PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

LUIS GONÇALVES DE CARVALHO, alferes

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de testamentos numero 2

Testador: Luís Gonçalves de Carvalho

Testamenteiro: Jacinto Borges Pinto

Data do Testamento – 21 de Abril de 1777

Abertura – 23 de Abril de 1777

Local – Arraial da Alagoa - Freguesia de Aiuruoca.

Transcrito por: Moacyr Villela

 

“....natural da freguesia de Santa (Marinha?) de Zezere do Conselho de Baião, Comarca de (Sol....ga), Bispado do Porto, filho legitimo de Luis de Queiros Barreto e de sua mulher Beatriz de Carvalho. Estando neste arraial da Alagoa da Freguesia de Aiuruoca, Comarca do Rio das Mortes e de cama na casa onde estou morando....Peço e rogo ao Capitão Jacinto Borges Pinto, morador nesta Alagoa, em primeiro lugar, em segundo ao Tenente Jose Pereira Monteiro, em terceiro lugar a Francisco Xavier Pereira e em quarto a meu irmão o Reverendo Henrique Jose de Carvalho Queiroz, serem meus testamenteiros.

Quero ser sepultado nesta Capela de Nossa Senhora do Rosário da Alagoa. Declaro que meus pais já são defuntos e sou solteiro e não tenho filhos, nem herdeiros forçados. Tenho três irmãs e um irmão por nome Salvador, casado. Elas se chamam Josefa, Rosa e Maria, estes em Portugal.

Nesta América, tenho um irmão, Antonio de Queiroz; o Padre Henrique Jose de Carvalho, vigário da vara da Igreja da Paraíba Nova, João de Queiroz, casado no Aran..(?)...do Rio de Janeiro; O Doutor Paulo de Queiroz Barreto na Colônia....assim machos como fêmeas, são meus legítimos irmãos e os instituo por meus legítimos herdeiros.

Declaro que os Bens que possuo são todos adquiridos pela minha industria e trabalho...bem como os Bens que me tocam na casa de meus pais e posso ter esperanças pelos que me tocarem da parte do falecido meu tio Padre Antonio Gonçalves de Carvalho e aos de meu tio Francisco Gonçalves de Carvalho.

Declaro que sou irmão da Santa Casa em Povoado, Bispado de São Paulo.

Declaro que sou senhor de terras minerais e lavradias que constarem de títulos.....

Declaro que meu tio Francisco Gonçalves de Carvalho ficou de me pagar, pela viúva mulher de meu tio Diogo Gonçalves de Carvalho – 200.000.

Assinou em 21 de Abril de 1777

 

Abertura em 23 de Abril de 1777 no arraial de Alagoa da Aiuruoca.