PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Domingos Freire de Figueiredo”, neste site.

 

MANOEL BARBOSA NUNES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1841

Caixa: 457

Inventariado: Manoel Barbosa Nunes

Inventariante: Francisco Barbosa Nunes

Local: São José

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

O Promotor do Juízo - Autor

Francisco Barbosa Nunes testamenteiro de seu pai Manoel Barbosa Nunes - Réu

Data: 26-08-1841

Local: vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 02

Diz Manoel Ferreira de Souza, promotor interino dos resíduos desta vila e termo que falecendo da vida presente Manoel Barbosa Nunes, no dia treze de Junho do presente ano de mil oitocentos e quarenta e um, com testamento solene (...)

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Manoel Barbosa Nunes estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nossos Senhor foi e tem servido dar-me, temendo-me da morte que em um momento menos esperado extingue a vida da criatura, me disponho a fazer o meu Testamento solene na forma seguinte:

Declaro que sou filho legítimo de Antonio Barbosa Nunes e de Quitéria Freire dos Santos, já falecidos, nascido e batizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra desta freguesia de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João del Rei.

Sou solteiro e neste estado tenho permanecido até o presente.

Nomeio para meus testamenteiros a Francisco Barbosa Nunes, em segundo a Manoel Venâncio dos Santos e em terceiro e último lugar a João Claudino dos Santos (...).

(...)

Determino que apartada a minha alma do corpo será este envolto em hábito de cor preta e sepultado na Capela da minha aplicação de São Tiago desta dita freguesia e sucedendo falecer em qualquer outra parte será meu corpo sepultado na capela mais próxima (...).

(...)

Declaro que arrastado de humana fragilidade tive no estado de solteiro quatro filhos a saber: Francisco Barbosa Nunes, meu testamenteiro acima nomeado, filho de Rosa Maria de Jesus, parda, solteira; = Ana Barbosa, filha de Francisca Mariana dos Santos, crioula, forra, solteira; = Senhorinha e Carolina, filhas de Constantina Maria de Paiva, mulher branca, solteira; os quais os instituo por meus universais herdeiros das duas partes de meus bens porque sempre os reconheci e os reconheço por meus filhos e por eles quatro será repartida a herança com a devida igualdade.

(...)

(...) este por mim escreveu Guilherme José da Costa (...).

Vila de São João del Rei, 17 de Janeiro de 1825

Manoel Barbosa Nunes

 

fls. 05 - Abertura

Aos quinze de Junho de mil oitocentos e quarenta e um (...) foi aberto este testamento com que faleceu o testador Manoel Barbosa Nunes (...).

 

fls. 11 - Declarações

Data: 25-09-1841

Local: lugar denominado Água Limpa Distrito de São Tiago freguesia do Bom Sucesso do termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio as Mortes em casas de morada que foram do falecido Manoel Barbosa Nunes.

Presente: Francisco Barbosa Nunes

 

(...) e logo declarou ele inventariante e testamenteiro que o seu Testador Manoel Barbosa Nunes faleceu com testamento solene neste distrito de S. Tiago aos quinze dias do mês de Junho do ano de mil oitocentos e quarenta e um (...).

 

fls. 12 - Filhos:

01- Francisco Barbosa Nunes.

02- Ana, parda, filha de Francisca Athanazia, depois casada com Manoel Albino.

03- Senhorinha, filha de Constantina Maria de Paiva, depois casou-se com José Ignacio de Oliveira.

04- Carolina, filha de Constantina Maria de Paiva, depois casou-se com José Marques Pereira.

 

fls. 17

Diz José Ignacio de Oliveira, por cabeça de minha mulher Senhorinha Moreira Freire, filha e herdeira do falecido Manoel Barbosa Nunes.

 

fls. 20 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas térreas com seus fundos competentes  120$000

 

fls. 24

Dizem José Ignacio de Oliveira, por cabeça de sua mulher Senhorinha Maria Freire; = Manoel Albino da Costa, por cabeça de sua mulher Ana Polônia Barbosa; = José Marques Pereira, por cabeça de sua mulher Carolina Maria Barbosa, filhos e genros do finado Manoel Barbosa Nunes, bem como Constantina Maria de Paiva, herdeira da terça no testamento deste (...).

 

fls. 32

Recebi do meu sogro Manoel Barbosa Nunes duzentos mil réis cujos duzentos mil réis, por falecimento de meu sogro entrarei com eles a colação (...).

Fazenda da Água Limpa, 21 de Setembro de 1831

Antonio Theodoro Viegas.

 

fls.44

Diz Constantina Maria de Paiva, moradora na Aplicação de São Tiago do termo desta vila que sendo senhora e possuidora de uma morada de casas cobertas de telhas sitas no Arraial do Bom Sucesso, que houve por doação que das mesma lhe fez há anos Manoel Barbosa Nunes, em remuneração dos serviços a ele prestados pela suplicante (...).

 

Monte:  2:811$674

Dividas  232$449

Liquido:  2:577$225

para cada herdeiro:  573$905