PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araújo” § 1º, neste site

 

LUIZ MANOEL DA SILVA

e

INÁCIA FERNANDES DOS REIS

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1829

Caixa: 253

Inventariados: Luiz Manoel da Silva e Inácia Fernandes dos Reis

Inventariante: Inácia Fernandes dos Reis

Local: N. S. da Piedade

Nº de Páginas: 128

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do casal do falecido Luís Manoel da Silva de quem ficou viúva e é inventariante sua mulher Ignacia Fernandes dos Reis

Data: 06-04-1829

Local: Fazenda denominada dos Barreiros, Aplicação de Nossa Senhora da Piedade da Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Ignacia Fernandes dos Reis, viúva.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante que o inventariado seu marido havia falecido sem Testamento no dia dez de Março do corrente ano de mil oitocentos e vinte e nove (...).

 

fls. 02v. - Filhos:

01- Manoel Francisco da Silva, já falecido, foi casado com Claudina Justiniana de Jesus, deixou filhos.

02- Luiza Maria de Jesus, casada com Francisco Ferreira.

03- Maria Silvéria de Jesus, casada com Domiciano José Ferreira

04- Bárbara Maria de Jesus, casada com Manoel Teixeira da Assunção.

05- José Luís da Silva, já casado.

06- Rita Maria de Jesus, casada com João Ferreira da Cunha

07- Justina Maria de Jesus, casada com Theodoro de Seixas Ribeiro.

08- Sebastião José da Silva, já casado

09- Ana Maria de Jesus, solteira de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos. Casou com Francisco José Paulino.

10- Francisca Maria de Jesus, solteira, de idade de vinte e um anos pouco mais ou menos. Casou com João Fernandes dos Reis.

11- Antonio Francisco da Silva, de idade de vinte anos pouco mais ou menos, solteiro. Casou com Joaquina Maria de Jesus.

12- Ignacia Maria de Jesus, casada com Vicente Alves Pedrosa.

 

Netos, filhos do herdeiro Manoel:

01- José, de idade de sete anos pouco anos ou menos.

02- Antonio, de idade de cinco anos pouco anos ou menos.

03- Maria de idade de três anos pouco anos ou menos. (Azarias Cassiano Terra)

 

fls. 10 - Bens de Raiz:

- metade do valor desta Fazenda denominada dos Barreiros que se compõem de matos virgens, capoeiras e campos de criar, por pertencer a outra metade a Domingos Jose de Araujo e Silva irmão do inventariado por serem sócios em igual parte  1:200$000

- uma morada de casas de vivenda coberta de telhas sem forro nem assoalho, com paiol coberto de capim, moinho coberto de telha, com currais e quintal cercado de madeira, com árvores de espinho e outros e mais benfeitorias ordinárias 80$000

- uma parte de terras na Fazenda que foi de Manoel Alves Pedrosa, compradas a dita parte a José Alves Pedrosa  80$000

- outra parte de terras na Fazenda do Jardim, comprada do falecido João Lourenço de Oliveira de sociedade com Domingos José de Araújo e Silva  24$000

- uma porção de campos na Fazenda da Piedade no lugar denominado a Tapera do Felipe, comprada a Felipe Rodrigues de Souza  20$000

 

fls. 09 - Procuração

Data: 06-04-1829

Local: Fazenda denominada do Barreiro Aplicação de Nossa Senhora da Piedade da Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Ignacia Fernandes dos Reis, viúva de Luís Manoel da Silva.

Que Faz: a viúva D. Ignacia Fernandes dos Reis.

Procuradores Nomeados: Rev. João Ferreira Leite, Luís da Cunha Barros, Jacinto Ferreira Fontes

 

fls. 12 - Procuração

Data: 24-04-1829

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Sebastião da Silva (herdeiro)

Procuradores Nomeados: Advogado Rev. João Ferreira Leite, Luís da Cunha Barros, Emerenciano José de Souza Vieira, Jacinto Ferreira Fontes.

 

fls. 14 - Procuração

Data: 11-07-1829

Local: Vila de São João del Rei

Que Fazem: José Luís da Silva, Manoel da Assunção Ferreira por cabeça de sua mulher Bárbara Maria de Jesus (filho e genro do inventariado)

Procuradores Nomeados: Rev; João Ferreira Leite, Luís da Cunha Barros.

 

fls. 21 - Procuração

Data: 19-10-1829

Local: Arraial do Turvo Freguesia da Aiuruoca Termo da Vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Theodoro de Seixas Ribeiro, por cabeça de sua mulher Justina Maria de Jesus (genro e filha do inventariado).

Procuradores Nomeados: João Ferreira Leite, Manoel da Costa Souto.

 

fls. 22 - Procuração

Data: 05-10-1829

Local: Fazenda denominada o Tejuco

Que Faz: Sebastião José da Silva, por si e como Tutor dos órfãos Antonio Francisco, João Ferreira da Cunha por cabeça de sua mulher; Francisco Ferreira Julio por cabeça de sua mulher; Vicente Alves Pedrosa, por cabeça de sua mulher; Maria Silvéria de Jesus viúva de Dominciano José Ferreira

Procuradores Nomeados: João Ferreira Leite, Luís da Cunha Barros

 

fls. 25 - Procuração

Data: 05-11-1829

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Antonio Francisco da Silva (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Rev. João Ferreira Leite, Luís da Cunha Barros, Tenente Emerenciano José de Souza Vieira

 

Monte Mor  6:249$387

 

fls. 48

Diz Ana Maria de Jesus e Francisca Maria de Jesus, filhas do falecido (...) maiores de 21 anos (...).

 

fls. 49 - Procuração

Data: 29-01-1833

Local: Curato de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande Termo da Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Ignacia Fernandes dos Reis.

Que Faz: Ana Ignacia de Jesus e Francisca Maria de Jesus, filhas do Inventariado.

Procuradores Nomeados: Sebastião José da Silva, Tenente Joaquim Coelho Chaves morador na mesma vila, e Luís da Cunha Barros.

 

fls. 50

Diz Sebastião da Silva, Tutor dos órfãos seus sobrinhos, filhos do falecido Manoel Francisco da Silva (...).

 

fls. 50 - Auto de Contas

Data: 01-02-1832

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Sebastião José da Silva (filho do inventariado)

Dos Órfãos:

Os órfãos Ana Francisca de Jesus, Francisca Maria de Jesus e Antonio Francisco da Silva (irmãos do Tutor) se achavam todos emancipados (...).

- Quanto aos seus sobrinhos, filhos do falecido seu irmão Manoel Francisco da Silva (filho do inventariado), se achavam: José com 11 anos, Antonio com10 anos, Maria com 07 anos morando todos em companhia da viúva sua mãe Claudina Justiniana de Jesus por quem são bem tratados, educados, estando atualmente aprendendo a ler, escrever e contar no que estão bem adiantados os dois primeiros.

 

fls. 62

Diz João Fernandes dos Reis, por cabeça de sua mulher Francisca Maria de Jesus, morador no Curato da Piedade (...).

 

 

IGNACIA FERNANDES DOS REIS

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1847

Caixa: 150

Testadora: Ignacia Fernandes dos Reis

Testamenteiro: Sebastião José da Silva

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 76

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo em que eu Ignacia Fernandes dos Reis firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer como boa e fiel católica que sou, achando-me no meu perfeito juízo, senhora de mim e de todas as minhas potências e faculdades mentais, com perfeito conhecimento do que faço, vou proceder a este meu Testamento e última vontade a fim de dispor de meus bens na forma da constituição e mais Leis do Império para depois de minha morte se cumprir.

Declaro que sou cidadã brasileira honra de que muito me prezo, natural destas Minas da Aplicação de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande Freguesia de São Miguel do Cajuru Termo da cidade de São João del Rei Comarca do Rio das Mortes, filha legítima do finado Manoel Fernandes dos Reis e de Rita Maria de Jesus, também já falecida.

Falecendo eu na minha fazenda denominada Barreiras da mesma Aplicação da Senhora da Piedade quer ser sepultada na Capela da Senhora do Carmo (...) e será meu corpo amortalhado em um Hábito da minha Irmandade do Carmo.

(...........)

Declaro que sou viúva do falecido Luís Manoel da Silva, filho legítimo do Capitão Vicente Ferreira da Silva e de Dona Ana Maria de Araújo, já falecidos, e que tivemos treze filhos os quais são: Manoel Francisco, já falecido, foi casado com Claudina de Jesus = José Luís da Silva, casado com Ana Esméria = Sebastião José da Silva, casado com Joaquina de Tal = Antonio Francisco da Silva, casado com Joaquina de Tal = Francisco da Silva, este faleceu de oito para nove anos então era vivo meu finado marido e assim tivemos mais oito filhos as que são: Maria Silvéria de Jesus, casada que foi com Dominciano José Ferreira, já falecido = Rita Maria de Jesus, já falecida, casada que foi com João Ferreira e Cunha = Bárbara Maria de Jesus, casada com Manoel de Assunção Ferreira = Ana Maria de Jesus, casada com Francisco José Paulino = Francisca Maria de Jesus, casada com João Fernandes dos Reis = Luiza Maria de Jesus casada com Francisco Julio = Justina Maria de Jesus casada com Theodoro de Tal = Ignacia Maria de Jesus casada com Vicente Alves Pedrosa os quais são meus legítimos filhos e herdeiros das duas partes de meus bens.

(...........)

O que restar de meus bens constituo com todos os poderes que as Leis me permitem para meus herdeiros e hei por habilitados a José exposto em, minha casa e Maria filha legítima de meu genro Manoel de Assunção Ferreira e Luiza filha legítima de meu filho José Luís da Silva, isto do restante da minha terça.

(...........)

Declaro que deixo por esmola ao dito José exposto em minha casa trinta e dois mil réis para em minha falta aprender a ler e o que mais preciso for.

E assim mais o criei por esmola, sem que em tempo algum pessoa alguma para criação dele por ter sido criado até o presente por mim a minha filha Ana, casada com Francisco José Paulino, paguei até oito mil réis por sete meses que deu de mamar, e quando apareça em todo e qualquer tempo pai ou mãe que o queira a si, minha filha Maria Silvéria o entregará sem contenda alguma, a qual é madrinha dele e é a quem o entrego na minha falta e depois é mãe, para o tratar com zelo, amor e caridade.

(...........)

Declaro que da minha terça dou por gratificação a minha filha Ignacia, casada com Vicente Alves Pedrosa, as minhas casas de vivenda, com terreiro e quintal e algumas benfeitorias que houver, em remuneração dos bons serviços que me tem prestado, tratando-me nas minhas moléstias e de minha família, com zelo, amor e caridade assistindo-me de companhia em todas as minhas necessidades e por isso de muito bom grado faço-lhe a gratificação na forma acima declarado e na falta dela a dita minha filha Ignacia e seus filhos e filhas cuja situação de casas e terreno cita na Fazenda chamada Barreiras Aplicação da Senhora da Piedade do Rio Grande, Termo da cidade de São João del Rei.

(...........)

Declaro e rogo a meu filho Sebastião José da Silva, meu Testamenteiro em primeiro lugar, e assim em segundo lugar a meu filho Antonio Francisco da Silva e em terceiro lugar José Francisco Pereira (...).

(...........)

(...) Piedade do Rio Grande, 01 de Dezembro de 1840

(...) pedi a Casemiro José da Costa este por mim escrevesse (...) por eu não saber ler e escrever.

Dona Ignacia Fernandes dos Reis

 

fls. 06 - Abertura

Certifico que aos vinte e oito do mês de Abril de mil oitocentos e quarenta e quatro (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu Ignacia Ferz dos Reis (...).

 

fls. 17

Diz Maria Silvéria de Jesus, viúva de Dominciano José Ferreira, que a falecida sua mãe Ignacia Ferz dos Reis (...).

 

fls. 22:

Certifico que do Livro de Suplemento que existe atualmente nesta Freguesia para os Assentos de Batismos do mesmo consta que em dezenove de março de mil oitocentos e vinte e um o Reverendo Manoel Coelho de Souza servindo de Capelão na Capela filial da Piedade do Rio Grande ali batizou e pôs os santos óleos a Maria, inocente, filha legítima de Manoel Ferreira Assunção e sua mulher Bárbara Maria de Jesus, de que foram padrinhos Luís Manoel da Silva e Ignacia Fernandes dos Reis.

Freguesia do Cajuru, 16 de Agosto de 1847.

 

fls. 23

Atesto e faço certo que José, filho legítimo de Vicente Alves Pedrosa e Ignacia Maria de Jesus é bastante pobre e portanto digno de receber o legado que lhe foi deixado por sua finada madrinha D. Ignacia Fernandes dos Reis.

(...) atesto que José, filho legítimo de João Fernandes dos Reis e Francisca Maria de Jesus também é pobre (...).

(...) atesto que Bernarda, filha legítima de Dominciano José Ferreira, já falecido e Maria Silvéria de Jesus também é pobre (...).

 

Todos estes acima referidos são moradores no Distrito de N. Sra. da Piedade filial desta Matriz do Cajuru.

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1844

Caixa: 382

Inventariada: Ignacia Fernandes dos Reis

Inventariante: Sebastião José da Silva

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 180

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens da falecida Dona Ignacia Fernandes dos Reis, viúva de Luís Manoel da Silva, de que é inventariante seu filho e testamenteiro Sebastião José da Silva

Data: 11-05-1844

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Diz Sebastião José da Silva, testamenteiro de sua mãe D. Ignacia Fernandes dos Reis que falecendo esta no Distrito da Piedade no dia 28 de Abril deste presente ano de mil oitocentos e quarenta e quatro.

 

fls. 11 - Procuração

Data: 27-05-1844

Local: Curato de São Joaquim Freguesia de Carmo do Rio Claro, Termo de Jacui Comarca do Sapucai.

Que Fazem: Sargento Azarias Cassiano Terra e sua mulher Maria Theodora de Jesus, moradores neste Curato (genro e filha da falecida).

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca, ao cunhado do outorgante José Francisco.

 

fls. 13 - Procuração

Data: 18-06-1844

Local: Fazenda do Tomba pena ou pura.

Que Faz: Ana Luiza, mulher de João Furtado de Medeiros, morador no Curato de São Francisco do Tejuco Termo da Vila de Jacuí.

Procuradores Nomeados: a seu marido João Furtado de Medeiros, Francisco Ferreira Julio.

 

fls. 15 - Procuração

Data: 23-06-1844

Local: Curato de São Joaquim, Freguesia do Carmo do Rio Claro Termo do Jacuí, Minas e Comarca de Supucaí na Fazenda chamada Correnteza em casas de Joaquim Pereira Julio.

Que Faz: Francisco Ferreira Julio Junior, morador neste Curato.

Procurador Nomeado: Florêncio Antonio da Fonseca.

 

fls. 17 - Procuração

Data: 23-06-1844

Local: Curato de São Joaquim, Freguesia do Carmo do Rio Claro Termo de Jacuí Comarca de Sapucaí na Fazenda chamada a Correnteza em casa de morada de Joaquim Ferreira Julio.

Que Faz: Francisco José da Silva e sua mulher Lucinda Valéria de Jesus, moradores neste Curato.

Procurador Nomeado: Florêncio Antonio da Fonseca.

 

fls. 19 - Procuração

Data: 23-06-1844

Local: Curato de São Joaquim, Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Claro Termo de Jacuí Comarca de Sapucaí, na fazenda chamada a Correnteza em casas de morada de Joaquim Ferreira Julio.

Que Faz: Antonio José Martins e sua mulher Hipólita Maria do Espírito Santo, moradores nesta Aplicação.

Procurador Nomeado: Florêncio Antonio da Fonseca.

 

fls. 21 - Procuração

Data: 23-06-1844

Local: Curato de São Joaquim, Freguesia do Carmo do Rio Claro Termo de Jacuí Comarca de Sapucaí na Fazenda chamada a Correnteza em casas de morada de Joaquim Ferreira Julio.

Que Faz: José Teixeira da Cunha e sua mulher Maria Vitória de Jesus, moradores neste Curato.

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca e Joaquim Ferreira Julio.

 

fls. 23 - Procuração

Data: 16-06-1844

Local: Curato de São Joaquim, Freguesia do Carmo do Rio Claro Termo de Jacuí Comarca de Sapucaí.

Que Faz: Francisco Ferreira Julio morador neste Curato.

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca, Dominciano Leite Ribeiro, Sebastião José da Silva, Pedro José Freiria.

 

fls. 26 - Filhos:

01- Manoel Francisco da Silva, já falecido, casado que foi com Claudina Justiniana de Jesus, deixou filhos.

02- Luzia Maria de Jesus, já falecida, casada que foi com Francisco Ferreira Julio que ainda vive, deixou filhos.

03- Maria Silvéria de Jesus, viúva do falecido Domiciano José Ferreira.

04- Bárbara Maria de Jesus, casada com Manoel Ferreira de Assunção.

05- José Luís da Silva, já casado.

06- Rita Maria de Jesus, já falecida, casada que foi com João Ferreira da Cunha e deixou filhos.

07- Justina Maria de Jesus, casada com Severino José Alves.

08- Sebastião José da Silva, casado.

09- Ana Maria de Jesus, casada com Francisco José Paulino.

10- Francisca Maria de Jesus, casada com João Fernandes dos Reis.

11- Antonio Francisco da Silva, casado com Joaquina Maria de Jesus.

12- Ignacia Maria de Jesus, casada com Vicente Alves Pedrosa, aqui morador.

 

Netos, filhos do herdeiro Manoel:

01- José Francisco da Silva, solteiro de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos.

02- Maria, casada hoje com Azarias Cassiano Terra.

 

Netos, filhos da herdeira Luiza:

01- Joaquim Ferreira Julio, casado com Maria Ribeira.

02- Francisca Paulina de Jesus, casada com Pedro José de Freiria.

03- Ana Luiza de Jesus, casada com João Furtado de Medeiros.

04- Lucinda Valéria de Jesus, casada com Francisco José da Silva.

05- Francisco Ferreira Julio, solteiro, de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos.

06- Hipólita Maria do Espírito Santo, casada com Antonio José Martins.

07- Maria Vitória de Jesus, casada com José Teixeira da Cunha

08- Iria Ferreira de Jesus, solteira, de idade de quinze anos pouco mais ou menos.

09- Vicente Ferreira Julio, de idade de dez anos pouco mais ou menos.

 

Netos, filhos da herdeira Rita:

01- Manoel Ferreira do Nascimento, solteiro, de idade de vinte e seis anos mais ou menos.

02- Francisco Antonio Ferreira, solteiro de idade de vinte anos pouco mais ou menos.

03- Ignacia Maria de Jesus, casada com José Joaquim Ferreira aqui morador.

04- Joaquim Antonio Ferreira, solteiro de idade de quatorze anos pouco mais ou menos.

05- Fortunato, de idade de oito anos pouco mais ou menos.

06- José de idade de seis anos pouco mais ou menos.

07- Antonio, de idade de seis anos pouco mais ou menos.

08- João, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.

 

fls. 27 - Herdeiros da Terça.

01- José, exposto em casa da inventariada, de idade de nove anos pouco mais ou menos.

02- Maria, filha legítima de Manoel da Assunção Ferreira, de idade de vinte e dois anos, casada com Francisco Theodoro dos Reis.

03- Luiza, filha de José Luís da Silva, casada com Carlos de Tal.

 

fls. 27v. - Bens de Raiz

- a quarta parte da metade da Fazenda denominada dos Barreiros, que se compõem de terras de cultura e campos de criar, sita nesta Aplicação de Nossa Senhora da Piedade  1:050$000

- uma morada de casas de vivenda na mesma fazenda, baixas, térreas, cozinha e paiol tudo coberto de telha com seu quintal cercado de madeira  200$000

- em parte do valor da Fazenda da Piedade, em capoeiras e campos  161$000

- uns campos e poucas restingas de matos neste mesmo Curato da Piedade, comprados a José Alves Pedrosa  60$000

 

fls. 39

A Senhora Dona Ignacia Fernandes dos Reis, de idade maior de sessenta anos, há quatro meses que padece de tosse um tanto seca às vezes com arrojos de vômitos secos, e há um mês a esta continua a tosse acompanhada de estômago duro, com algum ansiamento, língua branca e um tanto seca e sem sede considerável, dores de cabeça não aguda, encalhe de ventre, pulso freqüente e um duro, goela e boca e bussos secos, quando sobe as ventosidades para o estômago e fica muito duro causa aflição e incendio de calor no corpo, todos estes sintomas mais fortes de meio dia para tarde, que de manhã já dois dias tem tido a pele úmida de brando suores, pouca vontade de comer, boca amarga, cuspes brancos escamosos e escassos. A tosse é acompanhada de pouca espectoração e este espessa isto mais a noite que em outras horas.

Piedade, 5 de Janeiro de 1844

João Francisco

 

Monte Mor  3:754$720

 

fls. 64 - Procuração

Data: 25-05-1844

Local: Fazenda denominada do Retiro da Ponte Alta do Curato de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande Freguesia do Cajuru do Termo da cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: Luís Manoel da Silva.

Procuradores Nomeados: Emerenciano Jose de Souza Vieira, Desidério Antonio de Jesus Silva, Antonio Gonçalves Lima, Francisco Antonio dos Passos, Domingos da Silva Alves.

 

fls. 66 - Procuração

Data: 01-06-1848

Local: Freguesia do Turvo Termo da Vila de Aiuruoca Minas e Comarca do Ro Verde

Que Fazem: Carlos José da Silva e sua mulher Luiza Laurinda, moradores neste mesmo Distrito de Aiuruoca

Procurador Nomeado: Vicente Alves Pedrosa

 

Parentes: (Extraído de uma Justificação)

- Manoel Joaquim de Gouveia (branco, casado, natural da Freguesia de Ibitipoca, morador na Freguesia do Cajuru do Termo da [------------------], Província de São Paulo, vive de lavoura, 30 anos mais ou menos).

Disse ser casado com uma parente de Luís Manoel da Silva.

- Pedro José Ferreira (branco, solteiro, natural da Aplicação da Piedade do Rio Grande, hoje Freguesia de São Miguel do Cajuru, e nela morador; vive do ofício de carapina, 25 anos mais ou menos).

Disse ser primo irmão de Luís Manoel da Silva.

- José Joaquim Ferreira (branco, casado, natural da Aplicação da Capela da Piedade do Rio Grande, hoje da Freguesia de São Miguel do Cajuru e aí morador; vive de lavoura, 28 anos mais ou menos).

Disse ser primo de Luís Manoel da Silva.