PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Manoel Francisco Guimarães, tenente”, neste site.

 

 

MANOEL FRANCISCO GUIMARÃES, tenente

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano 1773 - Caixa 492

Inventariado Tenente Manoel Francisco Guimarães

Inventariante Vitória Maria de Jesus

Local Freguesia de Aiuruoca - São João del Rei

Páginas: 178

Pesquisa de Silvia Buttros

 

Data falecimento: 12 de agosto de 1771

 

Abertura 17 de abril de 1773

Paragem chamada Itapeba da Aplicação da Capela dos Serranos da Freguesia de Aiuruoca, Termo da Vila de São João del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes.

Escrivão Luís Antonio da Silva e o Doutor Francisco Vieira de Souza, Juiz de órfãos

Declaração

Declarou ela inventariante que o dito seu marido havia falecido em o dia doze de agosto de mil setecentos e setenta e um, com testamento, e deixou filhos.

 

Filhos

Luíza, de idade de onze anos, pouco mais ou menos,

Felicia, de idade de oito anos, pouco mais ou menos,

Ana, de idade de quatro anos, pouco mais ou menos.

 

Testamento

...freguezia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca filho legitimo de Antonio Francisco já defunto e de sua mulher Maria Durães natural e batizado na freguezia de São Martinho de Armil da comarca de Guimarães do Arcebispado de Braga estando molestado de uma enfermidade que (...) saúde, ordeno este testamento pela maneira seguinte: nomeio para meu testamenteiro em primeiro lugar a minha mulher Maria Vitoria de Jesus, e em segundo lugar a meu sobrinho João Fernandes Guimarães e em terceiro ao ...Manoel dos Reis e ao testamenteiro que aceitar em qualquer parte aonde eu falecer..... e administrador de meus bens em qual para administrar, depor, cobrar, receber...tudo o que fez....os poderes gerais e pessoais...proceder para o que aí...sem....na forma....lhe deixo de prêmio pelo seu trabalho cem mil réis para dar contas deste testamento. Declaro que fui casado com Vitória Maria de Jesus de legitimo matrimonio, do qual tivemos os filhos seguintes: Luíza, Felícia e Ana os quais são meus legitimos herdeiros.......meu funeral.....em qualquer....de eu falecer......distribua por minha alma depois que eu falecer pela ......quatrocentos mil reis regulada na forma da lei....o que restar de minha terça a deixo a minha mulher e meus filhos para partirem em qualidade entre si= as dividas que acaso dever se paguem de todo.......que me devessem que ficam pertencendo ao dito casal e a quem.....de meus bens......Declaro que a ......que a meação de meus bens.....da metade deles.....pertence a minha mulher Vitoria Maria de Jeus e esta é a minha ultima vontade.....

 

Petição: Diz Lourenço Miz Coelho que se acha casado com Felicia Francisca de Jesus, órfã do Tenente Manoel Francisco Guimarães que como consta (...).

Certidão de casamento (...).

 

Petição: Diz o Alferes Domingos Fernandes Lima que ele se acha casado com Dona Ana Francisca de Jesus filha legitima que ficou do Tenente Manoel Francisco Guimarães (...).

Certidão de casamento (...).

 

BENS DE RAIZ

Uma fazenda em que vive e que se compõe de casas de vivenda assoalhadas senzalas cobertas de capim, paiol coberto de telhas dois monjolos com suas casas cobertos de telha, matos, capoeiras e campos com seus logradouros que parte do norte com terras de Franco. Pereira e com Antonio de Seixas Ribeiro e com Agostinho de Almeida e da parte do sul com terras de Antonio Pacheco e João Domingues e José Garcia e da parte do nascente com terras de Agostinho de Almeida Ramos e da parte do poente com terras de Antonio Alves Vieira e do Doutor Manoel Jose Dias............avaliada em um conto e quinhentos mil réis.

 

AUTO DE PARTILHA

Monte Mor 3:330$415 1/2

Despesas 58$........

Líquido 3:272$410 1/2

Meação 1:636$205 1/4

Terça 545$401 1/2

Legitima 363$600 2/3 p/cada herdeiro

 

Petição: Diz o Capitão Antonio Lopes da Labra que ele se acha casado com Dona Luiza Francisca de Jesus, órfã que ficou do Tenente Manoel Francisco Guimarães (....).