PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANA CÂNDIDA DO NASCIMENTO

e

MANOEL JOAQUIM DO NASCIMENTO

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1865

Caixa: 171

Nº de Páginas: 60

Inventariada: Ana Cândida do Nascimento

Inventariante: Manoel Joaquim do Nascimento

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Ana Cândida do Nascimento de quem é Inventariante Manoel Joaquim do Nascimento.

Data: 06-12-1865

Local: São João del Rei

 

fls. 03

Diz Manoel Joaquim do Nascimento, viúvo de Dona Cândida do Nascimento, morador no distrito de Nazaré (...).

 

fls. 03v. - Declaração

(...) declarou o Inventariante que a Inventariada sua mulher faleceu no dia vinte e dois de setembro de mil oitocentos e sessenta (...).

 

fls. 04 - Filhos:

01- Joaquim, solteiro, com dezesseis anos.

02- Maria, solteira, com quatorze anos.

03- Francisca, com onze anos.

04- Antonio, com nove anos.

05- Mariana, com sete anos.

06- Umbelina, com seis anos.

 

fls. 07v. - Bens de Raiz

- dois alqueires de campos na Fazenda dos Nunes  300$000

- três alqueires de culturas na mesma Fazenda  90$000

- três alqueires de culturas no lugar denominado a Cachoeira de São Miguel  105$000

- uma pequena morada de casas e cozinha coberta de telha  80$000

- um quintal cerca, terreno de um alqueire com arvoredos e várias plantações  100$000

- duas rocinhas de milho ordinárias  40$000

 

fls. 14 - Procuração

Que Faz: Manoel Joaquim do Nascimento, morador no Distrito de Nazaré deste Termo

Data: 27-02-1866

Local: São João del Rei

Procurador Nomeado: José Basílio de Miranda

 

Monte Mor  4:841$120

 

MANOEL JOAQUIM DO NASCIMENTO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1885

Caixa: 174

Inventariado: Manoel Joaquim do Nascimento

Inventariante: Antonio Joaquim de Carvalho

Nº de folhas originais: 37

Transcrito por Ana Bárbara R. Pereira da Silva a pedido de Luís Antonio Villas Bôas

 

fls. 01 (folha rasgada verticalmente)

Império do Brasil, Província de Minas Gerais 1885, Comarca do Rio das Mortes.

Juízo de Órfãos de São João (...)*

Manoel Joaquim do (...)*

Antonio Joaquim (...)*

Invent (...)*

Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cr(...)* aos quatro dias do mês de (...)* São João del Rei, em meu cartório autuo a (...)* que adiante se segue, do que para constar fiz esta au(...)* de Magalhães.

 

fls. 02

O Doutor Carlos Baptista de Castro, Juiz de Órfãos suplente em exercício desta cidade de São João del Rei e seu termo. Mando a qualquer Oficial de Justiça deste Juízo que por bem deste (...)* irá ao Distrito de Nazaré e aí intime a Antonio Joaquim de Carvalho para dentro do prazo de oito dias vier a Juízo proceder o Inventário dos bens do seu finado pai Manoel Joaquim do Nascimento, e sob pena da Lei se cumpra. São João del Rei, 3 de Janeiro de 1885. Fernando Ernesto Machado de Magalhães, escrivão que o escrevi.

Certifico que em virtude (fls. 2v.) do mandado supra fui ao Distrito de Nazaré e aí intimei Antonio Joaquim de Carvalho em sua própria pessoa que ficou bem ciente do conteúdo do mesmo deferido.

São João del Rei, 26 de Janeiro de 1885. O Oficial de Justiça Januário de Azevedo Ramos.

 

fls. 03 -Auto de Inventário

Ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e oitenta e cinco, aos quatro dias do mês de Janeiro digo de Fevereiro do dito ano, nesta cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do Juiz de órfãos suplente em exercício Doutor Carlos Baptista de Castro aonde eu escrivão fui vindo, e sendo aí presente Antonio Joaquim de Carvalho, que o reconheço pelo próprio de que trato e dou fé, lhe deferiu o Juiz o juramento dos Santos Evangelhos em um livro destes em que pôs sua mão direita, pelo cargo do qual lhe encarregou (...) sendo Inventariante dos bens do seu falecido pai Manoel Joaquim do Nascimento (fls. 03v.) a descrever e fazendo as precisas declarações na forma da Lei. E logo disse que seu pai faleceu sem testamento aos (...) do mês de Fevereiro do ano próximo passado deixando os filhos e herdeiros seguintes:

Filhos:

- Joaquim José de Carvalho, casado com Olímpia de tal.

- Maria Cândida do Nascimento casada com João Gualberto de Siqueira, moradores em Santa Bárbara do Monte Verde, município de Rio Preto.

- Firmina Cândida do Nascimento casada com João José Nunes.

- Antonio Joaquim de Carvalho casado com Margarida Edivirges de tal.

- Mariana Cândida de Jesus, falecida, casada que foi com José Claudino da Silva e deixou filhos que são abaixo declarados.

- Umbelina Cândida de Jesus casada com Moisés Ferreira da Cruz.

 

Netos, filhos de Mariana:

Mariana, com cinco anos mais ou menos.

 

Declarou que os bens que tem consistem em uma casa no Morro do Rosário em Nazaré, com meio alqueire de terra, trinta cabeças de gado, dois carros velhos (...)

 

fls. 06

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Órfãos São João del Rei, 30 de Abril de 1885.

Dizem os abaixo assinados, herdeiros do finado Manoel Joaquim do Nascimento, e o Tutor da órfã interessada no inventário dos bens do mesmo finado, que atendendo as habilitações que concorrem nas pessoas dos cidadãos João Batista da Mota Ribeiro e José Honório da Fonseca júnior, propõe para louvados e pedem a Vossa Senhoria, atendendo a insignificância do respectivo monte, que se prossiga em todos os respectivos atos do Inventário e partilha sem mais intimações aos suplicantes, que desde já para tudo se dão por intimados, procedendo-se a partilha com a igualdade recomendada nas leis vigentes. Os suplicantes pedem a Vossa Senhoria benigno deferimento.

Joaquim José de Carvalho e sua mulher Olímpia Esperidiana da Silva, Domiciano Antonio de Paula, João Gualberto de Siqueira e sua mulher Maria Cândida de Siqueira, Moisés Ferreira da Cruz e sua mulher Umbelina Cândida, (fls. 06v.) João Diogo Naves e sua mulher Francisca Cândida de Jesus, Antonio Joaquim de Carvalho, Margarida Iduvirgem da Silva, concordam no requerem os interessados, visto o estado de pouquidade dos bens. São João del Rei, 24 de Abril de 1885. O curador Antonio Moreira da Silva.

 

fls. 11

Nós abaixo assinados, louvados juramentados para descrever e avaliar os bens deixados pelo finado Manoel Joaquim do Nascimento que foi apresentado pelo respectivo inventariante, procedeu-se a avaliação pela maneira seguinte:

- uma morada de casas com meia quarta de terras de fundo, ao pé da Igreja do Rosário neste Arraial de Nazaré a 180$000 réis.

- uma sorte de terras de campos na vertente do córrego das Almas, dividindo com Pedro de Alcântara Pereira avaliada em 80$000 réis.

- um pastinho fechado unido ao mesmo terreno e avaliado em 60$000 réis.

E por nada mais nos ser apresentado demos por concluído as ditas avaliações. E para constar aqui as descrevemos no cumprimento do mandado. Nazaré, 12 de Setembro de 1885.

 

fls.16

Conta do enterro do falecido senhor Manoel Joaquim do Nascimento:

Recibo do vigário: acompanhamento 3$000 réis, encomendação solene 4$000 réis, uma missa de corpo presente 3$000 réis. Direitos do sacristão doze (...), de cera 19$200 réis, música 25$000 réis. Recebi a 17$000 réis supra, constantes dos direitos do vigário e do sacristão. Nazaré, 27 de Setembro de 1884. O vigário Gustavo Ernesto Coelho.

 

fls. 17

Nossa Senhora de Nazaré, 20 de Julho de 1884. O senhor Joaquim Antonio de Carvalho comprou a Camilo Silveira de Carvalho completo sortimento de fazendas, armarinho, ferragens, chapéus, louças, molhados e gêneros do país, junto a Igreja Matriz, a dinheiro.

Para o funeral do senhor Manoel Serafim dez metro de alpaca(sic) 10$000 réis, um novelo de linha  $240 réis, um carretel e um novelo da dita, dois lenços brancos $420 réis. Um par de meias $410 réis. Meio metro de morim(sic) $120 réis, 14 de Setembro de 1885

 

fls. 18

Nazaré, 23 de Julho de 1884. O Excelentíssimo Senhor Manoel Joaquim do Nascimento comprou a Antonio Joaquim Pereira de Carvalho com loja de fazendas, armarinho, ferragens, chapéus, calçados, roupa feita, etc, etc. Largo da Matriz. A prazo. Importância da conta corrente em mãos dos mesmos interessados 56$634.

 

fls. 19

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Órfãos, nos Autos diga o Curador Geral. São João del Rei, 15 de Outubro de 1885.

Diz João Gonçalves Goulart que tendo comprado a João Gualberto de Siqueira e sua mulher, herdeiros do finado Manoel Joaquim do Nascimento, a sua herança, como mostra com o titulo junto, requer a Vossa Senhoria se digne mandar juntar aos Autos, dando-se ao suplicante na partilha a casa de Nazaré avaliada em 180$000 réis, voltando o suplicante o excesso em torno as custas e pagando a siza do excedente, requer, pois, deferimento.

 

Obs::”Segue o Auto de partilhas, que não foi transcrito por apresentar apenas informações repetidas”.

 

fls. 35

Império do Brasil, Província de Minas Gerais, Comarca do Rio das Mortes. Extrato de inscrição. Tipografia do Arauto de Minas.

Nome do Responsável: José Cláudio da Silva

Domicílio: Freguesia de Nazaré

Profissão: lavrador

Nomes dos menores ou interditos: Mariana, 5 anos.

Domicilio: o mesmo do responsável.

Filiação: filha do responsável e sua finada mulher Mariana Cândida de Jesus.

Razão da Responsabilidade: Administração de bens.

Data da Responsabilidade: Partilha dos bens do quinhão materno em 20 de Outubro de 1885.

São João del Rei, 8 de Janeiro de 1886

Como Procurador: Domiciano Antonio de Paula