PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Mateus Leme Barbosa” e “Os Martins Covas” Cap. 2º, neste site


LOURENÇO JOSÉ DE ANDRADE

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1799

Caixa: 454

Inventariado: Lourenço José de Andrade

Inventariante: Úrsula Maria de Jesus

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 82

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Lourenço José de Andrade de quem é viúva e inventariante Úrsula Maria de Jesus.

Data: 08-07-1799

Local: Fazenda da Bocaina Freguesia das Lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Úrsula Maria de Jesus, viúva.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante que o falecido seu marido falecera em o dia quinze de Janeiro deste corrente ano de mil setecentos e noventa e nove e que não fizera Testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Luzia Vitória do Paraíso, solteira, dezoito anos.

02- Maria Antonia, viúva do Alferes José Joaquim de Barros, ausente.

03- Ana Senhorinha, solteira, de idade de vinte e seis anos pouco mais ou menos.

04- Bárbara Francisca, casada com Francisco Xavier de Souza.

05- Lourenço José, solteiro, de idade de vinte e três anos pouco mais ou menos.

06- Madalena Rosa, solteira, de idade de dezenove anos pouco mais ou menos.

07- Theresa Vitória, casada com Fermiano José Mendes.

08- Silvéria Maria, solteira de idade de dezessete anos pouco mais ou menos.

09- Bento José de Andrade, falecido, casado que foi com Vitória Maria de Jesus, deixou um filho.

 

Neto, filho do falecido Bento José de Andrade:

01- Manoel, de idade de um ano pouco mais ou menos.

 

fls. 08 - Bens de Raiz

- esta Fazenda chamada a Bocaina nesta Freguesia das Lavras do Funil composta de casas de vivenda assobradadas, engenho de moer cana conjunto com o paiol e moinho, tudo coberto de telha, com rancho de tropas de passageiros, senzalas e casas de despejo cobertas de capim, com terras de matos virgens, campos e capoeiras (...) em  4:000$000

 

Monte Mor  10:755$703

 

fls. 26

Aos vinte e quatro de setembro de mil setecentos e noventa e nove faleceu da vida presente Manoel, inocente, filho de D. Vitória M.ª da Conc.am, viúva do falecido Bento José de Andrade; foi recomendado e sepultado dentro da Capela da Senhora da Ajuda, filial desta Matriz Freguesia das Lavras (...).

 

fls. 29

Diz Firmiano José Mendes, Tutor dos órfãos que ficaram por falecimento de Lourenço José de Andrade e de sua mulher Úrsula Maria de Jesus, cujos órfãos se denominam Ana Senhorinha de Andrade; Madalena Maria de Jesus; Silvéria Rosa de Jesus; e Lourenço José de Andrade, os quais se acham todos juntos contratados para se casarem a saber: a primeira com Peregrino Marques Viana, a segunda com Manoel José da Costa e a terceira com Joaquim Roiz Nogueira, todos homens trabalhadores e capazes de sustentarem suas mulheres e iguais em pessoas, e o macho Lourenço José de Andrade justo e contratado a casar-se com Ignacia de Faria gual pessoa dele (...).

 

Parentes (extraídos de uma Justificação):

- Alferes Francisco José de Souza e Mello (homem branco, natural da Freguesia da Aiuruoca, casado e morador nesta Freguesia das Lavras do Funil, Termo da Vila de São João, Comarca do Rio das Mortes, vive de roça, 48 anos): disse ser cunhado da Inventariante, sua esposa é irmã da mesma.

- Francisco Xavier de Souza (homem branco, natural da Freguesia de Baependi, morador nesta das Lavras do Funil, vive de roça, 30 anos): disse ser genro do inventariado.

- Lourenço José de Andrade (homem solteiro, morador nesta Fazenda da Bocaina, vive de roça, 23 anos de idade pouco mais ou menos): disse ser herdeiro deste casal do falecido seu pai Lourenço José de Andrade