jardim que se compõe de casas de vivenda cobertas de telha, paiol coberto de capim, moinho de fazer farinha (...)

Uma morada de casas de sobrado também cobertas de telha com quintal murado e poço dentro, sitas no arraial da Igreja Nova da Borda do Campo.

 

Fl. 13

Diz Manoel Dias, tutor dos órfãos do falecido Manoel Lourenço de Barros (...)

 

Monte mor = 4:241$861

Despesa = 294$090

Líquido = 3:947$777

Meação = 1:973$888 1|3

Legítima =219$320

 

Fl. 31

Diz José Martins Fagundes que ele se acha casado com Mônica Maria de Jesus, filha do falecido Manoel Lourenço de Barros, com licença deste Juízo (...)

Mais bens:

Uma lavrinha situada na Borda do Campo do termo de São José

 

Fl. 44 Auto de Contas

Data: 19-09-1776

Local: vila de São João Del Rei

Tutor: Manoel Dias

Dos órfãos:

O órfão Vicente terá quinze anos de idade pouco mais ou menos, (...) se acha no estado de solteiro vivendo em companhia da viúva sua mãe Maria do Rosário a qual lhe dá boa educação e que sabe ler e escrever e que de presente está ajudando a mesma sua mãe na labutação do sítio em que vivem para poderem sustentar e vestir honradamente.

O órfão Francisco se achava com doze anos de idade pouco mais ou menos, e que se acha no estado de solteiro vivendo em companhia da viúva sua mãe Maria do Rosário e que se acha aprendendo a ler e escrever e contar e que a mesma sua mãe lhe dá boa educação porque vive com honra e honestidade.

O órfão Prudêncio se achava com dez anos de idade pouco mais ou menos e que estava no estado de solteiro vivendo em companhia de sua mãe Maria do Rosário que por ser como é viúva muito honrada consta que lhe dá boa educação e que ao presente está aprendendo a ler e escrever e contar.

O órfão Antônio se achava com sete anos de idade pouco mais ou menos, no estado de solteiro vivendo em companhia de sua mãe Maria do Rosário e por esta ser como é viúva honesta e muito honrada lhe dá boa educação.

O órfão Manoel se achava com cinco anos de idade pouco mais ou menos, no estado de solteiro vivendo em companhia de sua mãe Maria do Rosário e por esta ser como é viúva honesta e muito honrada lhe dá boa educação e o orienta na doutrina cristã.

O órfão José está com a idade de três para quatro anos [PARTE DANIFICADA] acha em companhia da viúva sua mãe Maria do Rosário e por esta ser como é viúva honesta e muito honrada lhe dá boa educação.

A órfã Maria se achava com a idade de quinze anos pouco mais ou menos e que se acha casada com José Martins Fagundes, homem branco e de qualidade (...)

A órfã Custódia se achava com a idade de treze anos pouco mais ou menos vivendo com bom recato e honestidade em companhia de sua mãe Maria do Rosário viúva na verdade muito honesta e de bons costumes.

O órfão João se achava com a idade de dois anos e meio pouco mais ou menos e que se achava em companhia da viúva sua mãe Maria do Rosário que lhe dá boa educação por ser muito honesta e de bom procedimento.

 

Fl. 53

Dizem José Martins Fagundes, casado com uma órfã do falecido Manoel Lourenço de Barros, e Vicente Lourenço de Barros, órfão do mesmo já emancipado por se achar casado com licença deste Juízo, que a viúva, sua sogra e mãe, sem embargo de ter uma numerosa sucessão de nove filhos, passou a segundas núpcias com Antônio Correa de Mendonça (...)

 

Fl.57

Diz José Martins Fagundes que em março de 1780 assinou a tutela dos órfãos de Manoel Lourenço de Barros, seus cunhados (...) o órfão Francisco se acha hoje com 15 anos de idade e anda sendo induzido pelo seu padrasto Antônio Correa de Mendonça e seu pai José Correa para casar com uma irmã do mesmo padrasto sem justas causas (...)

 

Fl. 66 Procuração

Data: 20-05-1781

Local: vila de São João del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes

Que faz: Antônio Correa de Mendonça (padrasto dos órfãos)

Procuradores nomeados: doutores Antônio José de Mello e Manoel José Dias e os solicitadores de causas Manoel de Sá Peixoto e Manoel Caetano da Silva

 

Fl. 79

Diz Manoel de Souza por cabeça de sua mulher Custódia Maria do Rosário, órfã que ficou por falecimento de Manoel Lourenço de Barros, que eles para se casarem obtiveram licença deste Juízo (...)

 

Auto de contas

Data: 12-08-1784

Local: vila de São João Del Rei

Tutor: José Martins de Fagundes

Dos órfãos:

O órfão Vicente tem de idade vinte e seis anos, pouco mais ou menos, e se acha no estado de casado e vive de roça na freguesia da Borda do Campo.

O órfão Francisco (ilegível) vive de seu ofício de carpinteiro no estado de solteiro com bom procedimento e tem idade de vinte anos pouco mais ou menos (...)

O órfão Prudêncio tem de idade dezoito anos pouco mais ou menos e está aprendendo o ofício de carpinteiro na companhia de seu irmão Francisco com bom procedimento (...)

O órfão Antônio terá quinze anos de idade pouco mais ou menos e se acha em companhia da viúva sua mãe com boa educação.

O órfão Manoel terá idade de nove anos pouco mais ou menos e que se acha em companhia da viúva sua mãe Maria do Rosário casada com Antônio Correa de Mendonça.

Obs.: anexado ao inventário há um processo de justificação de dívidas.